Em Curitiba, casa moderna tem sala exclusiva para abrigar motos clássicas
Fotos: Daniel Katz/ Divulgação
A casa projetada por Jorge Elmor, em Curitiba (PR), é composta por dois grandes blocos entremeados por um átrio de vidro escuro. A fachada de linhas puras e simples mescla dois materiais rústicos: o revestimento cimentício e a madeira.
A entrada da casa em Curitiba (PR) se dá por um deck de madeira ladeado pelo espelho d'água.
No hall de entrada, os pendentes Falkland, da italiana Danese, ajudam a preencher a altura do pé-direito duplo. A cômoda Bianca desenhada por Sergio Rodrigues organiza correspondências e documentos. A poltrona, o tapete em couro de vaca e os objetos decorativos são da Villa Sierra. O projeto de interiores é assinado pelo arquiteto Jorge Elmor.
No living e na área da lareira estão peças de design assinado como a poltrona Mole (à esq.), desenhada por Sergio Rodrigues. A madeira tem presença marcante no piso, executado com réguas maciças de cumaru, e nas persianas horizontais fornecidas pela Jô Martins.
No living e na área da lareira peças de design assinado, como a poltrona Mole em couro, desenhada pelo designer brasileiro Sergio Rodrigues, fazem parte da ambientação. Adicionando um 'quê' de modernidade ao espaço, a lareira foi revestida com chapa de aço patinável.
A parede com revestimento cimentício e as telas coloridas atenuam os tons mais sóbrios da madeira, deixando a decoração do conjunto de salas mais equilibrado e contemporâneo. Compõem o estar um sofá de linho natural, o duo de poltronas Diz, de Sergio Rodrigues, e a mesa de centro da Simmetria.
Sóbria, a sala de jantar foi montada a partir da mesa fornecida pela Simmetria associado a exemplares da clássica cadeira Cesca, desenhada por Marcel Breuer. Buscando uma linguagem um pouco mais minimalista e que evidencia a nobreza dos materiais, a parede que separa o ambiente da cozinha foi revestida com chapas de nogueira americana, executadas pela D'Arte Móveis.
A tela de Janete Mehl introduz um toque de cor à decoração da sala de jantar da casa em Curitiba (PR).
Para criar um contraponto em relação às grandes áreas envidraçadas da casa, o arquiteto Jorge Elmor optou por revestimentos acolhedores. Assim, os pisos foram executados em réguas maciças de cumaru e as persianas automatizadas também são de madeira. Sobre a mesa de jantar, destaca-se o pendente escultórico Danese Milano, fornecido pela É Iluminação.
Os moradores da casa em Curitiba (PR) pediram ao arquiteto Jorge Elmor uma cozinha espaçosa e funcional. Para atendê-los, foi desenvolvido um projeto com armários (Florense), coifas industriais (Coifatec) e banquetas (Simmetria)
A cozinha da casa em Curitiba (PR), projetada pelo arquiteto Jorge Elmor, é espaçosa e clara. Para melhorar o aproveitamento do espaço, foi instalada uma ilha de cocção com cooktop a gás e coifas industriais.
No piso superior, o escritório da casa curitibana conta com iluminação farta e confortáveis cadeiras de alumínio Charles Eames, fornecidas pela Inove. Completa a ambientação o banco de madeira de demolição (Decormade), além das mesas e prateleiras executadas pela D'Arte.
O projeto de Jorge Elmor para essa casa em Curitiba (PR) buscou criar espaços amplos e fluídos. Na suíte do casal não foi diferente: para aquecer a decoração, o arquiteto aproveitou-se da madeira, presente nas persianas (Jô Martins), no piso e no painel do home theater. Destaque para a cama Ligne Roset disposta na diagonal.
Com calefação pelo piso (Tech House) e iluminação de spa com cromoterapia, o banheiro da suíte máster foi todo revestido com mármore branco paraná (Michelangelo). Ao fundo é possível observar e ter acesso a uma varanda.
Como as filhas do casal têm idade próxima, a opção foi fazer um amplo quarto para a dupla, capaz de comportar as funções requeridas: estudo, lazer e descanso. Destacam-se nesse espaço, o papel de parede Goya e as camas Ligne Roset.
Para o quarto das filhas a paleta de cores escolhida mescla branco e rosa pálido. A mesa com desenho de Eero Saarinen é combinada às cadeiras DAR fornecidas pela Inove. Este é um espaço extra para estudo e lazer. O projeto de iluminação busca explorar o aspecto lúdico, com pendente Mamamia e plafons Luna.
Uma atmosfera delicada e suave predomina no quarto meninas em função da paleta de cores clara e elegante. Destacam-se o papel de parede Goya e as camas Ligne Roset.
Detalhe da área de estudo e lazer do quarto das filhas. Aqui, a madeira que predomina como acabamento na casa curitibana também aparece.
Para o banheiro das meninas o projeto manteve-se fiel à combinação de rosa e branco, com pastilhas de vidro Bisazza e piso e bancada de mármore branco Paraná (Michelangelo).
O espaço Harley foi criado junto à garagem como um local para o relaxamento e a diversão do morador. O ambiente foi inspirado nos anos 60 e conta com soluções criativas: a cauda de um Cadillac foi transformada em sofá e antigos engradados de refrigerante (à dir.) viraram estantes para armazenar cds e livros.
Tipicamente masculino, o local - como uma caixa de madeira cumaru, executada pela Scrock - abriga a moto-xodó do proprietário e uma coleção de modelos, na vitrine à direita.
A temática anos 60 se repete no banheiro que dá apoio ao espaço.