Marceneiros - Fortaleza: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Marceneiros em Fortaleza

Cidade

Marceneiros em Fortaleza

A palavra latina Fortitudine presente como lema no brasão da capital cearense, significando força, valor e coragem, assim como o Forte Schoonenborch, construído em 1649 pelos invasores holandeses e que deu origem ao município, conferem um forte apelo histórico ao nome da cidade: Fortaleza. Hoje com uma população de 2.643.247 habitantes (IBGE 2018), a cidade tem a menor área territorial e a maior densidade demográfica entre as capitais brasileiras, além de ser a terceira maior rede urbana do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Considerada em 2016 a décima cidade mais rica do país em PIB e a segunda mais rica do Nordeste, Fortaleza apresenta um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) com um valor de 0,754, composto pelos fatores renda (0,749), longevidade (0,824) e educação (0,695), todos acima das médias nacionais.

A capital brasileira mais próxima da Europa (5.608 km de Lisboa, em Portugal) tem uma história marcada pela presença estrangeira, que no começo do século XX se devia à imigração de portugueses, espanhóis, italianos, ingleses, franceses, sírio-libaneses e até mesmo norte-americanos, em especial militares durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo nos dias atuais, muitos estrangeiros escolhem morar na cidade (mais de 15 mil em 2013), que também é a que mais acolhe norte-americanos, entre visitantes e moradores, no Nordeste.

Com o tempo, Fortaleza passou a ser também alvo do turismo nacional e internacional: segundo o Ministério do Turismo, a cidade é o segundo destino mais desejado do Brasil e a quarta cidade brasileira que mais recebe turistas. A capital cearense é também um pólo emergente no turismo de eventos e no de negócios. De qualquer modo, o clima tropical semiúmido de Fortaleza é um chamariz: com temperatura média anual de 27 °C, as atrações ao ar livre são irresistíveis.

No quesito natureza, Fortaleza conta com 34 km de praias, além de áreas de mangues, restingas, dunas e sete unidades ambientais de conservação. Dentre elas está o Parque Ecológico do Cocó, maior parque municipal e um dos maiores parques urbanos da América Latina. O parque temático Beach Park, que já faz a festa dos turistas brasileiros e estrangeiros, em breve dividirá as atenções com o Acquário Ceará, terceiro maior aquário do mundo, atualmente em construção na orla da capital cearense.

Já no que diz respeito à história e à cultura locais, a cidade conta com diversos teatros, entre eles o Theatro José de Alencar; e museus interessantes, como o Museu da Cachaça e o Museu do Ceará, com peças de paleontologia, arqueologia e antropologia indígena, entre outros itens históricos do povo cearense. Já o principal espaço cultural de Fortaleza é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abriga museus, teatros, cinemas e vários equipamentos culturais, entre eles o Planetário.

O famoso artesanato cearense, que pode ser encontrado em locais como o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), apresenta grande diversidade na qual são utilizados materiais como couro, argila, cipó, madeira, fibras de algodão, cerâmica e palha de carnaúba, com destaque para as cestarias e as rendas de bilro. Por outro lado, as festividades tradicionais da cidade atraem moradores e visitantes, como os cortejos de maracatu durante o carnaval e o Fortal, considerado a maior micareta indoor e a maior festa de carnaval fora de época do Brasil.

A boa qualidade de vida de Fortaleza e a atraente estrutura do turismo local são responsáveis pelo afluxo de brasileiros e estrangeiros interessados tanto na visitação da cidade, quanto em uma estadia mais permanente. Há portanto uma significativa procura por parte de clientes de bom poder aquisitivo por casas e apartamentos para locação e compra por meio de imobiliárias e proprietários particulares, assim como por imóveis mobiliados para locação em temporada disponibilizados por particulares de maneira direta ou por meio de serviços de hospedagem online. 

Nesses casos, quanto mais bonito e funcional for o imóvel, maior será o valor dele no mercado imobiliário, tanto para aluguel quanto para venda. Um dos elementos mais importantes na obtenção da beleza e da funcionalidade dos diversos ambientes de um imóvel em oferta (ou mesmo para quem quer apenas morar bem) é a marcenaria, que cria tanto mobiliário planejado para otimizar espaços, quanto móveis exclusivos e sob medida feitos com madeiras nobres para a decoração personalizada de cada ambiente. O marceneiro é o profissional ideal para essa tarefa.

 

O que faz um marceneiro

Um dos profissionais mais antigos do mundo, o marceneiro tem uma prática que envolve técnicas artesanais e artísticas, na qual se dedica a criar e a reparar peças de mobiliário feitas com madeiras nobres. Esse profissional busca soluções estéticas e funcionais para a confecção de móveis e objetos decorativos que apresentam cortes, encaixes e acabamentos que valorizam e personalizam a madeira em projetos de decoração que visam geralmente uma durabilidade de longo prazo. Atualmente, o marceneiro utiliza também ferramentas cuja tecnologia proporciona acabamentos ainda mais precisos e delicados.  

O marceneiro pode desenvolver móveis, objetos decorativos e outras peças tanto para ambientes internos quanto externos. Em uma residência, ele pode criar, para salas, mesas de jantar, cadeiras, bancos, banquetas, mesas de centro, mesas de canto, buffets, aparadores, racks de TV, painéis lisos ou para TV, divisórias, estantes, prateleiras e nichos, entre outros itens. No quarto, ele pode criar camas, mesas de cabeceira, mesa ou bancada de estudo ou trabalho, prateleiras, nichos e armários embutidos. Na cozinha, a marcenaria planejada otimiza o espaço com armários variados, gavetas, prateleiras, ilhas centrais, bancadas de refeições, cadeiras, banquetas, bancos e painéis para embutir equipamentos. No banheiro, o planejamento da marcenaria também visa à otimização do espaço, com a criação de gabinetes para armazenar artigos de higiene, prateleiras e nichos. Janelas e portas são outras estruturas que podem ser personalizadas por um marceneiro e, como móveis e objetos decorativos, apresentar características do estilo desejado pelo cliente.

 

Diferença entre marcenaria e carpintaria

Tanto o marceneiro quanto o carpinteiro são qualificados para trabalhar a madeira, mas o tipo de madeira e as finalidades dela são diferentes em cada caso. O carpinteiro trabalha com a madeira natural para criar diversas estruturas destinadas à construção civil ou naval, sendo portanto uma profissão puramente técnica que exige precisão e conhecimento geométrico.

Já o marceneiro é, como já vimos, um profissional com domínio de técnicas artesanais e artísticas que trabalha com madeiras nobres para criar móveis, objetos decorativos e outras peças que tenham propósito funcional e/ou artístico e apresentem determinados estilos. Ele também repara e conserva mobiliário e objetos em madeira nobre e maciça. A criação e a execução de mobiliário planejado também estão entre as possíveis atribuições deste profissional.

.

Como contratar um marceneiro em Fortaleza

A certeza de um bom trabalho de marcenaria, em Fortaleza ou qualquer outra cidade, depende da experiência, formação e habilidade do profissional. Por isso, é uma boa ideia pedir recomendações de marceneiros para familiares, amigos e conhecidos. Outra possibilidade é encontrar marceneiros aqui mesmo no diretório da homify.

Com alguns nomes em mão, procure os profissionais e peça-lhes imagens de trabalhos realizados por eles de modo a apreciar a qualidade dos acabamentos, os tipos de madeira usados e os estilos executados. Pergunte também sobre a procedência das madeiras, que devem seguir orientações do INMETRO e outros órgãos ambientais para garantir a sustentabilidade.

O marceneiro deve conhecer profundamente os tipos de madeira a serem utilizados nos mais diferentes móveis, objetos e projetos, de modo a garantir a escolha certa do material que valorizará cada ambiente no cotidiano da casa e também na hora da venda ou aluguel do imóvel. Por isso, peça pelo menos três orçamentos, detalhando todo o projeto e determinando o prazo de entrega e a forma de pagamento.

 

Quanto custa contratar um marceneiro em Fortaleza

Uma cidade tão procurada por turistas e possíveis moradores como Fortaleza certamente conta com bons profissionais no ramo da marcenaria, já que hotéis e imóveis locados para temperada precisam de mobiliário planejado e sob medida, sem falar dos imóveis comerciais, corporativos e institucionais. Do mesmo modo, imóveis para venda e locação são ainda mais valorizados se contam com ambientes planejados, em especial a cozinha e o banheiro.

Serviços por encomenda ou sob medida, no entanto, apresentam uma grande variação de custos justamente por causa de suas especificidades e da sua complexidade. A demanda, o tipo de projeto e a reputação do profissional também são fatores determinantes dos custos. De maneira geral, o custo do trabalho de um marceneiro pode ir de cerca de $ 450,00 para serviços simples até dez vezes mais para serviços mais difíceis ou complexos.

.