Belo Horizonte é uma capital rica em culinária variada, museus, parques e belíssima arquitetura, além de ostentar uma geografia única e diversificada. Já foi considerada pela ONU a metrópole com maior qualidade de vida da América Latina e além disso é uma ótima capital para os negócios.
A capital de Minas Gerais foi uma das primeiras cidades planejadas de todo o Brasil, que idealizou seguir um estilo contemporâneo eclético, priorizando toques dos estilos, neorromânicos, neoclássicos e neogóticos. Anterior a esse período, a capital contava mais com construções conhecidas como barroco mineiro, que segue um estilo mais colonial mesclado ao típico barroco brasileiro.
Em meio a toda essa mistura de tipologias construtivas, veio surgindo também a verticalização da capital, que hoje conta com mais de 2,5 milhões de habitantes.
Atualmente, Belo Horizonte conta com uma arquitetura bem variada, mas possui um ponto em comum: telhados. Toda construção precisa de cobertura, e cada uma delas segue o estilo arquitetônico proposto para a edificação. Mas dentre tantas opções de telhados existentes atualmente no mercado, qual é ideal para Belo Horizonte? Entenda a seguir:
O telhado ideal varia muito de acordo com o tipo de construção e com as prioridades e necessidades da mesma. O clima de Belo Horizonte é bastante ameno, sem temperaturas extremas ou condições climáticas violentas que possam influenciar ou limitar muito no estilo e na execução de uma cobertura.
Para uma casa, os telhados de cerâmica, concreto, fibrocimento e calhetão são os mais comuns e atendem às necessidades climáticas da capital. Por serem mais fáceis de encontrar, também existe a possibilidade de serem mais econômicos, considerando a grande competitividade entre as empresas.
Já para a cobertura de um edifício, é comum usar o telhado em fibrocimento, calhetão ou até a cobertura metálica. Para construções diferenciadas ainda existem telhas de vidro ou translúcidas, que dão um toque de iluminação natural e transparência ao edifício.
Atualmente, existem também opções mais ecológicas, que sempre são indicadas para qualquer construção. Telhas em PVC que são totalmente reaproveitáveis, em PET que são provenientes de garrafas PET recicladas, de fibra vegetal, fotovoltaicas que produzem energia elétrica a partir do sol, entre outras.
Vale lembrar que o telhado ideal é aquele que condiz com o estilo arquitetônico da construção, assim como os objetivos e eficiência da mesma.
Sim. O projeto de um telhado pode ser feito por um arquiteto ou engenheiro. Existem também empresas especializadas em execução e montagem de telhados que elaboram projetos de acordo com a necessidade construtiva da edificação e desejo do cliente. É necessário um projeto para a execução de um telhado pois a estrutura precisa ser dimensionada, calculada e quantificada. Na estrutura aparecem os caibros, as ripas, terças, cumeeira, beiral, calhas, mantas termoacústicas, entre outros. O que é visível aos olhos em um telhado é o mais simples: as telhas. Porém existe toda uma estrutura que precisa ser projetada para que ele funcione. Portanto, busque um profissional adequado antes de executar um telhado, para que este desenvolva um projeto executivo. Desta forma, você ainda gera economia de material e diminui consideravelmente imprevistos, que são tão comuns em canteiros de obras.
Os telhados podem ser projetados por arquitetos, engenheiros ou empresas de telhados especializadas. Essas empresas especializadas normalmente já oferecem a execução do telhado em Belo Horizonte e também apresentam soluções mais variadas de estilos construtivos dos mesmos. Outro benefício dessas empresas é que eles normalmente fazem manutenção e reparo de telhados, o que às vezes se faz necessário.
Entretanto, se você já tiver um projeto e está buscando empresa ou profissional para execução, vai depender do tipo do telhado para fazer a escolha. Telhados comuns compostos de telhas de cerâmica, concreto ou fibrocimento, nos quais a estrutura é comumente de madeira, poderá ser executado por um carpinteiro, pedreiro ou um mestre de obras.
Por outro lado, telhados metálicos de grande escala podem ser feitos por empresas de estruturas metálicas especializadas. Telhados especiais feitos de fibra vegetal ou com células fotovoltaicas, normalmente são executados pela empresa que fornece o material dos mesmos.
Por se tratar de uma capital muito grande e populosa, a forma mais rápida e fácil é pela internet. A busca online por empresas de telhados em Belo Horizonte trará várias opções de serviços para você. Aqui mesmo, na homify, existem algumas empresas que fazem esse tipo de trabalho e também tem muita inspiração de tipos de telhados na aba espaços, ou na aba revista.
Outra boa opção é solicitar indicação de amigos e parentes. Empresas de engenharia e lojas de materiais de construção também são boas opções para buscar indicação desse tipo de serviço.
O mercado está sempre mudando, porém atualmente a melhor opção é o telhado de fibrocimento. Por serem placas finas e leves, a estrutura não precisa de grandes reforços, como acontece nos telhados com telhas cerâmicas ou de concreto, por exemplo.
A dica é: tenha um bom projeto em mãos, com dimensionamentos e quantitativos bem definidos. Dessa forma um telhado será mais econômico e funcional. Busque por uma empresa que atenda às suas necessidades em particular, para então escolher o melhor telhado para você, em relação a custo e benefício.