Ladrilhadores - Campinas: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Ladrilhadores em Campinas

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Ladrilhadores em Campinas

Com uma população atual de 1.194.094 habitantes (IBGE 2018), Campinas é considerada a décima cidade mais rica do Brasil, na qual a educação, a ciência e a pesquisa são destaques nacionais e internacionais. A boa qualidade de vida da cidade também estimula uma agitada vida cultural e artística, em que chama a atenção a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, criada em 1974, no bicentenário da fundação do município, e o Centro de Convivência, teatro municipal inaugurado em 1976, que tem capacidade para cinco mil pessoas e se constitui um espaço multiuso para a realização de espetáculos de teatro e dança, exposições artísticas, palestras, simpósios e conferências.

Em termos ambientais, porém, Campinas – que tem menos de 5% de cobertura vegetal em decorrência da devastação da Mata Atlântica – apresenta graves problemas relacionados a enchentes e assoreamentos, quadro que se tenta reverter com a criação de corredores ecológicos e o combate à destruição das matas ciliares de rios. Essas condições ambientais e as características climáticas da cidade, com temperaturas amenas (em média 20,7 °C), invernos secos, verões chuvosos e umidade relativa do ar mensal em torno de 70% (podendo baixar para 30% no inverno), pedem uma análise criteriosa na hora de construir ou reformar um imóvel.

Uma atenção especial deve ser dada à colocação de ladrilhos e outros revestimentos em pisos e paredes, que devem ser aplicados em uma estrutura sólida e bem alicerçada na topografia e solo do terreno. Da mesma forma, a colocação de ladrilhos e outros revestimentos deve levar em conta a umidade presente em um ou mais ambientes, com a escolha do melhor material para cada situação. O ladrilhador ou outro profissional encarregado dessa tarefa pode indicar as melhores opções para cada caso, caso isso não tenha sido feito por um arquiteto ou designer de interiores em um projeto.    

.

Quem faz o trabalho de assentar ladrilhos?

O profissional autônomo ou contratado por uma empresa especializada para realizar a colocação de ladrilhos, azulejos ou outros materiais em paredes e pavimentos pode ser chamado de ladrilhador, ladrilheiro, pedreiro assentador ou azulejista. No caso deste último, o profissional assenta especificamente azulejos, sendo portanto um especialista, caso também de outros ladrilhadores como o marmorista, que instala apenas mármore. Há ainda o colocador de piso, que pode ir além de sua função primeira e realizar a instalação de variados revestimentos não apenas em pisos como também em paredes e outras superfícies.

 

O que faz o ladrilhador?

O ladrilhador, que a princípio assenta ladrilhos, é um profissional da construção civil que entra na etapa de acabamentos de uma obra, na qual se responsabiliza pela execução da camada final de revestimentos sobre paredes e pisos. Por isso, o ladrilhador precisa ser também um pedreiro qualificado capaz de realizar um trabalho caprichoso na colocação de peças que estarão sempre à vista e, portanto, precisam ser impecáveis.

Além de trabalhar em obras de construção ou de reforma de imóveis ou ambientes de uma casa, o ladrilhador também faz reparos em peças defeituosas, trincadas, quebradas ou descoladas.

 

O que são ladrilhos?

Os ladrilhos – cuja origem é provavelmente a palavra espanhola ladrillo, que serve tanto para tijolo quanto para o ladrilho conhecido no Brasil – são geralmente pequenas placas quadradas ou retangulares utilizadas no revestimento de paredes e pisos, podendo ainda revestir alguns móveis e bancadas. Um conjunto de ladrilhos dispostos lado a lado sem espaços vazios entre eles é conhecido como mosaico. Essas peças podem ser feitas de cerâmica, cimento, mármore, pedra, porcelana, argila e metal, entre outros materiais.

É preciso dizer que a palavra azulejo, que também vem do espanhol e é derivado do árabe, também tem o mesmo significado de ladrilho, tendo sido assim chamadas as primeiras placas de cerâmica cozida usadas para revestimentos de paredes e pisos. Isso explica a confusão bastante comum entre ladrilho e azulejo, palavras que se intercambiam no dia a dia. 

 

Quais são os custos de um ladrilhador em Campinas?

Em Campinas como em qualquer outra cidade brasileira, os custos de um ladrilhador autônomo vão depender de fatores como extensão a ser revestida e complexidade do trabalho e, no caso de um profissional com boa reputação, conseguir seus serviços pode significar pagar mais. Se ele for um especialista na colocação de ladrilhos ou outro material, os custos também aumentam em função da garantia de um trabalho mais caprichado e sem falhas.

As três maneiras mais comuns de contratar um ladrilhador autônomo são quando ele cobra por hora trabalhada, por metro quadrado ou por serviço fechado. Nesses casos, o material não está incluído e os custos são pela mão de obra. Existem também ladrilhadores que cobram um preço fechado para mão de obra e material, mas é mais indicado cotar antes o material e a quantidade necessária dele em diversas lojas de materiais de construção para ter certeza de que vale a pena fazer esse acordo.

Quando o material a ser aplicado for indicado em um projeto arquitetônico ou de interiores, é provável que o arquiteto ou designer de interiores contrate ou indique um ladrilhador autônomo que ele já conhece e aprova. Pode, ainda, contratar ou indicar uma empresa especializada que forneça seus próprios profissionais. Tanto no primeiro quanto no segundo caso, o arquiteto ou designer de interiores vai apresentar um orçamento para o serviço, que pode estar incluído no orçamento geral do serviços dele ou à parte.

Pode-se também, quando não há nenhum projeto envolvido e o proprietário do imóvel quer contratar o serviço de um ladrilhador autônomo ou uma empresa especializada por conta própria, pedir orçamentos diretamente aos profissionais autônomos e às empresas especializadas. É preciso solicitar pelo menos três orçamentos diferentes explicitando os detalhes dos serviços pretendidos.

Além do revestimento de ambientes em casas em construção ou em reforma, o ladrilhador autônomo pode ser chamado para renovar os revestimentos de apenas um ambiente ou fazer reparos ou a substituição de peças trincadas, quebradas ou descoladas. Esses serviços têm custos distintos, já que são localizados e/ou de pouca extensão.    

 

Como encontrar um ladrilhador em Campinas?

Os passos para encontrar um ladrilhador em Campinas são exatamente os mesmos que se toma em qualquer outra cidade brasileira. Se o serviço de ladrilhador for para um imóvel novo em fase de acabamento, o próprio arquiteto ou engenheiro que desenvolveu o projeto arquitetônico vai se encarregar de encontrar um bom profissional, caso o acompanhamento e a execução da obra estejam sob sua responsabilidade. Caso essas etapas estejam a cargo do proprietário, o arquiteto ou engenheiro pode indicar um profissional autônomo ou uma empresa especializada cujo trabalho ele conheça e aprove.

Familiares, amigos e conhecidos também podem conhecer um profissional autônomo ou empresa especializada que faça um bom trabalho a preços justos, assim como o síndico ou zelador do prédio, caso o imóvel seja um apartamento. Ampliando um pouco a procura, as lojas de materiais de construção podem ter alguma indicação válida. De qualquer modo, pode-se começar no diretório de profissionais da homify, que oferece busca por cidades.