A cidade histórica de Belém, capital do Pará, está localizada ao extremo nordeste da Amazônia, fato, esse, que a torna a cidade mais chuvosa do Brasil. Para o serviço dos marceneiros em Belém esse é um ponto que exige atenção, porque trabalho com madeira e tempo úmido não costumam combinar.
Por isso que, se você chegou até aqui em busca de marceneiros em Belém, aproveite para conhecer mais sobre essa profissão. Assim será capaz de contratar um profissional que atua há bons anos na cidade e conhece muito bem as condições do clima local para prestar um serviço de alta qualidade.
Os marceneiros trabalham com madeira. Mas diferente dos carpinteiros, que utilizam a madeira bruta e maciça para serviços mais pesados, fazendo estruturas no canteiro de obras, o marceneiro lida com a madeira de forma mais artesanal, criando móveis e outros objetos com detalhes e um cuidado minucioso nos acabamentos.
Então, você pode contratar marceneiros em Belém para executar o projeto de móveis sob medida da sua casa ou empresa, elaborado pelo seu arquiteto de interiores, ou mesmo móveis que não tenham projeto, além de outros detalhes que envolvam a madeira, como tampos de balcões, revestimentos decorativos nas paredes e afins.
Como Belém é uma cidade histórica, fundada em 1616, há diversas construções antigas e, claro, móveis ainda mais antigos, trazidos pelas famílias portuguesas desde o Período Colonial.
Sendo assim, existe um nicho no mercado da marcenaria chamado de marchetaria, que é o trabalho de construção e restauração de peças de madeira antigas, daquelas entalhadas à mão e com ornamentos em pedras preciosas, fios de ouro e outros materiais nobres.
Essas peças necessitam de cuidados especiais ao serem restauradas, então se for o caso, já sabe que deve procurar por marceneiros em Belém especializados nessa atividade.
Você pode contratar os profissionais de uma marcenaria em Belém para fazer um projeto dos móveis ou pode levar um projeto pronto para que eles executem e instalem depois de pronto. O preço do projeto vai variar de acordo com o tamanho e a complexidade do serviço que o designer vai ter. Geralmente é cobrado por hora trabalhada e alguns profissionais cobram por metro quadrado.
Quanto à execução do projeto, os preços também variam, pois cada marceneiro pode decidir por conta própria como cobrar, mantendo apenas o cuidado de estar dentro da média de preços praticada no mercado de Belém para ser competitivo e justo.
O preço para a execução de móveis vai considerar fatores como o planejamento do corte das peças, o custo de toda a produção e a qualidade dos materiais escolhidos, que podem ser nobres ou simples. Também considera-se o tamanho e a complexidade, da mesma forma que é feito para a elaboração do projeto.
Sendo assim, a forma mais segura de você saber quanto vai custar o seu projeto de móveis sob medida é visitando os perfis dos marceneiros em Belém aqui na homify para selecionar seus preferidos e solicitar orçamentos. Peça mais de três orçamentos e explique com detalhes o que deseja do serviço para ter várias propostas a analisar.
Seria ótimo se fosse possível confiar de olhos fechados em todos os serviço que você contrata, mas infelizmente não é assim que funciona em todas as vezes. Portanto, não custa saber no que deve prestar atenção antes de contratar marceneiros em Belém. Aprenda a observar os móveis para não ser enganado.
Com essas dicas vai ser mais fácil fazer a escolha certa entre os marceneiros em Belém. Agora pode iniciar sua visita aos perfis de profissionais no topo da página para conhecer melhor o serviço que cada um oferece e entrar em contato. Boa pesquisa!