Pintores - Duque De Caxias: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Pintores em Duque de Caxias

Cidade

Pintores em Duque de Caxias

A cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, emancipou-se de Nova Iguaçu em 1943. Atualmente com uma população de 914.383 habitantes (IBGE 2018), o município é o mais populoso da Baixada Fluminense, com uma predominância de mulheres (52,02%), assim como de negros (54%) e brancos (24,1%), tendo também em sua formação 30% de nordestinos.

A economia do município destaca o comércio e, principalmente, a indústria, com participação importante dos segmentos de vestuário, têxtil, mobiliário, gás, plástico, metalúrgico, petroquímico e químico. A cidade também conta com um pólo avançado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursos de graduação e linhas de pesquisa avançada nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e biofísica são oferecidas em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Com clima geralmente quente, amenizado em parte em alguns distritos próximos à área verde da Serra dos Órgãos, Duque de Caxias pode ter no verão temperaturas que chegam aos 40 °C e no inverno temperaturas que podem descer aos 10 °C ou menos. Isso significa que, ao longo do ano, as construções podem sofrer tanto com a umidade, quanto com o calor, o que pode exigir, por exemplo, tanto em um caso quanto no outro, a reparação ou renovação da pintura de paredes internas e externas, assim como de outras superfícies que ficam à mercê de intempéries.

As chuvas ou a umidade pela proximidade com áreas verdes podem levar à danificação de paredes, mobiliário e outras superfícies, devido a manchas de bolor, fungos ou bactérias. Também o calor pode afetar o estado da pintura de muros e paredes externas, fazendo com que ela descasque. Nesses casos, a solução é manter a pintura em dia, refazendo-a sempre que necessário, de modo a eliminar as manchas ou as partes danificadas pelo desprendimento das camadas de tinta.

Além da função de proteger por mais tempo as superfícies contra as adversidades climáticas, a pintura também ter uma função decorativa ao lhes proporcionar a aparência de novas. Mas é preciso fazer um alerta: muita gente que acredita que pintar paredes e outras superfícies da casa é uma tarefa simples e fácil pode ter algumas surpresas desagradáveis ao optar por tomá-la para si. A melhor decisão é contratar um pintor de paredes profissional, que não só vai fazer o trabalho do modo certo (como, por exemplo, escolher um dia e horário mais adequado para a pintura, em função das condições climáticas locais) e mais rápido, como também vai sugerir cores e texturas de tintas mais indicadas para cada ambiente, incluindo lançamentos e novidades. 

 

Por que contratar um pintor em Duque de Caxias

Além da função de proteção da tinta aplicada, a pintura de uma parede, muro, teto ou outra superfície interna ou externa é uma das melhores maneiras de fazer a renovação estética de um imóvel, inclusive em termos de economia com os gastos. Fácil e rápida, a pintura é uma forma de decoração que dá bons resultados.  

Mas, como já dissemos, há quem queira se encarregar por conta própria da pintura de um ambiente ou mesmo da casa inteira, mesmo sem nunca ter feito algo parecido. O problema é que as chances de tudo dar errado são enormes, mesmo com um passo a passo encontrado na internet. Pode-se, por exemplo, gastar dinheiro à toa ao comprar um galão de tinta sem antes fazer um teste na parede para ver se o resultado agrada. Nesse caso, o certo é comprar uma lata pequena só para experimentar e, se gostar, comprar o galão. Pode-se também esquecer de lixar e tapar com massa corrida os buraquinhos da superfície antes de pintar e o resultado vai ser muito amador e nada bonito. Pode-se ainda manchar as paredes ao pintá-las sem técnica nenhuma, danificar móveis e outros elementos e superfícies por não protegê-los dos respingos de tinta, passar demãos demais ou não fazer a mistura certa da tinta com água. Enfim, são muitos os erros possíveis ao fazer o serviço de maneira amadora.

A contratação de um pintor de paredes profissional é a forma mais segura (e barata) de obter os resultados desejados com a pintura de paredes e outras superfícies. Em Duque de Caxias, as condições climáticas variam bastante de uma estação do ano à outra e, dependendo de onde se encontra o imóvel que será pintado, ele pode apresentar problemas com umidade e fungos. O pintor profissional sabe lidar com todas as especificidades climáticas e estruturais e propor a melhor solução para a pintura, desde um pré-preparo adequado para uma determinada superfície até tintas mais resistentes, assim como sugerir cores e texturas igualmente apropriadas em termos estéticos. 

 

O que faz um pintor de paredes

O pintor de paredes profissional geralmente atua na construção civil como membro de uma equipe de trabalho na construção e reforma de imóveis residenciais, comerciais, corporativos, industriais e institucionais. Nesse caso, ele costuma ficar sob a supervisão de um mestre de obras, que o encarrega do preparo e da pintura de superfícies como paredes, muros, portas e grades. Já o pintor de paredes mais experiente geralmente conta com um ajudante que organiza o ambiente de trabalho e prepara a superfície que será pintada.

Por sua vez, o pintor de paredes autônomo é contratado diretamente pelo cliente, geralmente em caso de imóveis residenciais, para realizar pinturas internas e/ou externas à casa. Ele também pode fazer texturas em paredes e aplicar verniz em elementos como portas, janelas e decks de madeira ou laca em móveis de madeira. Pinturas decorativas também podem estar entre as atribuições de um pintor de parede profissional. De maneira geral, o processo de pintura de uma superfície realizado por um pintor experiente  visa tanto a torná-la homogênea, quanto a protegê-la de água, corrosão e fungos, e compreende aplicar massa corrida para deixá-la lisa, lixá-la em seguida e, finalmente, pintá-la com a tinta adequada.

 

Qualificação do pintor de paredes

A profissionalização do pintor de paredes passa por uma formação de nível fundamental ou médio complementada por cursos técnicos na área, os quais são geralmente oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) e por lojas de materiais de construção ou tintas. A experiência prática, porém, vem com a atuação inicial do aspirante a pintor como ajudante de pintura na construção civil. De qualquer modo, o pintor de paredes profissional precisa estar sempre atualizado no que se refere a novas técnicas, materiais, tintas e ferramentas, assim como ter conhecimento de normas de segurança na sua área de trabalho.

 

Custos e como encontrar um pintor de paredes em Duque de Caxias

O maior mercado do pintor de parede autônomo é o residencial, no qual ele recebe geralmente por hora trabalhada, valor esse que varia muito em Duque de Caxias, uma vez que depende da extensão e/ou complexidade dos serviços de pintura. O ideal é pedir pelo menos três orçamentos diferentes a profissionais que podem ser encontrados por meio de recomendações de familiares, amigos e conhecidos ou, ainda, no diretório de profissionais da homify.