Marceneiros - Goiania: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Marceneiros em Goiânia

Cidade

Tudo o que você precisa saber sobre Marceneiros em Goiânia

A cidade de Goiânia foi planejada para ser a capital de Goiás na década de 1930, portanto é uma cidade bem nova. Nos seus primeiros prédios a influência do estilo arquitetônico europeu chamado de Art Déco é visível. Uma das construções feitas nesse estilo é a Estação Ferroviária de Goiânia, caracterizada pelas formas geométricas e design abstrato.

Esse estilo, na época, estava no auge e influenciou o trabalho de arquitetos e também dos marceneiros em Goiânia, que criavam diversas partes internas das construções, desde os móveis até acabamentos decorativos, utilizando a madeira e outros elementos nobres.

O trabalho dos marceneiros em Goiânia continua sendo essencial até hoje, por isso conheça mais sobre essa profissão para fazer a contratação do melhor profissional para o serviço que procura.

Marcenaria e carpintaria: qual a diferença?

A primeira coisa a saber antes de contratar marceneiros em Goiânia é que esses profissionais têm um trabalho diferente dos carpinteiros, que são frequentemente confundidos. A diferença é fácil de compreender. O carpinteiro trabalha com a madeira em seu estado bruto e maciço para criar estruturas nas obras civis.

Por exemplo, na construção de uma casa, o carpinteiro vai construir as caixarias para receber o concreto e vai fazer toda a estrutura do telhado. Já o marceneiro também trabalha com madeira, porém com mais minuciosidade, de forma artesanal, criando móveis e peças decorativas com acabamentos mais delicados.

Quando contratar marceneiros em Goiânia?

Como viu, o trabalho dos marceneiros em Goiânia está ligado à fabricação especialmente de móveis. Portanto, deve procurar por esses profissionais se estiver precisando de um projeto de móveis sob medida ou se já tiver o projeto pronto, feito por um designer de interiores, e precisar de marceneiros para executar o serviço.

Não necessariamente precisa ter um projeto para mandar fazer móveis, pois você pode querer apenas algumas peças de marcenaria para renovar ambientes. Também pode contratar um profissional para fazer reforma nos móveis de madeira que já possui ou para desmontá-los e trocá-los de lugar usando as ferramentas adequadas, preservando a madeira e as formas do móvel.

Muitos serviços são mesmo realizados pelos dois profissionais, como por exemplo a instalação de deck, assoalho, forro, detalhes decorativos em madeira e esquadrias para portas e janelas. Nesse caso, você precisa fazer bom uso da homify, visitando os perfis de carpinteiros e marceneiros em Goiânia para saber quais serviços cada um oferece.

Vantagens de contratar marceneiros em Goiânia

Quando o assunto é móveis sob medida, há muitas vantagens em contratar marceneiros em Goiânia, sendo a maior delas, a possibilidade de ter móveis exclusivos, feitos especialmente para a sua casa, do seu gosto e para as necessidades dos ambientes. É claro que o investimento em móveis sob medida é mais alto do que se for comprar móveis prontos em loja, mas é o valor agregado que se paga para ter peças únicas.

O marceneiro trabalha em parceria com o designer que faz o desenho do projeto dos móveis. Conforme o gosto do cliente são decididos os tipos de madeira a serem utilizados, os cortes, acabamentos, pintura e quais as ferragens utilizadas para abrir portas e gavetas. Cada detalhe influencia na durabilidade, beleza e o no preço dos móveis, o que é uma ótima maneira de controlar melhor o investimento, podendo economizar apenas nas partes que achar viável.

Móveis sob medida são melhores que móveis modulados?

Os móveis modulados podem ser feitos com o mesmo tipo de madeira usada nos móveis sob medida, como o MDF e o MDP, duas das mais usadas. Porém, como o próprio nome já diz, os móveis modulados já possuem forma e acabamento, sendo o cliente apenas vai escolher a quantidade de módulos e o formato que eles devem ter depois de encaixados uns nos outros.

Portanto, não há tantos detalhes a escolher na composição das peças como é possível fazer com os móveis sob medida. Além disso, não há a mesma garantia de que os móveis modulados vão caber perfeitamente em cada centímetro do ambiente.

Então, se na residência há cômodos com metragens desproporcionais, cantos ou paredes em curva, a melhor opção é mandar fazer móveis com os marceneiros em Goiânia e garantir que o design de interiores ficará perfeito, com organização, funcionalidade e estética.

Quanto à qualidade e durabilidade, as duas opções são válidas, vai depender do tipo de madeira utilizada, dos demais materiais e do capricho de quem fez. Tanto os móveis modulados quanto os sob medida podem durar bastante tempo, em especial se forem mantidos longe da umidade e evitar ficar desmontando e montando, pois toda vez que faz isso, altera um pouco da estrutura da madeira e o móvel perde lentamente a sua resistência.

Como reconhecer móveis sob medida benfeitos?

Não é necessário que o cliente conheça todo o processo de fabricação de móveis sob medida, mas é bem interessante que saiba observar os detalhes dos móveis prontos para saber se são de qualidade. Veja o que deve observar quando fizer uma visita à marcenaria para conhecer melhor o trabalho dos profissionais.

  • Tipo de madeira: geralmente os móveis sob medida são feitos em MDF ou MDP, que são resistentes, maleáveis no manuseio e possuem um custo-benefício melhor do que se quiser móveis de madeira maciça, daqueles bem pesados que duram por anos se ficarem protegidos da umidade. Pergunte sobre quais as opções que a marcenaria oferece.
  • Ferragens: as ferragens utilizadas nos móveis, como os pistões, os puxadores, trilhos e dobradiças, não devem ser negligenciados, pois há muitas opções a escolher, que podem ser caras ou baratas. Pergunte sobre as opções e teste as portas e gavetas, abrindo e fechando, para ver se estão firmes e com bom acabamento.
  • Detalhes e acabamentos: observe se os móveis estão bem lisos, passando a mão pelas superfícies. Veja nos cantinhos das portas e gavetas se o acabamento é bonito e não há rachaduras, lascas, arranhões ou remendos. As peças devem ser acabadas com caixilhos de madeira parafusados ao invés de usarem pregos ou cola, que são menos resistentes. Quando é usada cola, deve ficar imperceptível.

Observar todos esses detalhes vai ajudar na escolha pelo melhor marceneiro em Goiânia, garantindo que o investimento seja satisfatório. Com todos esses detalhes importantes em mente, agora é só começar a visitar os perfis dos profissionais listados no topo da página e entrar em contato para solicitar orçamentos