Telhados - Curitiba: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Telhados em Curitiba

Cidade

Telhados e o serviço de Telhadistas em Curitiba

Qualidade de vida é uma das marcas de Curitiba, capital do estado do Paraná. Em termos ambientais, a cidade com população de quase dois milhões de habitantes dispõe de 64,5 m2 de área verde por habitante – o que é cinco vezes mais do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já na educação a capital paranaense apresenta uma das cinco menores taxas de analfabetismo em todas as faixas etárias entre as capitais brasileiras, assim como foi pioneira na educação superior com a primeira universidade do país, a Universidade Federal do Paraná.

Cultura também está entre os destaques da cidade, do teatro ao cinema, da música à dança, da literatura às artes plásticas e visuais, do patrimônio público material e imaterial à arquitetura. Nesta área, por exemplo, edifícios históricos de séculos passados, como as casas de madeira encaixada dos imigrantes poloneses reunidas no Bosque do Papa, convivem com exemplos arquitetônicos modernos como o olho suspenso do Museu Oscar Niemeyer (MON), de autoria do próprio arquiteto que o museu homenageia.  

Localizada a mais de 900 metros acima do nível do mar, Curitiba é conhecida pelo clima moderado, com temperaturas médias de 25°C no verão e de 10°C no inverno. Mas, nos últimos anos, a cidade tem sido palco de temperaturas extremas, que podem chegar a 0 °C no inverno ou a 33°C no verão, época em que também as chuvas são muito freqüentes (ocorrendo em até mais de um terço do mês).

As chuvas, por sua vez, podem acarretar, em casas com telhados e coberturas deficientes ou danificados, goteiras; infiltrações de água, que podem apodrecer estruturas de madeira ou mesmo desestabilizar estruturas feitas de outros materiais; e umidade, a qual é responsável pelo aparecimento de mofo, fungos e bactérias, além de provocar o descascamento de tintas em paredes e descolamento de outros tipos de pisos e revestimentos.

Por fim, o calor e o frio curitibanos são condições climáticas que também podem ser amenizadas por telhados e coberturas adequados. Geralmente, cada tipo de material pede um instalador de telhados e coberturas nele especializado, que se responsabilizará pela execução do serviço a partir de um projeto desenvolvido por um arquiteto, que é quem definirá o tipo de telhado ou cobertura, tanto por razões funcionais quanto estéticas. O telhadista ou especialista em outros materiais também pode fazer sugestões, especialmente quando o serviço é um reparo ou uma renovação de pequenas dimensões para o qual não se contratou um arquiteto ou designer de interiores.

 

Telhado: para que e quem instala

Telhado é a mais popular cobertura de uma edificação, justamente porque ela consiste na disposição de telhas de cerâmica ao longo de uma estrutura de madeira inclinada, cuja função é escoar os detritos que podem cair sobre o telhado. Quando o telhado tem uma inclinação, diz-se que ele tem meia água e, quando tem uma inclinação de cada lado, ele tem duas águas, sendo que pode ter três ou mais águas, dependendo do número de volumes do prédio. No entanto, além das telhas de cerâmica, existem muitos outros tipos de cobertura, inclusive sustentáveis, ecológicas e naturais, os quais costumam ser instalados por profissionais especializados em cada tipo.  

O telhado ou a cobertura tem como função básica a proteção do imóvel contra as intempéries, como chuva, sol e vento. Outra função importante, especialmente em lugares com temperaturas extremas seja no frio ou no calor, é proporcionar conforto térmico.e/ou acústico.

Cabe ao arquiteto ou engenheiro definir, no projeto de construção ou reforma de um imóvel, definir o tipo de cobertura mais indicado para realizar a funcionalidade esperada, assim como garantir a harmonia estética em relação ao estilo arquitetônico. Já a instalação dessa cobertura será realizada pelo profissional especializado no tipo escolhido. Quando a estrutura do telhado pede madeiramento, caso das telhas de cerâmica, do concreto ou do fibrocimento, o carpinteiro ou o pedreiro é o profissional a ser chamado, podendo ele instalar ou não as telhas de cerâmica. Caso ele não o faça, um telhadista, o profissional especializado no tipo de cobertura mais comum de uma casa, costuma ser chamado para fazer tanto a instalação das peças, quanto os reparos ou trocas delas.

Além dos profissionais autônomos, pode-se recorrer a empresas especializadas em diferentes tipos de telhados e coberturas, as quais não apenas fazem a instalação das estruturas e peças, como também sugerem soluções específicas para determinadas condições ambientais e climáticas locais ou, ainda, para os estilos definidos no projeto arquitetônico. Essas empresas também costumam oferecer serviços de manutenção e reparo para o telhado ou cobertura.

.  

Tipos de telhados e coberturas

A lista de telhados e coberturas existentes no mercado é extensa e, para encontrar a mais indicada para um determinado caso, é preciso fazer uma boa pesquisa ou solicitar as recomendações de um arquiteto. A seguir, alguns tipos mais utilizados:

  • Telhas de cerâmica – É a cobertura mais comum, por isso o nome telhado. Elas cobrem uma estrutura de madeira, que deve ser de boa qualidade e certificada pelo IBAMA para garantir uma grande durabilidade. Esse tipo de telha oferece conforto térmico em dias quentes e frios, além de se apresentar em diversos formatos e cores.
  • Fibrocimento – É um tipo de telha barata, eficiente, resistente e leve, que pede a instalação de um especialista para que a chuva ou o vento não soltem as placas. Como esquenta muito, o fibrocimento precisa de forro ou laje como isolamento térmico.
  • PVC – Resistente a chuvas fortes, este material dispensa ripas e caibros de sustentação e se apresenta em placas grandes com vários formatos e cores.
  • Telhas esmaltadas – Feitas de cerâmica, seu diferencial é a camada de esmalte colorido que garante a resistência e a durabilidade da peça, que pode ser encontrada em várias cores.
  • Shingle – É um tipo de telha ainda pouco conhecido no Brasil, feito a partir de massa asfáltica coberta de rocha vulcânica.
  • Telhas ecológicas – Feitas de fibra vegetal ou PET, são leves, resistentes, fáceis de instalar e não absorvem água, perfeitas para quem tem quer uma opção sustentável.
  • Coberturas naturais – Feitas de materiais verdes sustentáveis, oferecem bom conforto térmico.
  • Telhas metálicas – Um exemplo é o alumínio, mas não são recomendáveis para residências.

 

Qual telhado ou cobertura é mais indicado para Curitiba

As telhas de cerâmica ainda são as mais recomendadas para casas localizadas em Curitiba, justamente porque elas oferecem conforto térmico ao longo de todo ano, faça calor ou frio. Mas esse conforto pode ser ainda mais garantido em todas as estações com a instalação de mantas térmicas, que mantêm uma temperatura média no frio ou no calor, além de proteger o forro contra goteiras.

Por exemplo, as mantas de foil, feitas com alumínio duplo, isolam as temperaturas muito altas ou muito baixas com muita eficiência (a redução do calor pode chegar a 95% com este tipo de manta). Colocadas entre o madeiramento e as telhas, as mantas de foil refletem o calor absorvido pelas telhas e, por ser um material impermeável, impedem a entrada de ar ou umidade.

É preciso lembrar, porém, que a instalação de mantas térmicas não está incluída em um orçamento para colocação de telhados ou coberturas. O serviço precisa ser solicitado a um especialista autônomo ou empresa especializada.

 

Custos da instalação de um telhado em Curitiba

Em Curitiba como em qualquer outra cidade, os custos desse serviço podem ser muito variados, já que é preciso considerar o tamanho da estrutura, o tipo de cobertura escolhido e o prazo para execução, entre outras coisas. Recomenda-se fazer uma descrição minuciosa dos serviços desejados e, a partir dessas informações, pedir pelo menos três orçamentos a profissionais autônomos e/ou empresas especializadas.

 

Como encontrar um especialista em telhados em Curitiba

Se o tipo de telhado desejado for proposto por um arquiteto ou engenheiro em um projeto arquitetônico, o próprio profissional pode indicar um ou mais especialistas em instalação de coberturas feitas com esse material. Outra possibilidade é contatar empresas especializadas no tipo de cobertura desejada ou mesmo aquelas que trabalham com vários tipos.  As lojas de material de construção também podem ter o contato do profissional que se procura, assim como familiares, amigos e conhecidos. Entretanto, a busca pode começar no diretório da homify, que tem a opção de filtro por cidade. 

Buscar imagens relacionadas