A colonização europeia trouxe para São Gonçalo a cultura daquele povo, incluindo o tipo de arquitetura e de decoração das casas, utilizado para construir as primeiras edificações da cidade. Entre as características das construções, na fase dos acabamentos, está o uso de ladrilhos que ainda é muito forte nas casas atuais. Eles são escolhidos por sua beleza, variedade e praticidade no dia a dia, graças às superfícies impermeáveis que são necessárias para facilitar a limpeza e prevenir o aparecimento de mofos, em especial nas áreas externas e úmidas.
Sendo assim, a oferta de serviço dos ladrilhadores em São Gonçalo é ampla, mas é interessante você conhecer mais sobre como funciona esse serviço e o que esperar desse profissional antes de começar sua pesquisa pelo ladrilhador ideal.
Essa é uma dúvida frequente de quem está construindo ou reformando, pois, as profissões são semelhantes em vários aspectos. Para esclarecer, primeiramente você deve saber que as peças de azulejos são um dos vários tipos de ladrilhos. Sendo assim, um profissional azulejista também pode ser considerado um ladrilhador. Em muitos casos, somente a nomenclatura é que muda, já que a função desses profissionais é, de fato, a mesma.
No caso do colocador de piso, se esse profissional for especializado na instalação exclusivamente de ladrilhos ou, ainda mais específico, somente de azulejos, ele também pode ser chamado de azulejista ou ladrilhador. Mas o grande diferencial é que ele só faz instalação de revestimentos em pisos e não de paredes.
Outro ponto a considerar é que, se você fizer sua pesquisa por colocadores de piso e estiver querendo um ladrilhador, não será tão assertivo, já que há muitos profissionais especializados somente em assoalhos de madeira, pisos laminados e vinílicos ou de pedras naturais, como mármore e granito.
Os ladrilhadores executam serviços de instalação de ladrilhos em obras novas, em reformas e fazem reparos em pisos ou paredes que tenham ladrilhos danificados. Porém, fique atento na hora de chamar um ladrilhador para fazer um reparo, pois no caso de você querer que ele troque ladrilhos soltos, deve primeiro observar qual é a causa de os ladrilhos estarem soltos.
Se o problema for uma infiltração, como é comum em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, primeiro você deve contratar um encanador, em vez de pagar pela visita do ladrilhador sem que ele possa ajudar no momento. Somente depois de resolver a raiz do problema é que você pode chamar o ladrilhador para colocar ladrilhos novos, com um acabamento profissional.
Na hora de definir quais serão os revestimentos a utilizar nos pisos e paredes da sua casa, seja ela nova ou em fase de reforma, é importante pensar nas necessidades do seu dia a dia e em como é o seu estilo de vida. Isso porque você vai querer um resultado que reúna um bonito efeito estético, praticidade para limpar, alta resistência e segurança, especialmente se tiver crianças ou pessoas debilitadas em casa.
No caso dos ladrilhos, essas peças são consideradas frias, feitas em materiais como cerâmica, cimento, metal, vidro e pedra natural. Por um lado, são peças vantajosas para utilizar nas construções em São Gonçalo, que é uma cidade onde faz calor, então os ladrilhos ajudam a manter os ambientes da casa mais frescos.
No verão, em que a umidade do ar se eleva, os ladrilhos também são uma boa opção quando você escolhe modelos impermeáveis, como os azulejos. Se preferir outros modelos, como o ladrilho hidráulico verdadeiro, que é feito de cimento, precisa conversar com o ladrilhador sobre a possibilidade de impermeabilização.
Quanto à questão da segurança, está relacionada ao piso, que precisa ser um modelo antiderrapante caso seja escolhido para áreas úmidas, além de serem mais seguros, prevenindo quedas.
Tendo esses fatores em consideração, basta escolher entre os modelos de ladrilhos que vão satisfazer as suas necessidades de custo benefício, harmonizando com o design dos seus ambientes. Se você estiver fazendo uma obra com projeto de um arquiteto ou designer de interiores, não vai precisar se preocupar com isso, pois o profissional será o responsável por escolher o melhor modelo depois de conhecer os seus gostos e necessidades.
Já se estiver apenas querendo trocar os revestimentos sem ter um projeto, não há problema em contratar diretamente um ladrilhador em São Gonçalo, mas tenha em mente que ele somente fará orientações técnicas, não levando em consideração as cores e modelos que vão ficar mais bonitos no seu ambiente. Ao menos, esse quesito não faz parte das responsabilidades do profissional.
Agora que já sabe o que considerar antes de contratar um ladrilhador, só precisa começar a sua pesquisa pelos profissionais que oferecem esse tipo de serviço. Como São Gonçalo é uma cidade grande e os ladrilhadores costumam ser profissionais autônomos, a melhor madeira de contratar um serviço de qualidade é fazendo sua pesquisa na homify. Como essa é uma plataforma especializada em assuntos relacionados a arquitetura, design de interiores e paisagismo, os melhores profissionais de todas essas áreas sabem que aqui é um ótimo lugar para se cadastrarem e serem encontrados pelos seus futuros clientes.
Então, faça bom proveito da plataforma, iniciando sua pesquisa pela listagem de perfis no topo da página. Confira quais profissionais estão mais perto de você, em que tipos de ladrilhos são especializados, veja fotos de trabalhos entregues e selecione seus perfis preferidos.
Por fim, basta entrar em contato para tirar dúvidas e pedir orçamentos, lembrando de especificar qual tipo de serviço precisa ser feito e, de preferência, informando as metragens exatas dos ambientes a serem trabalhados. Assim os profissionais poderão elaborar orçamentos com precisão.
Quando já tiver solicitado pelo menos três orçamentos, aguarde o retorno dos ladrilhadores para avaliar as propostas e tomar a sua decisão com mais certeza de estar fechando um bom negócio. Boa pesquisa!