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Ateliê Luis Anhaia

Um pequeno e escondido sobrado da Vila

Madalena, zona oeste de São Paulo, foi comprado para se transformar em ateliê e escritório de um casal, cada piso com acesso independente. Como o terreno tinha um pouco mais de 150 m², a solução partiu da liberação das áreas e da incorporação do programa complementar e do mobiliário aos próprios paramentos.

Para ganhar espaço no térreo e no primeiro andar, todas as paredes internas foram retiradas e o piso, uniformizado com granilite. Com as plantas livres, se ganha espaço para grandes mesas de trabalho.

Para atender a necessidade do mobiliário de apoio, foi criada uma grande estante estrutural de concreto aparente, que toma conta da empena lateral e se eleva do térreo à cobertura. Como a casa é de alvenaria estrutural, esse elemento ajuda a sustentar a própria empena, a laje do primeiro piso e o madeiramento da cobertura – cada montante de concreto funciona como um pilar e todos apontam para uma cinta metálica.

A estante recebe módulos de compensado que funcionam como prateleiras ou gavetas, conforme a necessidade de uso e no primeiro andar, uma fórmica preta embuti os conduletes de elétrica. As aberturas e fechamentos da estante conversam com os dois lados da casa, integrando interno e externo.

A mesma estante também recebe a escada que garante o acesso independente aos ambientes. Os pisos da escada brincam com a alternância da estrutura de concreto: madeira vazada junto às caixas sólidas e metal fechado ligado aos módulos vazados, onde a lógica entre cheios e vazios continua.

No recuo lateral, configura-se a entrada principal com fechamento em porta pantográfica, revelando a mão do artista e proprietário Arthur Lescher, que havia trabalhado o conceito em suas exposições.

No pavimento superior, a laje foi retirada e as tesouras em madeira foram restauradas e permaneceram aparentes, ampliando o espaço.

A fachada ganha modernidade com as grandes aberturas enquadradas por caixas de concreto aparente, resultando em ventilação cruzada e iluminação natural.

Complementando o programa de necessidades, os banheiros e copas independentes são resolvidos com a construção de uma torre de concreto aos fundos do imóvel. Essa estrutura monolítica preta revela imperfeições e alguns rasgos envidraçados são referencia ao trabalho do chinês Wang Shu.

Apesar dos limites do terreno, a construção ainda conta com duas áreas externas, uma à frente preenchida com bloquetes, e outra aos fundos, com pedriscos, destinada a almoços e encontros informais.

Quase ao final do projeto, a casa foi destinada a uma editora, para qual o mobiliário da copa e as mesas dos salões também foram desenhas pelo escritório, para melhor atender as necessidades dos usuários e funcionalidade do espaço.

Arquitetura: Paula Zemel e Eduardo Chalabi

Colaboradores: Cristiano Zan e Fernando Milan

Fotografia: Maíra Acayaba

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