A pintura, além da questão estética, tem como principal função proteger as superfícies. Uma parede que não recebe pintura e fica com o reboco à mostra, está exposta às chuvas e à umidade. Até mesmo as paredes que são internas se danificam com mais facilidade se não receberem pintura adequada.
Diante disso, já sabemos como é importante o serviço de pintura. Aqui, você vai entender o porquê de contratar um pintor, como encontrar um pintor em BH, como os profissionais cobram pelo serviço, qual as melhores e as piores épocas do ano para pintar em Belo Horizonte e ainda dar algumas dicas sobre como escolher o tipo de tinta ideal e sobre os cuidados na hora de pintar.
Hoje em dia estão em altas pinturas super criativas, com guias Do It Yourself (faça você mesmo) para transformar os ambientes. O serviço de pintura pode parecer fácil, mas não é. Isso não quer dizer que você não possa se aventurar e pintar algumas paredes da sua casa, mas antes, assista a muitos tutoriais, leia sobre o assunto e peça ajuda na hora loja de tinta para escolher a tinta adequada. Mesmo assim, não há garantia de que o serviço ficará perfeito. Se você quer um serviço de extrema qualidade, contrate um bom pintor. Além de ficar com uma parede perfeita, você não vai se incomodar.
Outra vantagem de contratar um pintor é que não haverá tanto desperdício de tinta e materiais porque ele saberá exatamente o que será utilizado. A maioria dos pintores inclusive faz a relação de materiais necessária para o serviço todo.
Se sobrar material, você pode guardar para possíveis retoques no futuro ou até mesmo negociar com o profissional, o que é bem comum. Como os pintores sempre estão com trabalhos agendados, possivelmente um próximo cliente irá precisar de alguns produtos básicos como tinta branca, base, fita crepe, etc.
O conhecimento sobre pintura geralmente é passado informalmente. Por isso, é muito comum ver pais, filhos e primos trabalhando todos na mesma área de atuação. Dentre as áreas da construção civil (pedreiro, eletricista, carpinteiro, encanador) é a que apresenta menos riscos de acidentes. Apesar de o conhecimento ser adquirido de maneira informal, garanta que o profissional que você está contratando tenha experiência na área.
Comece sempre pedindo indicações de seus conhecidos. Dessa maneira você saberá que que o serviço do profissional é bom. Se você mora em condomínio, peça indicações para os vizinhos ou em algum grupo do prédio (whatsapp, facebook, email) porque isso facilita a contratação, já que o profissional já esteve no lugar e você poderá ver o trabalho que ele executou com facilidade.
Você também pode procurar online. A homify possui vários profissionais cadastrados que podem ser filtrados por cidade ou por CEP. Além disso, você pode pedir orçamentos gratuitamente, fazer um comparativo entre eles e escolher aquele que mais se encaixa nas suas necessidades.
Os pintores costumam cobrar de três maneiras diferentes:
As épocas chuvosas são sempre as piores para executar o serviço de pintura, principalmente quando envolver emassamento de parede ou forro de gesso. Isso acontece porque os materiais possuem um tempo determinado de secagem, que será postergado caso o ar esteja muito úmido.
Em Belo Horizonte, o período de mais chuvoso e quente é de outubro a março, já o mais seco e frio é de abril a setembro. Se você puder escolher uma data específica para pintar ou emassar, escolha os meses mais secos.
Assim como tudo em uma obra, a pintura exige a alguns cuidados básicos para que seja feita sem muita sujeira e com qualidade. Abaixo seguem alguns pontos importantes para você conversar com o pintor que você irá contratar: