Marceneiros - Curitiba: Encontre os melhores profissionais | homify

11 Marceneiros em Curitiba

Cidade

Marceneiros e Marcenarias em Curitiba

Reconhecida em todo o Brasil por seu charme, Curitiba é encantadora tanto para visitar quanto para viver. Seu planejamento urbano, referência no país, faz com que muitos tipos de lugares e atividades de lazer sejam acessíveis através do transporte público. São muitas as áreas verdes que embelezam a cidade, sem falar na quantidade de ruas bem arborizadas, que a tornam ainda mais cheia de vida. Um dos destaques é o Jardim Botânico, um espaço gostoso para desfrutar a cidade, com um paisagismo incrível e a famosa estrutura da Ópera de Arame. Curitiba também chama a atenção por sua arquitetura. Entre vários prédios, o que mais se destaca é o Museu do Olho, que recebe com frequência exposições de artistas paranaenses e de todos os cantos do mundo.

Com todos estes atrativos, não é de se espantar que muitas pessoas queiram fixar residência na capital do Paraná. Para viver com qualidade em qualquer lugar, é preciso ter uma casa ou apartamento que seja funcional, atenda a todas as necessidades diárias de seus moradores, dê conforto e tenha um visual agradável. Tudo isto pode ser alcançado através do trabalho de um marceneiro que, além de executar projetos de móveis planejados, ainda pode criar peças decorativas maravilhosas com madeira.

Vantagens de contratar um marceneiro em Curitiba

Comprar todos os móveis da casa prontos pode parecer prático à primeira vista, porém, muitas vezes se mostra pouco funcional. Planejar a casa com cuidado é a solução para ter tudo o que você precisa adaptado ao espaço disponível. Para contratar um marceneiro em Curitiba, você não precisa, necessariamente ter um projeto feito por um arquiteto ou um designer de interiores. Porém, contar com um desses profissionais faz sim diferença no resultado. Experts em aproveitamento espacial, eles têm conhecimento necessário para transformar pequenos imóveis em lares aconchegantes ou em usar grandes espaços com inteligência. Com o projeto em mãos, o marceneiro inicia seu trabalho na execução e instalação dos móveis planejados. Contratar um marceneiro em Curitiba traz algumas vantagens, principalmente para quem deseja permanecer instalado na mesma casa por alguns anos.

  • Personalização da casa: móveis que são comprados prontos geralmente seguem um padrão de medidas. Esse padrão foi criado através de uma média da população, buscando medidas que fossem apropriadas para a maioria. No entanto, nem sempre a sua altura está de acordo com a da maioria dos brasileiros. A altura padrão de uma pia de cozinha ou bancada, por exemplo, está entre 90 e 93cm, o que atende a média populacional. Porém, se você é uma pessoa de 1,90m de altura, esta medida se torna desproporcional e pode causar até mesmo dores nas costas caso você utilize uma bancada muito baixa para cozinhar por muito tempo. O mesmo acontece com uma pessoa que é mais baixa que a média – para ela, a altura padrão também será um incômodo. Esta é uma das questões que podem ser discutidas tanto com o arquiteto quanto com o marceneiro para que a sua casa realmente atenda às suas necessidades.
  • Estética e funcionalidade: Ao contratar um marceneiro, é possível escolher um visual exatamente do seu gosto para o seu lar. Não é preciso contar com a sorte e torcer para encontrar algo que te agrade nas lojas de móveis. Outra vantagem é a de não precisar andar com uma fita métrica na bolsa para medir cada móvel que se deseja comprar. No momento de escolher o guarda-roupa, por exemplo, é preciso garantir que a abertura da porta não bata na cama ou em qualquer outro objeto. Em um projeto planejado, os tamanhos já são pensadas para que não haja este tipo de problema. Além disso, um bom marceneiro irá conferir se todas as medidas ficaram exatamente conforme o projeto para ter certeza de que haja funcionalidade no espaço.
  • Qualidade de material e acabamentos: Marceneiros costumam trabalhar com uma variedade de matéria-prima maior do que a encontrada em lojas. É claro que um material de mais qualidade geralmente terá um preço mais elevado, mas ainda assim será possível encontrar boas opções que caibam no seu orçamento. A atenção aos detalhes, à finalização de cada peça, já é uma característica própria do marceneiro. Quando a ideia é inserir os eletrodomésticos no projeto de forma delicada (sejam eles embutidos ou não), percebe-se a grande diferença entre o trabalho de um bom marceneiro e o que é comprado pronto. O eletros se encaixam bem, não há espaço sobrando ou faltando entre eles e o móvel. Acredite: visualmente, este detalhe é muito importante.
  • Custo-benefício: Se você colocar no papel, calcular o custo-benefício, verá que contratar um marceneiro vale a pena. É pouco provável que você tenha problemas com os móveis planejados, como portas que passam a não se encaixar mais após pouco tempo ou o puxador da gaveta que caiu. Quando for optar entre contratar um marceneiro e comprar mobiliário pronto, tome uma decisão sábia para o barato não sair caro.
  • Itens decorativos: Além de móveis planejados para a cozinha e quarto, por exemplo, o marceneiro também é o profissional ideal para criar itens decorativos de madeira. Ele consegue entalhar com precisão o design da peça que você deseja, seja ela minimalista ou cheia de pequenos desenhos. Este profissional pode fazer desde mesas e cadeiras até itens que servem apenas para deixar sua casa mais bonita. 

Quanto cobra um marceneiro em Curitiba?

Ao contrário de muitos profissionais da construção civil que costumam cobrar por hora, como pintores e ladrilhadores, a cobrança do marceneiro em Curitiba está muito mais ligada à complexidade do projeto, seu tamanho e o material a ser utilizado. O profissional irá apresentar todo o tipo de matéria-prima com que trabalha, cores em que estão disponíveis e seus diferentes tratamentos. Geralmente, um bom marceneiro trabalha com alguns tipos de madeira maciça, MDF e MDP (estas duas últimas opções são placas de madeira de média densidade e, por isso, mais baratas). Ele poderá te recomendar a melhor opção para o projeto, explicar minuciosamente qual é a diferença entre elas e para qual caso cada uma é usada. Somente depois de saber qual é o material escolhido, ele poderá passar um orçamento completo para o ambiente ou o apartamento.

O primeiro contato com o marceneiro pode ser feito através da indicação do arquiteto, de algum conhecido ou aqui mesmo, pela homify. Na plataforma, você pode buscar por profissionais próximos a você com facilidade – é só usar o recurso de filtrar por cidade ou CEP. Com o contato facilitado, é simples pedir orçamentos e conversar sobre seu projeto. Assim, você encontra o profissional que se encaixa com perfeição ao lar que você quer construir.