Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, possui 14 obras do arquiteto Oscar Niemeyer, e respira arquitetura e design. A Casa de Juscelino Kubitschek, que fica no começo da orla da Pampulha é um exemplo de edificação que juntou os traços do famoso arquiteto, peças de design e muitos móveis sob medida para aproveitar o espaço.
Se você mora na cidade e está pensando em fazer móveis sob medida para sua casa, a dica é visitar esse ponto tão importante da história do país e admirar as soluções de mobiliário que foram criadas para a casa. Abaixo você também entenderá a diferença entre marceneiro e carpinteiro, como encontrar um marceneiro em BH, quais vantagens de ter móveis sob medida em casa e muito mais.
Ambos trabalham com madeira, então sempre surge a dúvida sobre qual profissional contratar na hora de fazer os móveis da casa.
O carpinteiro beneficia a madeira, cortando e lixando peças grandes que geralmente são utilizadas em coberturas, decks, assoalhos, forros e portas, então este profissional está sempre presente no canteiros de obras, na etapa de obra bruta.
Já o marceneiro é contratado na finalização de uma obra, para executar os móveis sob medida de um ou mais ambientes. Alguns profissionais fazem os dois tipos de serviço, mas é raro.
A primeira maneira de conhecer profissionais marceneiros em Belo Horizonte é pedindo indicação para amigos, conhecidos e vizinhos. É um profissional fácil de encontrar, já que muita gente opta por móveis sob medida para suas casas atualmente.
Além de pedir indicação, vale a pena tirar um tempo para conhecer o trabalho do marceneiro e sua marcenaria. A organização na marcenaria provavelmente resultará em uma montagem organizada e limpa, sem atrasos por falta de peças na obra de montar um móvel.
Existe também a possibilidade de procurar um marceneiro em Belo Horizonte online. A homify possui vários profissionais cadastrados e você pode filtrá-los por cidade ou CEP. Além disso, é possível pedir orçamentos gratuitamente e fazer um comparativo entre os profissionais para escolher aquele que mais se adequa ao seu gosto e seu bolso.
Os móveis comprados prontos, em magazines ou lojas especializadas, podem ser de qualidade, entretanto, não foram planejados para o seu espaço. Dessa maneira sempre sobrará um espaço que poderia ser utilizado para algo.
Para ficar mais claro, vamos supor que existe uma cozinha linear (em uma única parede) com 3,46m de comprimento e é necessário colocar nela: pia, fogão, geladeira, microondas, forno elétrico, espaço de bancada para manuseio dos alimentos e espaço de armários e gavetas para armazenamento de materiais. Provavelmente, o cliente encontrará no mercado cozinhas de 3m ou de 3,50m, mas não de 3,46m, por não ser uma medida redonda.
Então, ele terá que optar por uma de 3m e "perderá" 46cm de espaço, onde poderia caber uma porta a mais de armário, um porta temperos ou até mesmo uma lixeira embutida. A situação acima não aconteceria se os móveis fossem sob medida.
É preciso um projeto de interiores para contratar um marceneiro?
Não é necessário, mas é altamente recomendável. Engana-se quem pensa que, por ter um ambiente pequeno, não é necessário projeto. É exatamente nesses casos que o arquiteto ou o designer de interiores pode ajudar muito com seus conhecimentos de ergonomia e aproveitamento de espaço. Esses profissionais podem apresentar soluções nem imaginadas anteriormente para resolver problemas e deixar o espaço com a sua cara, adaptado às suas necessidades do dia a dia.
Muitas lojas de móveis planejados e marcenarias maiores possuem alguém para desenvolver o projeto de mobiliário. Mesmo que não seja um projeto completo de interiores, isso pode ajudar bastante no resultado final. Então na hora de pedir orçamento, sempre pergunte se será desenvolvido algum projeto e leve isso em consideração ao escolher o profissional.
Em quais ambientes é mais importante ter móveis sob medida?
Se o orçamento está curto, priorize sempre as áreas molhadas: cozinha, área de serviço e banheiro. Esses tendem a ser os ambientes menores da casa e também os que mais se armazenam coisas, então os móveis sob medida podem ajudar muito a criar espaços de armazenamento e deixar tudo organizado. Além disso, as áreas úmidas demandam ainda mais materiais de qualidade, porque se não houver cuidado, a madeira pode inchar ou apodrecer nesses espaços.
Quais os tipos de madeira que os marceneiros trabalham?
A maioria dos marceneiros trabalha com MDF (Medium Density Fiberboard, que significa Placa de Fibra de Média Densidade), e ele pode ter diferentes acabamentos, confira alguns abaixo:
Dicas para garantir que dê tudo certo com seus móveis planejados
Muitas pessoas aguardam anos para conseguir fazer os móveis planejados e deixar sua casa linda, então separamos algumas dicas abaixo para garantir que tudo dará certo:
Esperamos que as dicas acima ajudem você a encontrar um marceneiro em Belo Horizonte e que te inspirem a deixar sua casa linda com móveis sob medida.