Ladrilhadores - Natal: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Ladrilhadores em Natal

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Ladrilhadores ou ladrilheiros em Natal

Com uma população de 877.640 habitantes (IBGE 2018), Natal – a capital do Rio Grande do Norte – foi fundada em 1599 e conta com um belo conjunto de museus, monumentos e faróis, além de aliar a história com uma rica vida cultural e artística. Um dos seus destaques é o artesanato, uma das formas mais espontâneas da expressão cultural popular. As peças artesanais são feitas com matérias-primas regionais e de acordo com o modo de vida local, as quais mobilizam o Centro Municipal de Artesanato e a Feira Internacional de Artesanato (FIART), evento que acontece anualmente e apresenta vasta programação cultural com a presença de mais de 70 grupos folclóricos.

As belezas naturais são o maior trunfo de Natal, que conta com muitas praias, dunas, falésias e manguezais. A cidade também abriga uma das poucas áreas de Mata Atlântica preservadas no estado: o Parque Nacional das Dunas, reconhecido desde 1993 pela UNESCO como Patrimônio Ambiental da Humanidade.

Chamada também de Cidade do Sol, Natal tem a mais elevada luminosidade solar entre as capitais brasileiras, com mais de 2.900 horas anuais. O seu clima tropical chuvoso fica seco no verão, mas a umidade do ar é alta e faz muito calor na cidade. Essas condições ambientais são propícias para a adoção de revestimentos e pisos frios, que ajudam a deixar os ambientes mais frescos. As melhores opções podem ser indicadas por um arquiteto, engenheiro ou designer de interiores em um projeto personalizado para um determinado imóvel ou sugeridas, no caso de não haver um projeto, por um ladrilhador autônomo ou contratado por uma empresa especializada. O ladrilhador autônomo também é recomendado quando é necessário fazer reparos ou substituições de ladrilhos, azulejos e outros materiais de revestimento de paredes e pisos.

 

Quais profissionais podem assentar ladrilhos

Ladrilhador, ladrilheiro, pedreiro assentador e azulejistas são algumas das denominações existentes para o profissional autônomo ou contratado por uma empresa especializada para assentar ladrilhos, azulejos e outros materiais em paredes, pavimentos e superfícies. O azulejista, porém, se refere ao profissional que coloca especificamente azulejos, o que o torna um especialista, assim como o marmorista, que assenta apenas peças de mármore. Também é preciso destacar que o colocador de piso muitas vezes não se restringe à pavimentação de um imóvel e acaba por executar o trabalho de ladrilhadores e azulejistas, revestindo paredes e outras superfícies.

 

O que faz o ladrilhador

Na construção civil, o ladrilhador profissional vai entrar na etapa de acabamentos de uma obra, quando terá a responsabilidade de executar a camada final de revestimentos sobre paredes, podendo ainda fazer a mesma coisa em pisos e outras superfícies. A princípio, ele trabalha com a colocação de ladrilhos, mas existem vários outros materiais que são assentados da mesma forma.

Este trabalho exige capricho na colocação de peças que ficarão permanentemente à mostra, portanto o ladrilhador precisa ter a qualificação de um pedreiro de modo a garantir um trabalho impecável.

Além de atuar na construção civil em obras novas ou reformas de imóveis ou de ambientes de uma casa, o ladrilhador também pode trabalhar como autônomo no mercado residencial e comercial, fazendo reparos em peças defeituosas, trincadas, quebradas ou descoladas. Ele também pode renovar sozinho os ladrilhos ou outro material de um ambiente pequeno, mas se a intenção é fazer a renovação da casa toda é melhor contratar uma empresa especializada cuja equipe realizará o serviço de acordo com um projeto arquitetônico desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores, o que é o mais recomendável.

 

O que são ladrilhos

A palavra ladrilho provavelmente deriva do termo espanhol ladrillo, que se refere tanto ao tijolo quanto ao ladrilho conhecido no Brasil. Os ladrilhos são pequenas placas quadradas ou retangulares usadas para revestir paredes e pisos, assim como móveis e bancadas, se indicado por um projeto arquitetônico. Quando dispostos lado a lado sem espaços vazios entre eles, os ladrilhos são chamados mosaicos. As peças denominadas ladrilhos podem ser feitas de cerâmica, porcelana, argila, cimento, pedra, mármore e metal, entre outros materiais.

A confusão que existe entre ladrilho e azulejo se dá por causa da origem dessa última palavra, azulejo, que também vem do espanhol, mas é derivada do árabe. Nessa língua, o significado de azulejo é o mesmo que o de ladrilho, que nomeava as primeiras placas de cerâmica cozida usadas para revestir paredes e pisos. Isso explica por que no dia a dia há um intercâmbio entre as duas palavras.  

 

Custos de um ladrilhador em Natal

Os custos de um ladrilhador autônomo em Natal, como em qualquer outra cidade brasileira, dependem de vários fatores, entre eles a extensão da superfície a ser revestida, a complexidade do trabalho e até a reputação do profissional, que pode ser muito requisitado e, por isso, apresentar serviços mais caros. A contratação de um profissional especializado na colocação de um determinado material também é mais cara, mas a garantia de um trabalho benfeito também é maior.

O ladrilhador pode cobrar os seus serviços de três formas: hora trabalhada, por metro quadrado e por serviço fechado. Os custos em qualquer uma dessas formas se referem à mão de obra, com a cobrança do material à parte ou, se o contratante preferir, a compra do material fica a cargo dele ou do arquiteto ou designer de interiores, no caso de haver um projeto arquitetônico ou de design de interiores.

Também há ladrilhadores que cobram um valor fechado para mão de obra e material, porém o mais prudente é que o contratante faça antes a cotação do material na quantidade prevista em várias lojas de materiais de construção de modo a se assegurar que está fazendo o melhor acordo com o ladrilhador.

É preciso levar em conta de que, quando um arquiteto ou designer de interiores é contratado para fazer o projeto da obra, ele mesmo indicará e/ou supervisionará um profissional de sua confiança e com valores vantajosos ou, pelo menos, justos. O arquiteto ou designer de interiores também pode optar por contratar uma empresa especializada com equipe própria. Nos dois casos, os custos dos serviços de colocação de ladrilhos vão ser apresentados ao cliente em uma das seguintes formas: incorporados ao orçamento do arquiteto ou designer de interiores ou à parte desse orçamento.

Já nos casos em que não há projeto algum, o proprietário do imóvel pode contratar por conta própria um ladrilhador autônomo ou uma empresa especializada, pedindo diretamente orçamentos para a obra que deseja fazer. O ideal é solicitar ao menos três orçamentos diferentes, sem deixar de fornecer aos profissionais o máximo de detalhes sobre os serviços que deseja contratar.

No caso de profissionais autônomos, eles podem ser contratados também para renovar os revestimentos de um único ambiente, como também para realizar pequenos reparos, como substituir peças trincadas, quebradas ou descoladas, serviços esses que terão custos distintos, uma vez que são pouco extensos ou pontuais.

 

Como encontrar um ladrilhador em Natal

Há várias maneiras de encontrar um ladrilhador em Natal. Se um arquiteto, arquiteto ou designer de interiores tiver sido contratado para fazer um projeto de construção de um imóvel, ele mesmo vai indicar um bom ladrilhador autônomo ou empresa especializada para realizar o serviço de acabamento, especialmente se o acompanhamento e a execução da obra estiverem sob responsabilidade do arquiteto, engenheiro ou designer de interiores.

Outra forma de encontrar um ladrilhador autônomo ou empresa especializada é por meio de recomendações de familiares, amigos e conhecidos. Se o imóvel for um apartamento, o síndico pode conhecer um profissional de qualidade e bons preços, assim como as lojas de materiais de construção. No entanto, a busca pode começar agora mesmo no diretório da homify, que dispõe de filtro por cidades.