Telhados - Maceio: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Telhados em Maceió

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Telhados e telhadistas em Maceió

 Com uma população estimada de 1.012.387 habitantes (IBGE 2017) e praticamente toda urbana (a taxa de urbanização é de 99,75%), Maceió é, ainda assim, uma cidade em que a natureza fala mais alto, apresentando um dos maiores complexos estuarinos dd Brasil, formado pelas lagoas Mundaú e Manguaba. Alagadiços, restingas e praias deslumbrantes colaboram para uma paisagem inesquecível, como no encontro das águas da lagoa Manguaba com a água salgada do mar. A capital de Alagoas tem ainda um arquipélago constituído por nove ilhas: Bora Bora, Irineu, Almirante, Fogo, Um coqueiro Só, Cabras, Santa Marta e Andorinhas. Essas e outras atrações naturais são responsáveis por um setor turístico muito ativo.

O clima quente e úmido de Maceió também colabora com o turismo e favorece a vida ao ar livre. Não há grandes diferenciações térmicas ao longo do ano, oscilando entre 22 °C e 29°C. As chuvas se concentram no outono e no inverno, mas a umidade relativa do ar é, em média, 78%. Sendo uma cidade em que as casas dominam o espaço urbano, saber escolher bem o tipo de telhado de modo a ter conforto térmico e combater o excesso de umidade é uma necessidade.

Para tanto, pode-se ter a ajuda de um arquiteto ou engenheiro que desenvolva e execute um projeto de construção ou de reforma: nesse caso, o profissional vai indicar as melhores alternativas e também que poderá realizar a instalação do telhado ou cobertura. Caso não haja um projeto que especifique a melhor cobertura para a casa em questão, um bom telhadista profissional pode sugerir tipos de telhado ou cobertura, levando em conta a estrutura e o estilo da casa, assim como as condições climáticas locais.

 

Telhado: para que serve e quem pode instalá-lo

Um telhado convencional é aquele constituído por telhas de cerâmica dispostas em uma estrutura de madeira inclinada, de forma a escoar detritos que possam cair nele. Quando o telhado tem apenas uma inclinação, é chamado de meia água e, quando tem duas inclinações, é chamado de duas águas, podendo ter três ou mais águas, de acordo com o número de inclinações nos vários volumes da casa. A cerâmica, no entanto, não é o único material utilizado para cobrir um imóvel, existindo inclusive coberturas sustentáveis, ecológicas e naturais, instaladas por profissionais especializados em cada tipo.

A função básica de um telhado é a proteção da casa contra as intempéries como sol, vento e chuva. Em locais com temperaturas extremas, seja para o frio ou para o calor, o telhado ou cobertura pode ter também como função propiciar conforto técnico e/ou acústico. O arquiteto ou o engenheiro é quem define, em um projeto de construção ou reforma de um imóvel, o tipo de telhado ou cobertura que melhor atende à funcionalidade desejada, ao mesmo tempo em que garante a harmonia estética relativa ao estilo arquitetônico adotado.

Já o instalador de cada tipo de cobertura difere conforme o material usado. Por exemplo, no caso de a estrutura pedir madeiramento, como acontece quando se usa cerâmica, concreto ou fibrocimento, o carpinteiro ou o pedreiro é o profissional mais indicado, embora ele possa ou não colocar as peças de cerâmica. Quando isso não faz parte das atribuições desse profissional, chama-se um telhadista, que é especializado na colocação de telhas e pode tanto fazer a instalação das peças como fazer reparos ou a substituição delas.

Os profissionais capacitados para fazer a instalação de telhados ou coberturas podem ser autônomos ou prestar serviços por meio de uma empresa especializada em diferentes tipos de telhados e coberturas, sendo que ambos também costumam realizar serviços de manutenção e reparo. Nos dois casos, o profissional pode sugerir soluções específicas para certas condições climáticas e ambientais do local, como também apresentar opções de coberturas para os estilos definidos em um projeto arquitetônico.

 

Telhados e coberturas: alguns tipos disponíveis

O mercado de materiais de construção apresenta uma longa lista de materiais com os quais se procede a instalação de telhados e coberturas. Descobrir o tipo mais indicado para cada caso exige bastante pesquisa ou, então, se um arquiteto ou engenheiro tiver sido contratado, ele mesmo listará os materiais mais recomendados para o imóvel em questão e o estilo desejado. 

Entre os materiais existentes, as telhas de cerâmica são as mais comuns e sua colocação correta resulta justamente em um telhado. Sua popularidade se deve ao fato de proporcionar conforto térmico tanto nos dias frios quanto nos quentes, além de se apresentar em diversos formatos e cores. Mas é preciso que a estrutura de madeira que as telhas recobrem seja feita com material de boa qualidade e certificada pelo IBAMA de modo a garantir a sua durabilidade.  

Outro tipo de telha de cerâmica é a telha esmaltada, que é encontrada em várias cores e tem como diferencial uma camada de esmalte colorido que ajuda a tornar a peça resistente e durável. Já o fibrocimento, embora seja um  tipo de telha barata, eficiente, resistente e leve, costuma esquentar muito e, portanto, precisa de forro ou laje como isolante térmico. Sua leveza, por outro lado, exige que a instalação seja feito por um especialista, de modo que as placas não se soltem com o vento ou a chuva.

Outro tipo de cobertura bastante utilizado é o PVC, que resiste a chuvas fortes e dispensas ripas e caibros de sustentação, também disponível em vários formatos e cores. Por sua vez, o shingle, um tipo de telha ainda pouco conhecido no Brasil, é feito a partir de massa asfáltica coberta de rocha vulcânica.

Existem ainda as telhas ecológicas, feitas de fibra vegetal ou PET, perfeitas como opção sustentável: elas são leves, resistentes, fáceis de instalar e não absorvem água. Outra possibilidade ecológica são as coberturas naturais, feitas de materiais sustentáveis e que oferecem bom conforto térmico.

 

Telhado ou cobertura mais recomendado para Maceió

As populares telhas de cerâmica ainda são as mais comuns em Maceió, uma cidade em que a maioria das pessoas ainda tem o prazer de viver em casas (segundo o IBGE, dos 274.059 domicílios particulares da cidade, 213.139 são casas). Com temperatura média anual de 25º C, a capital alagoana permite a adoção desse tipo de telha que proporciona conforto térmico ao longo do ano. Já as telhas esmaltadas podem ser uma opção estética interessante por causa da variedade de cores que apresentam, servindo dessa forma a um projeto mais tropical. A natureza exuberante da cidade também é um convite para as opções sustentáveis, como as telhas ecológicas e as coberturas naturais, especialmente em projetos que buscam a harmonia com essa natureza.

 

Custos da instalação de um telhado em Maceió

Como em qualquer cidade brasileira, os custos dos serviços de um telhadista podem variar muito em Maceió, uma vez que é necessário levar em conta o tamanho da estrutura, o tipo de cobertura desejado ou recomendado e o prazo de execução, entre outros fatores. Por isso mesmo, convém consultar profissionais autônomos e/ou empresas especializadas com uma descrição detalhada dos serviços necessários, de modo que eles possam apresentar orçamentos precisos. O ideal é que se peça pelo menos três orçamentos diferentes para ter uma ideia dos valores praticados no mercado e, assim, poder escolher o que for mais justo ou vantajoso.  

 

Como encontrar um especialista em telhados em Maceió

Quando um arquiteto ou engenheiro for responsável por um projeto de construção ou reforma de imóvel, ele mesmo indicará ou contratará profissionais autônomos ou empresas especializadas com os quais eles já trabalham e que podem oferecer custos mais acessíveis e/ou garantia de qualidade do resultado final. Por outro lado, quando não há um projeto como esse, o cliente pode contatar profissionais autônomos e/ou empresas especializadas recomendados por familiares, amigos e conhecidos, assim como por lojas de materiais de construção. A busca também pode começar pelo diretório de profissionais da homify, que conta com filtro por cidade.