Telhados - Guarulhos: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Telhados em Guarulhos

Cidade

Telhados e telhadistas em Guarulhos

Conhecida em todo o Brasil, principalmente por abrigar um dos aeroportos internacionais mais movimentados do país, Guarulhos tem uma das economias mais fortes de São Paulo. Parte da Região Metropolitana da capital, ela ocupa a segunda colocação entre as cidades mais populosas do estado, além de aparecer também entre as 15 mais populosas do Brasil.

Muitas pessoas escolhem Guarulhos para viver justamente por sua economia. Ela se iniciou com um ciclo de ouro ainda no século XVI, passou por um momento em que sua base era a produção de tijolos e viu a indústria finalmente florescer no início do século XX. A chegada de uma linha ferroviária foi o que impulsionou a economia da época e estimulou indústrias a surgirem ou se instalarem no local. Ainda hoje o setor industrial é forte na cidade, que é sede de empresas dos ramos alimentício, de construção civil, farmacêutica e automobilística. 

Outro grande destaque é o setor de logística e transportes, já que a cidade conta com os centros de distribuição de grandes marcas de vestuário, eletrodomésticos e supermercado – e, é claro, o aeroporto, que transporta pessoas e cargas a vários lugares do mundo. Este setor é tão importante que fez com que surgissem na cidade diversos cursos de especialização em logística. O que era uma necessidade se tornou mais um atrativo para a cidade, já que muitas pessoas que têm ou pretendem ter esta formação passaram a se interessar por Guarulhos. Além destas áreas, a cidade paulista também possui um comércio diversificado e atraente, com cinco grandes centros de compras. Todas estas áreas têm sua importância na renda municipal, sendo responsáveis por fazer de Guarulhos 12ª cidade mais rica do Brasil.

Com tantos motivos para se mudar para a cidade ou, no caso dos guarulhenses, escolher permanecer no local, não é surpresa depararmos com uma população tão numerosa. Quem faz de Guarulhos seu lar, precisa contar com bons profissionais para construir ou reformar o lugar em que desejam morar. Afinal, fazer de alguma cidade sua residência, inclui encontrar um cantinho confortável, em que os moradores se sintam verdadeiramente em casa. A construção ou reforma de uma casa envolve diversos profissionais, cada um responsável por diferentes funções. Um dos momentos mais importantes da obra é, sem dúvidas, a instalação ou reforma do telhado. Isso não apenas porque ele tem a função de proteger a casa das intempéries climáticas, mas também porque se sua construção não for bem feita, poderá causar uma série de problemas, como infiltrações, por exemplo. Por isso, é tão importante encontrar bons profissionais para planejar e executar o seu telhado.

Como construir um bom telhado?

Um trabalho só tem qualidade quando é feito por profissionais especializados. Para que você entenda e possa acompanhar de perto do projeto e execução do seu telhado, detalhamos as etapas que fazem parte desta obra.

  • Definição da cobertura: O primeiro passo. No caso de você estar construindo uma casa totalmente do zero, este assunto fará parte da primeira conversa que você tiver com o arquiteto que projetar todo o restante da edificação. No caso de uma reforma, procure um arquiteto ou uma empresa especialista em telhados e tenha esta conversa com quem contratar. É aqui vocês irão definir qual é o tipo de telhado mais adequado para a construção. Existe uma série de modelos entre os quais você pode escolher. O profissional certamente irá apresentá-los para você e complementar com uma explicação de quais são mais adequados. Ainda assim, é interessante que você já tenha uma referência do que quer, pelo menos esteticamente, para o lugar. A escolha do telhado ideal leva em consideração a realidade da cidade em que ele será construído. No caso de guarulhos, que não é comum ter grandes volumes de chuva com frequência, há a possibilidade de escolher entre vários estilos.
  • Definição das telhas: Este passo é muito importante para quem escolhe um telhado aparente tradicional. O motivo? O modelo de telha que for escolhido tem ligação direta com a angulação do telhado. Ou seja, dependendo do tipo de telha que for escolhido, o telhado terá que ser mais ou menos inclinado. Há alguns tipos de telhado que dispensam esta fase, como é o exemplo do telhado verde, em que a cobertura da casa é utilizada para plantar. Se você tiver em mente um telhado deste ou de outros estilos mais inovadores, lembre-se de que a instalação deste tipo de cobertura precisa ser feita por empresas especializadas, o que pode pesar um pouco mais no orçamento.
  • Projeto: Tendo o tipo de cobertura e as telhas definidas, o arquiteto pode começar a projetar. Aqui, ele irá garantir que a telha funcione na obra para qual foi escolhida, para que ela e o estilo do telhado tenham um visual harmônico. Além disso, o profissional também fará a quantificação para calcular quanto material precisa ser comprado para a instalação do telhado.
  • Estruturas e instalação de telhas: Sem uma boa estrutura, nenhum telhado consegue cumprir sua função de proteção da casa. A sustentação de um telhado pode ser feita por estruturas de madeira ou de metal, vai depender do tipo de cobertura que você escolher. No caso da madeira, um carpinteiro poderá fazer toda a estrutura de madeira a instalar no local. Há alguns marceneiros que ainda colocam as telhas em seus lugares, porém não é sempre que eles farão esta função. Um pedreiro poderá ser o responsável pela colocação das telhas e também de uma manta entre a lage da casa e o telhado, se esta estiver incluída no projeto. O mesmo trabalho também pode ser feita por uma empresa especializada que ofereça o serviço. Agora, se a estrutura necessária for a de metal, somente o trabalho de uma empresa especializada é recomendado.
  • Extras: Mantas, calhas, cumeeiras e até enchimentos para mais proteção acústica podem fazer parte da construção do telhado. A manta térmica tem a função de proteger a casa não só do calor e do frio, mas também da chuva e de goteiras. Já as cumeeiras protegem os locais de encontro das telhas, garantindo que a chuva não passe por ali. Por fim, as calhas dão direcionamento a água da chuva. Sem elas, a água simplesmente escorre pelos cantos do telhado ao invés de ser conduzida a algum cano ou local específico.

Como encontrar um telhadista ou profissionais para meu telhado em Guarulhos

Contar com a indicação de amigos e familiares que já utilizaram estes serviços é um ótimo começo para a busca. Para se certificar de que você tem acesso a vários profissionais e empresas especializados da cidade, você pode usar a homify. Aqui, estão inscritas pessoas e empresas que trabalham em sua região. Você pode ver as fotos de telhados que eles já executaram e ainda entrar em contato para pedir orçamentos de forma prática. Na homify você passa a  conhecer tudo o que Guarulhos tem para oferecer em serviços para telhados.

Buscar imagens relacionadas