Para este apartamento de 260 m² a proposta do projeto foi integrar os ambientes sociais valorizando o convívio, além de personalizar a área íntima.
Tudo está em harmonia. Os ambientes acontecem ao longo de uma circulação bem definida. A distribuição dos objetos é equilibrada, sem excessos. O jogo claro / escuro foi explorado, respeitando materiais existentes e criando móveis de mármore Travertino Romano, madeira escura, madeira Peroba do Campo e laca clara, da cor das paredes. Nas salas os sofás atuais e confortáveis levam tecidos sofisticados e de cores neutras, que são as cores predominantes neste projeto. O colorido acontece de forma pontual, nas telas e nos adornos. A iluminação artificial é básica, discreta, eficiente e toda embutida (no frame) com apenas um pendente sobre a mesa de jantar.
Através dos generosos panos de vidro recebe-se intensa luz natural e de todos os ambientes é possível desfrutar a magnífica paisagem das montanhas.
Fotos de Jomar Bragança.
A ampla janela com vista para as montanhas é uma tela viva para a Sala de Estar. Para não competir com ela, apenas uma cortina de voil branco foi utilizada.
O piso de Peroba Mica é uma base neutra sobre a qual se distribuem os ambientes com móveis claros. O Estar se divide em dois ambientes integrados delimitados pelos tapetes em tons contrastantes. Os estofados foram confeccionados em linho cru. Toques de cor foram dados apenas com o uso de detalhes e obras de arte.
Vista de outro ângulo da sala de estar.
No forro de gesso liso a iluminação “no frame” serve para dar uma luz geral e valorizar as telas.
A lareira recebeu moldura de aço inox polido para não criar conflito com as telas.
Para limitar as salas de Estar e de Jantar foi criado este aparador/buffet revestido de mármore Travertino Romano.
Neste móvel, voltado para a Sala de Estar, se destaca o nicho horizontal com fundo de madeira Carvalho escurecido. Voltado para a Sala de Jantar, criou-se um armário para louças na mesma madeira.
No Home Theater a estante, também de Carvalho escurecido, sobressai do painel de laca da cor das paredes e abriga os equipamentos e adornos. Neste painel está fixada a TV. Os materiais escolhidos não competem com a madeira Peroba Mica do piso.
Sala de Jantar com cadeiras Ghost de Philippe Starck.
Ainda na Sala de Jantar, destaque para o pendente sobre a mesa e para a tela colorida ao fundo..
No Closet de Louças prateleiras, gavetas e nichos foram desenhados e executados sob medida para acomodar os utensílios da casa.
O espelho ao fundo valoriza o móvel de laca bege.
No Escritório a madeira utilizada foi a Peroba do Campo, na mesma tonalidade do piso, trazendo aconchego e elegância para o ambiente.
Criou-se este móvel multifuncional composto por bancada de trabalho com gavetas embutidas no tampo, painéis intercalados, prateleiras e armário. As prateleiras de madeira e de vidro ajudam na organização do espaço e conferem leveza ao móvel.
Cadeiras Cesca com braços completam o ambiente com estilo.
O quarto da filha foi dividido em dois ambientes: dormir e estudo. No primeiro, a cabeceira quadriculada de couro sintético bege se estende por toda a parede, e nela está fixada a arandela sobre o criado. Colcha e almofadas rosa antigo dão um toque feminino e colorido.
Dividindo os ambientes um painel baixo com nicho horizontal voltado para a cama.
No ambiente de estudo, a mesa com tampo de vidro e base de aço inox encosta no painel.
Completado esta área a estante, com prateleiras de madeira e vidro, abriga livros e adornos.
A Cortina em voil branco confere leveza e movimento ao quarto.
.