Pintores - Curitiba: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Pintores em Curitiba

Cidade

Pintores em Curitiba

Conhecida como a capital ecológica do Brasil, Curitiba costuma lançar mão de inovações urbanísticas e tecnológicas que conciliam sustentabilidade ambiental e qualidade de vida. Com quase dois milhões de habitantes, a capital paranaense mantém 64,5 m2 de área verde por habitante, cinco vezes mais do que a ONU recomenda. A maior parte das áreas verdes está em parques, bosques e praças acessíveis ao público, nos quais é possível encontrar a árvore símbolo do Paraná, a araucária, uma espécie ameaçada de extinção.

A qualidade de vida da cidade é visível também na sua elevada posição nos indicadores de educação e na sua vida cultural e artística dinâmica, com museus famosos como o modernista Museu Oscar Niemeyer (MON) e teatros importantes como Teatro Guairá, além de intensa programação de música, teatro, dança, literatura, cinema, artes visuais e artes plásticas. Ao mesmo tempo, a capital paranaense exibe uma forte influência de imigrantes europeus e japoneses na cultura, em especial na culinária e nas festas típicas.

Localizada a mais de 900 metros acima do nível do mar, Curitiba apresenta um clima temperado que traz temperaturas bem baixas no inverno (podendo chegar a menos de 0 grau eventualmente) e temperaturas relativamente altas no verão, quando há muitas tempestades tropicais. Em todas as estações, contudo, são muito freqüentes as chuvas, o que contribui para uma persistente umidade do ar que pode atingir e danificar paredes, mobiliário e outras superfícies com manchas de bolor, além de fungos e bactérias.

Nesses casos, uma maneira eficiente de evitar as manchas de umidade nas mais variadas superfícies é mantê-las com a pintura em dia. Isso porque a tinta com que é feita a pintura não tem apenas uma função decorativa que proporciona uma aparência de coisa nova, mas também serve para proteger por mais tempo as superfícies das condições climáticas adversas.

Embora muita gente acredite que pode realizar sozinha a pintura de uma parede, um ambiente ou uma casa, a verdade é que a tarefa exige conhecimentos, técnicas, passos e procedimentos que um leigo não tem. Para não ter uma surpresa desagradável ao final da aventura de pintar as superfícies por contra própria, o mais recomendado é chamar um pintor de paredes profissional. Ele vai não apenas fazer o trabalho da maneira correta, como vai também sugerir cores e texturas de tintas adequadas para cada ambiente, inclusive lançamentos recentes no mercado que podem funcionar melhor em uma determinada superfície.   

 

Por que contratar um pintor em Curitiba

Como já dissemos, a pintura tem duas funções: uma decorativa e outra de proteção. A aplicação dela em paredes, muros e tetos transforma completamente a aparência do imóvel novo ou antigo, sem demandar gastos exagerados. Por isso mesmo, a pintura – de uma parede ou da casa inteira – é uma forma fácil e rápida de decoração.

O problema é que algumas pessoas acham que dão conta da pintura sozinhas, mesmo sem nunca terem feito algo semelhante. A verdade é que, nesses casos, a chance de errar é enorme. Por exemplo, comprar um galão inteiro de tinta sem antes fazer um teste na parede para ver se gosta do resultado; deixar manchas de tinta na parede em todas as direções ao pintar de forma desorganizada; danificar com respingos de tinta móveis, pisos e outros elementos por não protegê-los corretamente; perder pincéis por deixar a tinta secar neles; não misturar a tinta com água da forma correta ou aplicar a tinta pura diretamente na parede; passar só uma demão ou demãos demais; e passar o rolo com tinta na parede de forma descuidada de modo a deixar faixas de tinta no teto ou nas paredes laterais.

Esses exemplos evidenciam que pode sair mais barato contratar um pintor de paredes profissional. E em Curitiba, onde as chuvas são freqüentes e a umidade do ar é geralmente alta, um pintor experiente vai saber, por exemplo, sugerir as tintas mais indicadas para cada ambiente e levar em conta as condições ambientais para determinar dia e horário para a pintura, já que ela não pode ser feita quando o tempo está chuvoso, por exemplo, pois demora muito para secar e retarda a realização das próximas demãos.

 

O que faz um pintor de paredes

De maneira geral, o pintor de paredes exerce sua profissão na construção civil, como membro de uma equipe de trabalho para a construção ou reforma de edifícios residenciais, comerciais, industriais, corporativos e institucionais. Durante a etapa de pintura na construção civil, o pintor de paredes vai se reportar a um mestre de obras, preparando e pintando superfícies tais como paredes, muros, tetos, portas e grades. Ele pode ter um ajudante que organiza o ambiente de trabalho e prepara a superfície a ser pintada. Já como autônomo, o pintor de paredes profissional é contratado diretamente pelo cliente para executar pinturas internas e externas na residência dele.  

Esse profissional também faz texturas em paredes, aplica verniz em portas, janelas e decks de madeira, assim como laca em móveis do mesmo material. Ele também faz pinturas decorativas em paredes e móveis, entre outras atribuições.

Cabe lembrar que o processo de pintura de uma superfície prevê a aplicação de massa corrida para deixá-la lisa, depois o processo de lixar a superfície e, finalmente, a pintura com tintas adequadas. Esses passos permitem obter uma pintura homogênea, assim como protegê-la contra água, corrosão e fungos.

 

Qual é a qualificação do pintor de paredes

O pintor de paredes profissional tem formação de nível fundamental ou médio completo, complementada por uma formação técnica como pintor de paredes. Essa formação geralmente é obtida no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ou na Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), mas também é ofertada em lojas de materiais de construção ou tintas.

A experiência prática, no entanto, é o que faz a diferença, o que leva os interessados na profissão buscarem postos iniciais como ajudantes de pintura na construção civil. Os pintores de paredes profissionais também precisam estar atualizados quanto a novas técnicas e materiais, como tintas e ferramentas, e ter conhecimento de normas de segurança no trabalho.

 

Quais os custos do pintor de paredes e como encontrá-lo em Curitiba

Os pintores de paredes que trabalham na construção civil ou nas instituições públicas geralmente recebem salários. O maior mercado de trabalho deles, porém, é o residencial, onde eles trabalham como autônomos, recebendo por empreitada ou por hora trabalhada. O valor da hora trabalhada do pintor de paredes varia muito em Curitiba, de modo que é importante solicitar pelo menos três orçamentos antes de fechar contrato com algum deles, especificando exatamente o que deseja que seja feito na sua casa. Os familiares, amigos e conhecidos podem ser as primeiras fontes de recomendação de profissionais, mas esta página do diretório da homify já pode fornecer os contatos com alguns pintores de parede em Curitiba.