Casas  por RRJ Arquitectos

Residência multifamiliar

Residência multifamiliar

No homify, você encontra diversos projetos para residência multifamiliar.
No homify, você encontra diversos projetos para residência multifamiliar.

Confira prédios, vilas residências, condomínios horizontais em diversos estilos arquitetônicos em excelentes projetos desenhados pelos melhores profissionais do mundo. Espaços bem planejados com excelentes disposições que reforçam o conforto e a comodidade nestes tipos de projetos são fundamentais.

Residência multifamiliar, como a própria designação nos diz, é um projeto que atenderá a moradia de diversas famílias. Projetadas como edificações que abrigarão um maior número de famílias, estas residências são geralmente desenhadas nas plantas com o formato de prédios ou conjuntos habitacionais horizontais.

Entre as moradias que podem ser consideradas multifamiliares, estão os apartamentos, lofts, coberturas e outras composições que estruturam um conjunto de habitações em um mesmo espaço. Nestes projetos, as estruturas devem receber uma ampla atenção, onde todas as fases deverão ser vistas e revistas por engenheiros ou arquitetos. Para saber um pouco mais sobre estes projetos, confira os tópicos abaixo.

Casas multifamiliares x casas unifamiliares

Diferentes das moradias unifamiliares, compostas por casas isoladas para apenas uma família, as moradias multifamiliares devem conter amplo estacionamento, espaço para lazer, corredores bem fluídos e grande distribuição de equipamentos de segurança, como extintores. Geralmente encontrados em maior número em grandes e médias cidades, os edifícios multifamiliares, apresentam ampla gama de estilos arquitetônicos, formando a própria personalidade de alguns bairros.

Vantagens x desvantagens

Entre as principais vantagens das casas multifamiliares, especialmente os apartamentos, estão a sensação de segurança buscada pela maior parte das famílias ao escolher este tipo de moradia. Outra vantagem está na expansão cada vez maior dos amplos edifícios verticais nas médias e grandes cidades. Com isto, os valores praticados para a locação de um apartamento, por exemplo, mostram-se tão compatíveis quanto o de residências comuns, o que torna a preferência destes edifícios algo comum, especialmente para famílias de poucas pessoas. Entre as desvantagens, podem estar a falta de privacidade – já que as áreas internas, como corredores, pátios e área de lazer são divididas entre todos os moradores, os possíveis vizinhos barulhentos e problemas na manutenção do prédio e má organização na garagem, entre outros espaços sociais.

Informações legais para projetos multifamiliares

Um cuidado muito específico deverá ser tomado no momento de declarar este tipo de habitação. No formulário DISO – Declarações e Informações Sobre Obras -, as opções entre residência unifamiliar e residência multifamiliar deverão ser preenchidas com cuidado, já que incidirão em impostos específicos e poderão gerar problemas tributários no futuro. A principal dica é comparecer pessoalmente à Receita Federal, onde todas as dúvidas deverão ser esclarecidas, antes do preenchimento completo da DISO. Com todos os cuidados tomados, o projeto para construção de residência multifamiliar poderá ser realizado com todo o sucesso.

Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!