Telhados - Recife: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Telhados em Recife

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Telhados e telhadistas em Recife

Entre ilhas, mangue e peninsulas, nasceu e se desenvolveu a cidade de Recife. Muito conhecida em todo o país pela força de sua cultura, ela é capital econômica do Nordeste. Quarto maior aglomerado urbano do Brasil, é ainda a cidade nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As áreas de serviços e comércio são responsáveis por ⅔ da economia da cidade, que também tem grandes empresas instaladas em polos industriais. Nos últimos anos, muitos centros de inovação e tecnologia surgiram na cidade, mostrando que ela não vive apenas de sua história, mas também de seu futuro. Seu polo digital atrai pessoas de todo o país, que se mudam para a capital pernambucana para trabalhar e curtir o clima que só Recife tem.

Quem pretende iniciar uma construção residencial ou comercial nesta cidade de tantas faces, certamente vai precisar de bons profissionais. Uma parte muito importante para o sucesso da obra é o telhado. Não importa qual é o modelo e o tipo de telha escolhido, você precisará de um ótimo profissional ou de uma empresa que faça um bom trabalho. 

Como escolher uma cobertura?

Ao escolher o melhor tipo de telhado para a construção é preciso levar em consideração primeiramente as condições climáticas da cidade. O visual do projeto deve se adaptar a elas e não ao contrário. Em uma cidade de clima tropical como Recife, a temperatura média é de 26ºC, passando dos 30ºC nos meses de verão. É importante lembrar também que se trata de um local com alto índice de precipitação, ou seja, costuma chover bastante ao longo do ano. Logo, é preciso optar por um modelo em que a água possa ser escoada com facilidade e por um material que não deixe tanto calor entrar na edificação, promovendo um maior conforto térmico. 

Há vários modelos de coberturas que podem ser usados por quem quer construir na cidade. Eles vão desde o telhado tradicional, que pode ter várias águas (cada lado do escoamento do telhado é contado como uma água), até os sobrepostos ou planos. Estes dois últimos têm crescido bastante em popularidade. Os sobrepostos são uma opção para quem quer fugir do tradicional, mas sem exageros. Já os planos têm uma pegada mais contemporânea, complementando muito bem construções que tem um desenho que evidencia linhas retas. Neste caso, o telhado não é aparente, ele fica escondido por uma pequena parede que leva o nome de platibandas. Estes são os modelos mais utilizados, mas se você tem interesse em conhecer os muitos outros tipos existentes, peça para que seu arquiteto os apresente a você. Não se esqueça de garantir que o escolhido será ideal para viver com conforto em Recife.

Escolhido o modelo da cobertura, é preciso escolher o material que irá cobri-lo. Existem uma série de matérias primas, de preços, tamanhos e funções variadas. Para uma cidade quente, os mais indicados seriam:

  • Cerâmica: Aquele que vem à cabeça assim que pensamos em telhado. É o tipo de telha mais usado em todo o país – e com razão. A telha de cerâmica (ou de barro) forma é a ideal para manter o conforto em casa. Ela consegue formar um isolamento térmico que não permite que entre calor ou frio demais no ambiente. 
  • Concreto: A mistura de cimento e areia cria telhas que também tem bom potencial para isolamento térmico. Disponíveis em diversas cores e formatos, elas são duráveis, porém muito pesadas, o que exige uma boa estrutura para serem sustentadas.
  • Gravilhada: Esta telha tem vários diferenciais em relação às apresentadas até agora. A começar pela sua composição. Trata-se de uma telha metálica revestida por uma camada de rocha moída que ainda recebe acabamento cerâmico. Isso faz com que elas sejam esteticamente parecidas com as outras, apesar de todas as suas diferenças. Além do conforto térmico, este tipo de material protege a casa contra ventos fortes, não absorve umidade e nem irradia calor. O único ponto negativo está em seu preço, mais alto que as tradicionais.
  • Esmaltada: O preço mais elevado da telha esmaltada faz jus a sua qualidade. Elas também são feitas de cerâmica, mas recebem uma camada vítrea que permite ter uma variação maior de cores. Esta última camada ainda torna o produto mais resistente, impermeável e durável.
  • Fotovoltaica: Quer uma forma de proteger a parte interna da casa e ainda gerar energia? As telhas fotovoltaicas ainda são estão entre as opções mais requisitadas no Brasil, mas têm tudo para crescer nos próximos anos. A ideia é que, assim como os painéis fotovoltaicos, elas gerem energia, porém sem interferir na arquitetura da casa. 

Quanto custa construir telhados em Recife?

São muitas as variáveis que podem definir o preço de telhados em Recife. Entre elas estão o tamanho do telhado e da estrutura que será necessária para o suportar, a complexidade desta estrutura e o tipo de telha que será usado na cobertura. Caso você contrate uma empresa especializada em telhados, ela poderá executar a estrutura e cobrir todo o espaço com as telhas escolhidas. Porém, há ainda a opção de contratar um carpinteiro para fazer a estrutura de madeira que irá suportar o telhado e um outro profissional especializado para prosseguir com a colocação das telhas. 

Antes de tomar esta decisão, você já precisa ter o projeto da cobertura, que é feita por um arquiteto. Com ele, será definido qual é o melhor modelo de telhado que esteja dentro do conceito da construção e a melhor telha para cobrir a área. Quando fizer o orçamento com as empresas ou com os profissionais, já deixe claro qual é o tamanho do telhado, seu modelo, complexidade e o material que será utilizado. É com estas informações que eles calcularão o preço total da obra e você poderá escolher aquele que faz um trabalho de qualidade com um valor que caiba no seu bolso.

Como encontrar o melhor profissional para o meu telhado?

Para uma parte tão importante de uma construção, é essencial que o trabalho seja bem feito. Encontrar uma empresa ou profissionais especialistas que tragam um bom resultado para a obra pode ser difícil, por isso, nessas horas, vale contar com indicações de amigos, familiares e também do seu arquiteto. Outra forma de buscar a pessoa certa para o seu telhado é através da homify. A plataforma conta com profissionais de vários lugares do país e, para encontrar o mais próximo a você, basta filtrar por região. Pelo perfil da empresa ou do profissional, você confere os trabalhos já realizados, faz contato e pede orçamentos. Tudo isso de forma rápida, sem sair de casa.