Manaus, município que é a capital do estado do Amazonas, se consolidou como o principal centro urbano, financeiro e industrial da Região Norte do Brasil. Consequentemente, a cidade também dispõe de grande variedade de serviços, tecnologias e prestadores de serviço na área da construção civil. O município, que conta hoje com mais 2,1 milhões de habitantes, ainda sustenta uma arquitetura eclética, que mescla os estilos clássico, medieval, renascentista, neoclássico e barroco, em contraste com o processo de verticalização e modernização. Basta andar pelo centro para observar que Manaus é uma cidade onde a arquitetura conta boa parte da história através de um olhar singular, com prédios de fachadas extremamente ornamentadas e mobiliário com desenhos únicos. Esse contexto demonstra o quanto construtores, carpinteiros, ladrilheiros e marceneiros sempre foram profissionais importantes na história e na construção de Manaus.
Existem diversos marceneiros em Manaus e, às vezes, encontrar um profissional qualificado, que entenda o que você precisa e consiga executar exatamente o que você deseja pode parecer trabalhoso e complicado. Para facilitar, aproveite e consulte o portfólio e os trabalhos desenvolvidos pelos marceneiros em Manaus que estão cadastrados na homify. Selecione os três profissionais que você mais se identificou e que, de preferência, tenham um espaço físico próximo à sua casa, para entrar em contato e fazer um orçamento. As melhores formas de avaliar a qualidade e o acabamento do trabalho de marcenarias em Manaus são:
O atendimento, a estrutura e a organização de uma marcenaria são questões que também influenciam na qualidade dos móveis e no prazo de entrega. Aproveite a oportunidade para solicitar um orçamento detalhado dos móveis planejados para o seu projeto.
Para solicitar um orçamento de móveis planejados, você deve ter no mínimo as medidas dos espaços e algumas imagens de referência. O ideal é que você contrate e desenvolva um projeto de mobiliário personalizado com um arquiteto de interiores, e leve todas as especificações, medidas e imagens até um marceneiro em Manaus para que ele possa entregar um orçamento mais assertivo. Algumas marcenarias em Manaus também contam com um designer de interiores e desenvolvem projetos de mobiliário que só são cobrados caso o orçamento seja aprovado.
Defina a matéria prima e o tipo de acabamento que vai querer nos seus móveis planejados:
Ao receber o orçamento de uma marcenaria em Manaus, certifique-se de que esteja descrito o tempo de garantia oferecido, e avalie se estão inclusos no orçamento alguns serviços e itens complementares como: vidros, espelhos, granitos e puxadores. A qualidade das ferragens também é algo que influencia no valor e interfere bastante no uso e na durabilidade dos móveis planejados, portanto, é importante que a marca e o tipo das ferragens esteja especificado.
Faça um comparativo entre pelo menos três orçamentos de diferentes marceneiros em Manaus. Quando se está fazendo um comparativo de orçamentos, é importante avaliar as formas de pagamento que cada fornecedor oferece. As marcenarias maiores costumam trabalhar com financiamentos ou oferecem ótimas condições de parcelamento, enquanto as marcenarias menores e mais artesanais podem apresentar preços melhores, mas condições de pagamento mais restritas. Junto a isso é importante avaliar o prazo de entrega dos móveis, especialmente se você tem pressa em realizar uma mudança. Após definir a empresa que você vai contratar, garanta que as duas partes assinem um contrato de prestação de serviços e que seja realizada uma conferência de medidas in loco, independente da existência de um bom projeto de interiores.
Caso você more em um prédio de apartamentos, existem algumas questões que devem ser planejadas para garantir uma montagem de móveis tranquila e sem surpresas:
Em boa parte da história do país, especialmente no período colonial, era bem comum que os carpinteiros e marceneiros desenvolvessem trabalhos com madeiras nobres como cedro, cerejeira, imbuia, mogno, marfim e ipê. Nas últimas décadas a criação de algumas leis ambientais brasileiras restringiu bastante a extração e o corte de algumas dessas espécies, especialmente na Amazônia, que estão na lista das ameaçadas de extinção. A partir disso, os carpinteiros e marceneiros passaram a usar algumas madeiras menos nobres nas fabricação das suas peças, como pinus e eucalipto. Além do uso de madeiras de reflorestamento para a fabricação de móveis planejados, o MDF e o MDF também são muito usados para este fim.
O MDP é formado por três camadas de chips ou cavacos de madeira e confere estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência a empenamentos e deformações. Geralmente é usado para mesas, armários e balcões. Já o MDF é um material homogêneo e não possui camadas, ótimo para aplicação de pintura, vernizes, colagem de lâminas de madeira e diversos tipos de usinagem - o principal material usado pelas marcenarias atualmente.
O carpinteiro usa ferramentas como serrotes, prumo, trena e formão, para transformar a madeira bruta em peças e estruturas para telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, janelas, venezianas, entre outros. Já as marcenarias e marceneiros em Manaus costumam trabalhar com projetos de mobiliário sob medida mais complexos e detalhados, como cozinhas planejadas.