Encontre os melhores Telhados | homify

119 Telhados

Cidade

Tudo sobre a reforma e construção de Telhados

Todo tipo de edificação necessita de uma cobertura, assim como precisa de paredes e piso. Popularmente, a cobertura de uma casa ou prédio é chamada de telhado, mas esse é apenas um dos tipos de coberturas existentes, no caso, aquelas feitas com telhas.

Há outras opções de coberturas e também empresas especializadas em cada tipo para garantir um serviço de alta qualidade, seja para uma instalação nova, reforma ou reparo. Então, se você precisa contratar profissionais especializados em telhados e coberturas em geral, conheça mais sobre o assunto para fazer a escolha ideal.

Função dos telhados e outras coberturas

Como você deve imaginar, a principal função dos telhados e outras coberturas é proteger, seja da chuva, do sol, do vento, da neve ou quaisquer intempéries do ambiente externo. O conforto térmico e acústico também é proporcionado pela cobertura, junto com as paredes e o piso, sem esquecer das opções com soluções sustentáveis, como as coberturas verdes ou os telhados que ajudam a captar água das chuvas para reaproveitamento.

Quando um arquiteto define como vai ser a cobertura de uma edificação, ele pensa em todos esses fatores e, também, na questão estética, selecionando um tipo de cobertura que harmonize com o estilo da arquitetura. Por tudo isso, a escolha da cobertura deve ser cuidadosa e criteriosa, lembrando sempre de confiar em profissionais experientes e com boa reputação no mercado.   

Principais tipos de telhados e outras coberturas

Entre todas as coberturas, os telhados ainda são os mais utilizados nas construções, em especial das residências. Há telhados de diversos formatos, mas no geral eles são feitos em planos inclinados, de acordo com as necessidades climáticas da cidade. Cada lado inclinado do telhado é chamado de água, por isso é que há telhados de meia água (que na verdade seria de uma água), telhado de duas águas (o tradicional, uma água de cada lado) e telhados com três ou mais águas, conforme a arquitetura da casa.

Além dos tipos de telhados é importante pensar no madeiramento da cobertura e no tipo de telha que será usado. O madeiramento é feito por um carpinteiro, que em boa parte das vezes também é o profissional que irá colocar as telhas. Esse madeiramento é comprado pelo cliente, contando com a ajuda do arquiteto para alertar sobre os cuidados que deve ter ao comprar a madeira. É essencial garantir que seja madeira certificada pelo IBAMA e de boa qualidade, resistente aos cupins, pois o telhado deve permanecer em bom estado de conservação por mais de uma década. Entre os tipos de telhas, veja quais são os mais utilizados nas obras brasileiras:

  • Cerâmica: a mais tradicional entre as telhas é a de cerâmica, que muitas pessoas chamam de telha de barro. É uma opção com bom custo benefício e oferece conforto térmico, de modo a não permitir que a parte interna da casa fique quente ou fria demais. Esse tipo de telha é produzido em diversos formatos e cores para escolher.
  • Fibrocimento: a telha de fibrocimento é o popular Eternit, que na verdade é o nome de uma das marcas produtoras de fibrocimento. Esse tipo de telha é procurado por ser muito barata e eficiente, leve e resistente. Porém, exatamente por ser leve, precisa ser instalada por um especialista para que as placas não se soltem com os ventos e chuvas. Como são placas grandes, não precisa de grande quantidade para uma obra. O único porém é o fato de absorver muito calor, então a casa precisa ter um bom forro ou laje para isolar o calor absorvido.
  • PVC: essa opção também possui ótimo custo-benefício. As placas são feitas em tamanho maior, quase como as de fibrocimento, mas em um formato que se parece com várias telhas de cerâmica juntas, já instaladas. O isolamento térmico desse material não é tão eficiente quanto da cerâmica, mas é um modelo que dispensa o uso de ripas e caibros de sustentação. A resistência às chuvas fortes é boa e há opções de formatos e tamanhos para escolher.
  • Esmaltada: esse tipo de telha é feita de cerâmica e o grande diferencial é a camada de esmalte colorido que recebe. Além de deixar a telha muito bonita, há opções de cores para escolher, bem como se vai ser de uma ou duas faces. Em locais como áreas de festas em que não há forro, esse modelo deixa o teto com um visual mais interessante. Esse esmalte não é utilizado apenas pelo efeito estético, pois também garante uma maior resistência e longevidade da telha.
  • Shingle: as telhas Shingle são feitas a partir de massa asfáltica coberta de rocha vulcânica. Sua coloração é definida a partir de pigmentação cerâmica. Ainda não é muito popular no Brasil, mas está ganhando cada vez mais espaço. É o tipo ideal para quem busca durabilidade e aprecia o estilo dos telhados norte-americanos, sem o volume das telhas tradicionais.
  • Ecológica: esse novo tempo de consciência ambiental tem levado muitas pessoas a optarem pelas telhas ecológicas, de fibra vegetal ou PET, oferecendo boa resistência, leveza e fácil instalação, além de não absorver líquido como as telhas de cerâmica, prevenindo problemas com mofo.
  • Entre os demais tipos de coberturas que você pode conhecer mais a fundo ao conversar com seu arquiteto, estão:
  • Coberturas naturais: essas são as coberturas de origem mineral, como pedras lousas, as vegetais rústicas, como sapé, as vegetais beneficiadas, que podem ser de pequenas tábuas ou papelão betumado. Tem também as coberturas naturais com membranas, malhas metálicas, tipo cascas com sistema de impermeabilização e os terraços, feitos de concreto armado. Por cima de alguns desses tipos de coberturas é possível colocar também a cobertura verde, que é sustentável e oferece um visual orgânico, meio rústico, além de ótimo conforto térmico.
  • Coberturas planas: as chamadas coberturas planas são as águas, já mencionadas, que são planas mesmo estando dispostas de forma inclinada. Elas podem ser feitas com sistemas em madeira, em metal ou em concreto armado.

Qual empresa ou profissional devo procurar para fazer telhados?

Como há diversos tipos de coberturas a escolher, de acordo com as necessidades do projeto feito pelo arquiteto, não é sempre o mesmo profissional ou empresa a prestar esse tipo de serviço. Se a estrutura do telhado envolver madeiramento, quem vai executar essa tarefa é o carpinteiro. Algumas vezes é esse mesmo profissional que instala as telhas, outras vezes não.

Também há muitas empresas que contratam profissionais especializados em diferentes tipos de telhados e outras coberturas, então em uma mesma empresa o cliente encontra diversas opções, inclusive com mais tipos de serviços, como escadas, lareiras, quiosques, decks, escadas e churrasqueiras. Assim é possível sanar várias necessidades em um único lugar.

Portanto, a maneira mais prática e eficiente de encontrar o profissional ou a empresa certa para o serviço que está procurando, é iniciar uma pesquisa pelos perfis listados aqui no topo da página. Nesses perfis dos profissionais é possível encontrar informações como o tempo de experiência do profissional ou empresa, em quais regiões atende, quais tipos de serviço presta e outros detalhes, além de fotos de projetos executados. Depois de selecionar os preferidos, basta entrar em contato para solicitar alguns orçamentos e fechar um bom negócio.

Buscar imagens relacionadas