Quando pensamos em projetos de moradias raiz nos tempos atuais logo vem a mente algo moderno, popular. Mas nesse caso não foi assim. Um dos pedidos de nosso casal de clientes foi usarmos colunas no estilo romano, em mármore e painéis de azulejos, muito populares nas casas portuguesas, embora esse não seja o gosto da maioria atualmente.
Então considerados os pedidos de nosso clientes e criamos, para harmonizar com as colunas molduras, pormenores em torno das portas e janelas, rodapés com altura maior, materiais marmorizados e especieis vegetais nos jardim no tipico estilo clássico. Nessa altura as portas e janelas ficaram mais adequadas no alumínio branco.
No que compreende os pavimentos da moradia, ela está composta por cave e rés de chão. No pavimento r´és de chão estão todas as principais divisões da casa: a cozinha, salas, quartos dos proprietários e casas de banho. Já na cave estão a garagem, situada na frente da casa para que o fundo pudesse ser aproveitado com um salão de festas e o sol durante todo o dia. Fazem parte ainda da cave um quarto para visitas com casa de banho privativa.
Um clássico. Apesar de conter linhas retas, buscamos os elementos com frisos e molduras no rodapé, portas e janelas para compor de forma harmônica o estilo clássico que as colunas em mármore pedem.
Nos pisos optamos por cerâmicos a simular de forma natural as pedras rusticas. A rampa que sobe da acesso ao pavimento dos quartos, salas e cozinha. Já a rampa de desce da acesso a garagem, ao salão de festas e área de lazer.
Na varanda principal, onde existe a suite dos proprietários fizemos um painel de azulejos com uma imagem clássica, a harmonizar com as cores das paredes. Em frente a varanda um jardim no estilo clássico, com flores e ciprestes.
No hall de entrada para as salas projectamos um jardim vertical, com um sofá redondo muito gostoso e nas paredes painéis com azulejos portugueses, que podem ser admirados tanto para quem estiver dentro da sala como para quem estiver do lado de fora. No hall as colunas romanas também se repetem, dando continuidade a atmosfera clássica criada em toda a a casa. Nos muros, a separar os painéis de azulejos estão pormenores em molduras brancas.
Optamos por setorizar a area de lazer no fundo da casa para aproveitar melhor o sol da tarde. Na cave temos o salão de festas com acesso directo a área externa, onde temos os sofás, ombrelones e cadeirões para dos proprietários e amigos se aconchegarem. Na parte superior temos uma varanda com as portas da sala de jantar e janela da cozinha, onde a proprietária pode ter uma visão de toda a área externa. As cores usadas nas paredes se repetem conforme as outras fachadas, bem como o pormenor em mármore.