Telhados - Natal: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Telhados em Natal

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Telhados e telhadistas em Natal

A linda capital do Rio Grande do Norte foi uma das primeiras cidades a serem fundadas no Brasil, no ano de 1599. Desde aquela época a história de Natal começou a ser construída e hoje conta com importantes construções, como monumentos, museus, parques e muitas outras que fazem parte do centro histórico tão visitado pelos turistas e que traz orgulho aos habitantes.

Para que todas essas obras fossem erguidas, foram mais de 400 anos de serviços de mão de obra, incluindo o trabalho dos profissionais instaladores de telhados em Natal, que é o serviço que você veio procurar aqui na homify. Então, antes de iniciar a sua pesquisa pelos perfis profissionais, confira um pouco mais sobre como funciona o trabalho dos instaladores de telhados para saber o que esperar desse tipo de serviço.

Telhados e coberturas: qual é a diferença?

Antes de falar propriamente sobre a função dos profissionais instaladores de telhados é importante saber qual é a diferença entre telhados e coberturas. Na verdade, os telhados são um dos vários tipos de coberturas que uma edificação pode ter. Aliás, é o tipo mais comum, especialmente nas construções residenciais. A característica do telhado, como o próprio nome sugere, é o uso de telhas colocadas sobre uma estrutura que geralmente é feita de madeira, com ou sem forro por baixo.

A formação do telhado é feita de águas, que são as superfícies inclinadas que se encontram no topo central da construção, no formato característico de triângulo. O mais comum é o telhado de duas águas, sendo uma de cada lado, mas também tem a opção de uma água, que são as chamadas casas meia água, e opções com três ou mais águas, dependendo do estilo de arquitetura.

Os telhados possuem essa característica porque essa inclinação impede o acúmulo de detritos, como galhos e outros objetos que podem fazer peso sobre o telhado e acabar desestruturando-o. Não é o caso do Brasil, mas nos países onde neva muito o telhado também tem a função de facilitar a remoção da neve acumulada.

Quais profissionais fazem telhados em Natal?

Como existem vários tipos de telhados e outras coberturas, também há diferentes profissionais que podem executar esse serviço. Quando o seu projeto vai ter um telhado comum, com estrutura de madeira e cobertura de telhas, geralmente o profissional que deve contratar é o carpinteiro, que é o responsável por lidar com todo o madeiramento de uma obra. Se a sua construção for nova, o carpinteiro vai atuar desde o começo do processo, muito antes de chegar na etapa do telhado.

Então essa é uma vantagem, pois você vai poder contratar esse mesmo profissional para fazer a obra inteira, da fundação aos acabamentos, passando pela estrutura do telhado. Ele mesmo pode fazer, inclusive, a instalação das telhas, pois possui conhecimento de como elas devem ser posicionadas.

Se a sua obra tiver uma cobertura diferente, como as mais modernas em que o telhado é embutido, muitas vezes são os próprios pedreiros que executam a cobertura, pois ela é feita de concreto. Há também empresas especializadas em outros materiais, como as estruturas tipo steel frame, que são de aço galvanizado, mais leves, muito resistentes e ecologicamente corretas, gerando muito menos resíduo na obra e levando bem menos tempo para serem montadas.

Na homify estão cadastrados perfis de profissionais autônomos e empresas que trabalham com todos esses tipos de estruturas em Natal, inclusive arquitetos especializados nas opções mais tecnológicas e sustentáveis, que vão dar todo o suporte necessário para você fazer a melhor escolha. Basta você saber o que está procurando para encontrar os profissionais especializados com facilidade.

Melhores opções de telhados em Natal

O clima de Natal é considerado tropical chuvoso com verão seco. Por ser uma cidade litorânea, tem essa característica e faz bastante calor. Então, os profissionais especializados em telhados em Natal sabem que precisam considerar essas características climáticas na hora de propor as melhores soluções aos seus clientes.

De modo geral, para evitar que as residências fiquem muito quentes e abafadas na parte interna, os projetos arquitetônicos devem contar com laje ou forro, pois são a melhor proteção térmica e também contra a umidade dos períodos chuvosos.

As telhas de fibrocimento, chamadas popularmente de Eternit, são as que mais absorvem calor, portanto as menos recomendadas, mas que podem ser usadas do mesmo jeito quando a construção possui uma laje ou um forro bem planejado. Assim é possível economizar no material, pois esse tipo de telha tem um bom custo benefício.

Outro cuidado muito importante, além do tipo de telha a escolher, é com a instalação que precisa ser feita com perfeição, bem fixada, para que as telhas não voem ou quebrem com as chuvas e ventanias mais fortes que ocorrem anualmente em Natal. O sistema de escoamento de água no telhado, incluindo das calhas, deve ser projetado pelo arquiteto, portanto é mais importante garantir que essa etapa seja excelente para depois escolher o tipo de telha com mais liberdade.

Exceto a opção de telha em fibrocimento, já mencionada, os demais tipos são ótimos para ajudar no conforto térmico, pois não absorvem a mesma quantidade de calor. No caso das chuvas, as telhas tradicionais de cerâmica, em especial as não esmaltadas, são as que mais absorvem a água, pois não são impermeáveis. Entretanto, quando bate sol elas secam rapidamente, então não vão prejudicar a estrutura do seu telhado.

Além desses modelos mais tradicionais, como cerâmica e fibrocimento, há uma enorme variedade a escolher, com materiais como PVC, PET, cerâmica esmaltada, telhas Shingle de massa asfáltica com rocha vulcânica, fibras vegetais, de concreto, vidro, metálica, termoacústica, de policarbonato e muito mais.

Entre tantas opções, quem não tem experiência no assunto corre o risco de deixar de aproveitar o melhor custo benefício, então, o melhor que você tem a fazer é iniciar a sua pesquisa aqui no topo da página para encontrar os profissionais especializados, tanto arquitetos, quanto executores de telhados em Natal. Verifique os perfis, veja quais são as especialidades de cada empresa ou profissional autônomo e entre em contato pela própria página para tirar suas dúvidas. Assim irá garantir que o seu investimento será bem empregado.