Ecológica, econômica e aconchegante: esta casa em Santa Catarina é um sonho!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Casa das corujas, A+R arquitetura A+R arquitetura
Loading admin actions …

Nosso passeio hoje chegará a uma casa absolutamente fantástica. Situada em Florianópolis (SC), esta casinha foi batizada como Casa das Corujas devido à proximidade das dunas entre a Lagoa da Conceição e a praia do Moçambique. Ali é o habitat de pequenas corujas que, de vez em quando, pousam curiosas sobre a cobertura deste lar.

Com 94 m2, a habitação foi construída com uma série de cuidados ecológicos aliado ao orçamento apertado de apenas R$ 60.000,00. Utilizando materiais como tijolos, concreto armado e madeira, a habitação utiliza o estado bruto dos materiais como parte importante de sua personalidade.

O cuidado ecológico foi direcionado com a utilização de um leito de evapotranspiração como sistema de tratamento de esgotos, onde a água é filtrada para que os dejetos orgânicos sejam despejados como nutrientes ao solo, trazendo a possibilidade de produção vegetal e devolvendo-a para o ciclo hidrológico natural.

Tudo isto, claro, com a beleza da natureza ao redor, onde, no lado externo, uma pequena escada leva à cobertura e tem como principal atração o pôr do sol maravilhoso da Lagoa da Conceição.

Quer saber muito mais sobre este projeto incrível? Siga conosco, aproveite o passeio e inspire-se!

Fachada moderna

A fachada da habitação foi desenhada para ser funcional e simples. O resultado traz o estilo minimalista com janelas de formato retangular. A fachada frontal foi construída em light wood frame, proporcionando um acabamento estético moderno que contrasta com as demais paredes laterais. 

Detalhes simples e belíssimos

Neste detalhe temos os detalhes que complementam a fachada da habitação. O terraço pergolado proporciona um agradável espaço para aproveitar o agradável clima local. A soma entre estruturas de concreto, madeira e metal trouxe ótimo resultado para o lar de linhas amplas e modernas.

Cozinha aconchegante

Seguindo para o interior do lar, conhecemos sua pequena e aconchegante cozinha. A integração com a sala de jantar é decorada com cores vibrantes e uso de materiais reaproveitados, como a mesa com madeira de demolição. 

No backsplash, azulejos coloridos reforçam a presença da cor azul na parede ao fundo. Simples, aconchegante e agradável.

Decoração vibrante

No lado oposto da sala de jantar, a parede que estrutura o pé-direito amplo traz a vibrante cor amarela, proporcionando criatividade e alegria. 

A escada simples desenhada em concreto leva ao mezanino superior que abriga escritório e quarto. Na transição de um ambiente para o outro, os olhos são premiados com a presença criativa de quadros decorativos coloridos.

Pé-direito duplo bem aproveitado

O pé-direito duplo proporciona diversas vantagens, como sensação de maior conforto, iluminação e possibilidade de aproveitar os amplos espaços das paredes para acomodar a decoração.

Na imagem, notamos uma imensa estante de prateleiras armazenando livros e discos, duas paixões do casal de arquitetos que reside no local. 

Um cantinho especial para colecionar discos e livros

Deste ângulo podemos notar o amplo tamanho da estante com a coleção invejável de livros. A parede em tom mostarda traz criatividade e vibração ao ambiente.

Aconchego dentro e fora

Voltando ao espaço externo da casa, chegamos ao terraço oposto, onde o espaço pergolado abriga a coleção de plantas em vasos sobre o deck de madeira. Ali, uma agradável rede traz o balanço suave do vento que chega da Lagoa da Conceição para visitar o lar.

Lado oposto da casa

Voltando ao lado externo da casa, conhecemos as paredes laterais que trazem pequenas janelas para permitir a presença da iluminação natural. O minimalismo charmoso encanta e traz privacidade aos moradores. 

No lado oposto, a pequena escada amarela leva à cobertura da habitação, onde a laje leva a um espaço contemplador e especial.

Nenhum detalhe é por acaso

Nada nesta habitação foi desenhado por acaso. Na laje, o piso com leve inclinação permite o acúmulo e utilização da água pluvial, que garante economia ecológica à rotina dos moradores. 

Nos períodos ensolarados, o local oferece vista deslumbrante para as dunas nas praias da região. Simplesmente perfeito!

Vale cada centavo

O custo de apenas R$ 60.000,00 não condiz com o que é esta belíssima habitação. Inteligente, ecológica, confortável e com um cenário maravilhoso ao redor, esta é, sem dúvidas, a casa dos sonhos de quem ama a simplicidade, mas não abre mão de um lar moderno. 

Esperamos que você tenha gostado deste passeio e se inspirado tanto quanto nós! 

Do que você mais gostou nesta casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista