A antiga cidade de São Gonçalo, hoje com mais de 1 milhão de habitantes, já contava com os serviços dos marceneiros desde os primórdios. Nas construções das primeiras casas e empreendimentos, os detalhes de madeiras entalhadas eram feitos por esses artesãos, bem como a construção dos pesados móveis de madeira maciça, dentro das exigências dos hábitos de decoração europeus.
Atualmente, as ferramentas de trabalho dos marceneiros em São Gonçalo estão mais modernas e as técnicas mais avançadas, mas esses profissionais ainda são necessários, pois o trabalho dos artesãos é insubstituível. Saiba mais sobre essa profissão para ajudar a encontrar o marceneiro ideal.
Muitas pessoas ficam na dúvida sobre quando podem contratar os serviços dos marceneiros e qual é a diferença dessa atividade para a dos carpinteiros. Essa confusão é comum porque os dois profissionais trabalham com madeira.
O carpinteiro utiliza a madeira bruta e maciça para a montagem de estruturas em obras de construção civil e também naval. Essas estruturas são para fazer a fundação, servir de forma para o concreto e fazer o telhado, pois é sobre o madeiramento que são colocadas as telhas.
O marceneiro trabalha com a madeira em diferentes formatos e tipos, não apenas maciça. Ele trabalha com materiais como aglomerado, MDF e MDP e realiza um trabalho mais detalhado e delicado. Para construir móveis e diversos objetos decorativos em madeira é preciso pensar em acabamentos, pintura e diversos detalhes que geralmente não fazem parte do trabalho dos carpinteiros. Então essa é a grande diferença entre esses profissionais.
Quanto aos serviços prestados, os marceneiros em São Gonçalo são especializados em projetos de interiores. O cliente pode ter um projeto feito por um arquiteto ou designer de interiores para que o marceneiro execute ou pode ir à marcenaria e solicitar que o designer da empresa faça o projeto.
Mas nem sempre precisa de projeto para contratar esse serviço. Peças avulsas também podem ser feitas, como uma cama, uma mesa ou um armário de madeira. Se os móveis antigos ainda estão bons, apenas precisando de algumas melhorias, também é o marceneiro que deve ser chamado para essa tarefa.
Em boa parte dos projetos de interiores os profissionais sugerem a instalação de móveis sob medida. Claro, se essa sugestão estiver de acordo com o pedido e o orçamento do cliente. A razão disso é que ao mandar fazer móveis sob medida especialmente para um determinado espaço, como uma sala pequena, o ambiente vai ter um layout muito mais bonito e funcional, aproveitando cada centímetro e com a vantagem de ser possível fazer um desenho exclusivo.
Então, mesmo que tenha o custo do projeto, é uma opção com maior custo benefício, visto que os móveis sob medida vão ser realmente úteis, do gosto do cliente e vão durar mais tempo, quando feitos com o material adequado. Nesse sentido entra em cena a importância de contratar bons profissionais.
Mandar fazer móveis sob medida sempre será um investimento importante, pois tem um valor agregado. É um serviço do qual se espera alta qualidade, respeitando o valor empregado e a expectativa por uma durabilidade prolongada. Portanto, o resultado mínimo que o cliente deseja é exatamente o que solicitou e o que o profissional prometeu. Veja o que deve observar no serviço de um marceneiro para saber se ele entende mesmo do que faz.
Na hora de começar a fabricação dos móveis, a marcenaria ou o profissional deve apresentar um cronograma com datas a cumprir, junto com um contrato de serviço que é a garantia de que tudo será entregue conforme o combinado. O contrato deve ser lido com atenção e o cliente nunca deve abrir mão desse documento.