Marceneiros - Natal: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Marceneiros em Natal

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Marceneiros em Natal

Natal é conhecida em todo o Brasil por ser uma cidade com belezas naturais deslumbrantes. As belezas feitas pelo homem também são de tirar o fôlego, como os parques, monumentos, museus, teatro e a catedral. Tudo sendo criado desde 1599 pelos engenheiros, arquitetos, carpinteiros e marceneiros em Natal. Profissionais que continuam sendo fundamentais para proporcionar mais beleza, conforto, bem-estar e funcionalidade à vida das pessoas.

No caso dos marceneiros, fazem isso ao criar móveis sob medida, objetos decorativos exclusivos, acabamentos em paredes, portas, janelas, luminárias e tudo mais onde a madeira pode ser útil. Veja o que fazem os marceneiros em Natal e dicas para contratar o melhor profissional.

Quando contratar marceneiros em Natal?

Quem se muda para Natal e compra uma casa ou apartamento, certamente tem um bom motivo para contratar um marceneiro em Natal que vá poder mobiliar a residência com móveis que serão feitos especialmente para cada espaço.

Os móveis de marcenaria são desenhados pelo designer de interiores, de acordo com o estilo de decoração, a finalidade de cada ambiente, satisfazendo todos os gostos e necessidades do cliente. Então, ainda que seja um investimento geralmente acima de R$ 3 mil para um projeto bem simples, traz muitos benefícios a longo prazo.

Para fazer apenas uma renovação na sala, por exemplo, sem trocar todos os móveis, o marceneiro pode fazer um novo painel para a televisão com um rack e prateleiras para melhor organizar e decorar o ambiente. Não precisa de um projeto completo, apenas encontrar a marcenaria que faz móveis para um showroom e vende peças avulsas que podem ser adaptadas sob medida. O marceneiro também conserta móveis de madeira e renova peças antigas, como aquela mesa com cadeiras herdada da avó e que vale a pena manter em bom estado.

Diferença entre carpinteiro e marceneiro

A marcenaria e a carpintaria trabalham com madeira, mas de formas diferentes. O carpinteiro trabalha no canteiro de obras, utilizando a madeira bruta e maciça para fazer as estruturas provisórias do início da construção e depois as permanentes, como o telhado.

O marceneiro trabalha com projetos de móveis sob medida de vários estilos, que podem ser com madeira maciça, aglomerados, MDF, MDP e outros tipos. Ele faz um trabalho mais detalhado e artesanal. Muitas vezes esses dois profissionais trabalham juntos, complementando as funções um do outro.

Diferença entre móveis sob medida e modulares

Os móveis sob medida são feitos a partir do zero, com os materiais escolhidos pelo cliente e no modelo exclusivo desenhado para ele. Esses móveis são desenhados pelo arquiteto de interiores ou designer contratado pelo cliente e levado a um marceneiro para ser produzido.

Os móveis modulares são peças de móveis vendidas em padrões de cores e modelos, que o cliente escolhe de modo a montar seu móvel com a quantidade de peças que desejar. São vendidos nas lojas de móveis, como uma solução intermediária entre os móveis sob medida, que são mais caros, e os móveis prontos, que não se adaptam aos ambientes.

Essas são as características de cada tipo, mas não quer dizer que um seja melhor do que o outro. Vai depender da necessidade de cada projeto.

Como escolher os melhores marceneiros em Natal

Natal é uma cidade que se preocupa com o meio ambiente, em especial por seu bioma ser formado pela Mata Atlântica. Em Natal está o Parque Estadual das Dunas, primeira unidade de conservação do estado e segundo maior parque urbano do Brasil com 1.172 hectares. Em 1993 foi reconhecido como Patrimônio Ambiental da Humanidade pela UNESCO.

Essa cultura em prol da preservação ambiental faz com que todos os bons marceneiros em Natal saibam da importância em utilizar apenas madeira certificada pelo IBAMA em todas as peças que constroem. É uma questão de consciência e também de seguir a lei. Então, garantir que está comprando móveis sob medida com madeira certificada é um ponto forte na hora de escolher o melhor marceneiro.

Outro ponto importante para escolher o marceneiro ideal para o seu projeto é ver de perto trabalhos que ele já realizou. Pelo perfil dos profissionais na homify, muitas vezes é possível ver fotos de trabalhos feitos, o que ajuda muito na seleção do cliente. Mesmo vendo por fotos, quando já tiver selecionado 2 marceneiros, o melhor a fazer é visitar a marcenaria para conhecer o trabalho bem de perto e decidir. Veja o que deve observar quando estiver vendo o trabalho do marceneiro pessoalmente:

  • Capricho na montagem: observe se todas as peças do móvel estão bem encaixadas, sem sobras nos cantos das portas ou gavetas. Teste, abrindo e fechando, para ver se estão firmes e fáceis de mover. Veja se foram utilizados parafusos ou materiais menos resistentes, como pregos, cola ou grampos para unir as partes do móvel.
  • Cuidados com o acabamento: o acabamento de um bom móvel sob medida é impecável. Não pode haver arranhões, lascas, rachaduras, bolhas na pintura, aspereza de madeira mal lixada e manchas. Nada disso é aceitável em um móvel feito sob medida, com alto investimento. Passe a mão sobre o móvel para sentir se está liso, sinta se os puxadores estão firmes e a tinta foi bem aplicada.
  • Opções de materiais: existem diversos tipos de madeira, ferragens, tintas, revestimentos e outros detalhes para fazer móveis em marcenaria. Portanto, o bom marceneiro vai dizer ao cliente quais são todas as opções que ele oferece, da mais cara à mais barata, falando de suas vantagens e desvantagens. Essa é uma demonstração de que o profissional realmente quer oferecer uma boa experiência ao cliente, com liberdade para escolher o que é melhor para ele.
  • Cumprimento de prazo: imprevistos acontecem, mas serviços de marcenaria não podem atrasar. Infelizmente, acontece muito, mas as marcenarias que querem mostrar credibilidade, fazem um contrato de serviço determinando cada detalhe, inclusive a data de entrega. Se for fazer um projeto com um marceneiro, esse contrato deve ser feito para proteger as duas partes de qualquer situação que cause desentendimento ou conflito.

Agora, tudo pronto para começar a pesquisa, visitando os perfis dos marceneiros em Natal. Conheça os serviços oferecidos, fotos de trabalhos prontos, se oferecem diferenciais e envie uma mensagem pelo próprio perfil do profissional para pedir um orçamento.