Telhados - Duque De Caxias: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Telhados em Duque de Caxias

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Telhados e Telhadistas em Duque de Caxias

Município mais populoso da baixada Fluminense, Duque de Caxias teve sua história ligada ao crescimento do Rio de Janeiro. Foi rota de escoamento de produtos agrários e também caminho para chegar da então capital brasileira até as preciosidades de Minas Gerais. Banhada pela Baía de Guanabara, a cidade não tem praia ou portos, mas, nem por isso, deixa de ter uma economia forte, que tem crescido nos últimos anos. As indústrias química e petroquímica puxam o desenvolvimento do município de quase um milhão de habitantes, que ainda tem outros setores em destaque, como o metalúrgico, plástico e de gás.

Com a economia pujante, Duque de Caxias ocupa o segundo lugar em número de empregados de seu estado. O crescimento industrial e comercial também representa uma movimentação nos demais setores, como o da construção civil, por exemplo. Quem constrói ou reforma um imóvel na cidade precisa buscar bons profissionais e se informar sobre os serviços que pretende contratar. Na construção de um telhado, por exemplo, é essencial contar com bons prestadores de serviço para que a obra saia excelente, sem causar transtornos para o dono do imóvel. Caso a cobertura não seja bem colocada, não há a proteção desejada da parte de dentro da casa, podem surgir goteiras e outros tipos de incômodo que causam muita dor de cabeça e prejuízo.

Qual é o melhor modelo de telhado em Duque de Caxias?

São diversos o modelos de telhados existentes e praticamente todos eles poderiam fazer parte de uma residência ou edifício comercial em Duque de Caxias. O telhado faz mais que simplesmente cobrir a casa, ele precisa aliar funcionalidade e beleza. Por isso, ao longo da história, diversos desenhos surgiram, sempre de acordo com a necessidade da população daquela área. A cidade fluminense não costuma passar por situações climáticas extremas (como neve ou fortes ventos, por exemplo), o que dá liberdade para o arquiteto escolher o telhado que melhor se adeque à estética do projeto desenvolvido.

Cada face de escoamento de um telhado é chamado de água. É possível optar por uma, duas, três, quatro ou mais águas – e cada um destes tipos conta com alguns modelos possíveis. Entre os modelos aparentes de quatro ou mais águas, o telhado sobreposto tem sido um dos preferidos. Ele permite a combinação de vários níveis e inclinações, o que resulta em modernidade e design criativo. Outro modelo que está cada vez mais em alta é o telhado plano. Embutido, ele se esconde atrás de uma pequena parede chamada platibandas. O modelo cumpre seu papel de proteção sem interferir nas linhas do projeto. A estética da construção se destaca, motivo que faz dele o preferido para construções com inspiração contemporânea.

No entanto, o clima de Duque de Caxias permite que arquiteto e cliente possam ir mais longe. É possível apostar em outros tipos de desenho, como o ousado telhado curvo ou o marcante e assimétrico Salt. A escolha final ainda deve levar em consideração o preço do material escolhido e a facilidade em encontrar mão de obra especializada na região.

Que tipo de cobertura escolher em Duque de Caxias?

Quente no verão e fresca no inverno, a cidade fluminense pede por um material que se adapte bem às duas condições climáticas. Nos meses de calor, a temperatura alcança os 40ºC, enquanto nos de frio, pode chegar a 10ºC ou menos. Entre as tantas coberturas possíveis, as que melhor se encaixam às necessidades dos caxienses são as seguintes:

  • Cerâmica: Não é à toa que as telhas de cerâmica são as mais tradicionais na arquitetura brasileira. Também conhecidas como telhas de barro, elas formam uma barreira térmica que mantém a temperatura confortável, sem esquentar ou esfriar demais. Por estarem disponíveis em vários formatos, é fácil encontrar uma opção que combine bem com o seu projeto. A única desvantagem é a manutenção que precisa ser feita com frequência.
  • Esmaltada: Resistente, bonita, encontrada em diversas cores, a telha esmaltada pode ser uma ótima aposta para o seu projeto. 
  • Telha de concreto: Mais recente no mercado, essa cobertura é conhecida ainda como telha de cimento. Nos últimos anos, sua versatilidade e conforto térmico têm chamado a atenção. A variedade de cores e formas agrada, porém a porosidade do material faz com que seja necessário realizar uma limpeza anual no telhado.
  • Telhado verde: Por que não transformar a cobertura da casa em um espaço sustentável, que garante conforto térmico, acústico e ainda pode servir como horta? Os telhados verdes são uma ótima ideia principalmente para quem tem algum tipo de preocupação ambiental. Há, porém, algumas desvantagens. O telhado precisa de manutenção constante para se manter bonito, a casa precisa ter uma estrutura que o suporte e é preciso contar com profissionais especializados para sua instalação. 

Há ainda pessoas que costumam optar por outros materiais de custo menor, como o fibrocimento. Apesar de ele realmente ter um custo mais baixo e ser eficaz, ele não é adequado para uma cidade em que há uma variação tão grande de temperaturas durante o ano. O material absorve muito calor, pode causar desconforto térmico e precisa ser bem fixado à estrutura do telhado para que não haja problemas com chuvas e ventos.

Que profissionais contratar para fazer o telhado?

A cobertura da casa é uma estrutura complexa. Portanto, é preciso contratar mais de um profissional para que sua instalação fique perfeita. O telhado não se resume apenas às telhas. Há a estruturação do madeiramento, a fixação das telhas e a instalação de calhas que ajudem a escoar as água da chuva. O primeiro profissional a ser contratado é um arquiteto. Caso você já tenha um responsável pelo projeto da casa, ele irá também fazer o do telhado. Para o madeiramento, é preciso contar com um carpinteiro. As telhas podem ser colocadas por um pedreiro e as calhas, por uma empresa especializada. Há ainda empresas que oferecem o serviço completo de telhado, incluindo todos os profissionais necessários em cada passo. O valor do serviço varia de acordo com o modelo de telhado, seu tamanho e o material escolhido. Para encontrar o profissional ou empresa para a obra de seu telhado, você pode iniciar sua pesquisa pela homify. Procure na categoria telhados, filtre pelo CEP ou nome da sua cidade. Pela plataforma você ainda pode entrar em contato com o profissional ou empresa e solicitar orçamento. Tudo de forma prática e gratuita.