Marceneiros - Porto Alegre: Encontre os melhores profissionais | homify

3 Marceneiros em Porto Alegre

Cidade

Marceneiros em Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul conta atualmente com uma população de quase de 1,5 milhões de habitantes e é considerada uma das melhores capitais do Brasil para se viver, trabalhar, se divertir e estudar. É uma cidade completa e conta com diversas atrações como parques, numerosos museus, edifícios históricos e noite agitada. Além disso é uma das cidades mais alfabetizadas e arborizadas do país, e ostenta mais de 80 títulos e prêmios como uma das melhores capitais brasileiras para se viver com qualidade de vida e garantia de trabalho e lazer. É uma cidade rica também na área da cultura, com esporte, arte e ciências, todos muito bem desenvolvidos. 

Porto Alegre é a segunda capital mais verticalizada do país e quase 38% da população vive hoje em apartamentos na moderna capital. 

A moradia em apartamentos faz com que a população pense em ambientes planejados, considerando que esse tipo de imóvel tem área normalmente reduzida, se comparada a de uma residência. Ambientes com mobília feita em marcenaria sob medida otimizam apartamentos e salas como nenhum outro tipo de móvel. Especialmente um ambiente como a cozinha que, quando é planejada, se torna mais proveitosa e funcional. Se você for proprietário de um apartamento em Porto Alegre, é altamente recomendado que elabore móveis sob medida para o máximo aproveitamento do imóvel e até valorização do mesmo.

A boa notícia é que em Porto Alegre existem diversas marcenarias de qualidade, que executam ambientes sob medida como cozinhas, banheiros, salas, dormitórios, entre outros.

O que faz um marceneiro?

O marceneiro é um profissional que cria e constrói móveis de madeira e compensados feitos especialmente para cada um de seus clientes. É um profissional que ainda é considerado como um artesão, pois mesmo que ele faça o uso de máquinas na maior parte do tempo, o seu produto é sempre único e especial para cada cliente ou situação. O marceneiro trabalha com produção de mesas, cadeiras, objetos de decoração, ambientes completos sob medida, armários, painéis e até divisórias. Eles utilizam chapas de MDF, OSB, MDP e os compensados de madeira. Generalizando, todas essas chapas são provenientes da madeira como matéria-prima. 

Além dos compensados, eles utilizam de materiais como puxadores e ferragens para trilhos, dobradiças e demais necessidades. Também existem marceneiros que trabalham com alguns tipos de madeira maciça e natural, basta consultar o profissional. Marcenarias também comumente fazem parcerias com marmorarias, empresas de esquadrias metálicas e de vidros e espelhos, para garantir a entrega de um trabalho completo. 

É necessário ter um projeto para fazer um ambiente sob medida com um marceneiro?

Não é obrigatório ter um projeto para contratar uma marcenaria, mas é altamente recomendado. Com um projeto feito por um arquiteto ou designer, você terá um ambiente planejado e com aproveitamento máximo para receber o benefício da marcenaria. A visão desses profissionais transforma os ambientes de forma mais otimizada e, além disso, você poderá solicitar orçamentos para mais do que um marceneiro se tiver um projeto em mãos. Ou seja, é economia e solução de uma só vez.

Por outro lado, em lojas de móveis planejados normalmente existem profissionais na equipe que desenvolvem o projeto da marcenaria para ambientes planejados. Lembre-se de questionar sobre o projeto e, se houver um, considere o valor desse trabalho juntamente à execução da marcenaria antes de contratar o serviço. Vale a pena avaliar a perspectiva de contratar um arquiteto ou designer e depois escolher uma marcenaria, ou de contratar apenas a marcenaria mesmo sem projeto. 

Onde encontrar um bom marceneiro em Porto Alegre?

Existem inúmeras marcenarias em Porto Alegre, por conta da grande demanda. A maneira mais fácil de encontrar uma boa marcenaria é pela internet mesmo. Aqui na homify, existem algumas opções de marcenarias de confiança para você conhecer. Basta acessar o perfil de cada um deles que será possível ver fotos de obras executadas e até solicitar orçamento. 

Outra forma é buscar marcenarias e lojas de móveis pelo centro da capital mesmo, assim já é possível visitar e conhecer o trabalho da empresa.

Indicações de conhecidos, amigos e parentes também são muito bem-vindas.

Quanto custa o serviço de uma marcenaria em Porto Alegre?

É aí que entra a grande importância de ter um projeto de interiores em mãos. Se houver um projeto, o recomendado é que você solicite orçamento para diversas marcenarias para comparar valores, que podem variar muito. Mas não pense que o mais barato é o melhor. Questione sobre os tipos de chapas, tipos de ferragens e verifique o acabamento na própria marcenaria em questão fazendo uma visita na empresa.

Para precificar o serviço de uma marcenaria é preciso entender o tipo de serviço solicitado. Se for o desenvolvimento de uma mesa de jantar, por exemplo, vai depender do tipo da mesa, mas pode variar de 500 reais até 2.000 reais. O mesmo vale para ambientes feitos sob medida: tudo depende do tipo de acabamento, material, complexidade, metragem quadrada e outros fatores. 

É possível fazer um apartamento inteiro com uma marcenaria?

É possível e é recomendado. Móveis prontos na grande maioria das vezes não servem para qualquer ambiente, especialmente para apartamentos pequenos. Itens como mesas, cadeiras, criado-mudos e outros móveis são facilmente encontrados em sites e lojas a preços mais baixos e são itens se encaixam mais facilmente por serem soltos, porém uma cozinha ou uma bancada de banheiro é mais complicado. Muitas vezes comprando móveis prontos fica difícil de adequar ao espaço, portanto com uma marcenaria o aproveitamento de um ambiente é otimizado ao máximo. Comece a planejar a marcenaria pelas áreas molhadas, como cozinha, lavação e banheiros, já que nesses espaços é recomendado utilizar materiais mais nobres e resistentes à umidade. Também por serem locais onde precisa de espaço para armazenamento de itens que muitas vezes são abrasivos.

E então você pode planejar sala de TV com painel adequado, closet no quarto, divisórias de ambientes, entre outras ideias possíveis para o seu espaço em particular. O mais legal é que com uma marcenaria o seu espaço será único, portanto nenhum outro apartamento terá móveis iguais aos seus.