Jardineiros - Sao Paulo: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Jardineiros em São Paulo

Cidade

Saiba tudo sobre a profissão de jardineiros em São Paulo

Quando dizem que São Paulo é uma selva, não é por acaso. A rotina entre os imensos blocos que fazem dessa cidade uma floresta de pedra, mexe com os instintos dos moradores e resulta em grande estresse.

Ainda que a cidade conte com 113 parques onde a população pode se refugiar para respirar um ar mais puro, a verdade é que nem sempre é possível encontrar tempo livre para fazer isso. Logo, a ideia de ter um jardim por perto, no quintal ou dentro de casa, pode ser muito importante para descansar corpo e mente.

Embora pareça simples, ter e manter um jardim sempre bonito não é tão fácil. São diversos cuidados que devem ser considerados, como os tipos de plantas que melhor se adaptam ao clima local, o tipo de solo, adubagem, rega, poda e renovação sempre que possível.

Por todos esses pontos, manter o contato com jardineiros da cidade é sempre importante. Esse tipo de profissional garante que o desenho do jardim fique sempre atraente, com cores vivas e plantas saudáveis. Seja para o cultivo de flores, frutíferas, hortas ou aromáticas, a supervisão desse profissional é indispensável para que o espaço natural de sua casa, comércio ou condomínio esteja sempre agradável.

O que um jardineiro faz

Como dissemos anteriormente, um jardineiro é o profissional responsável pela saúde das plantas e design do jardim. Esse profissional traz consigo um profundo conhecimento técnico sobre o tipo de solo, cultivo de plantas e interferências nas condições climáticas e estruturais.

Um jardineiro precisa ter o domínio do uso de ferramentas próprias para essas atividades. Instrumentos como tesourões, ancinhos, enxadas, pás, rastelo e alicates estão no arsenal que esse profissional deve ter à disposição – seja de sua propriedade ou de propriedade de quem o contrata.

Outro ponto importante é a correção do solo onde será realizado o plantio. O primeiro passo a se saber é o preparo do terreno ou vasos. Limpeza, drenagem e nivelamento de áreas estão no processo inicial.

A seguir, o jardineiro deverá realizar o plantio das sementes ou mudas. Para isso, são necessários espaços específicos para cada tipo de espécie e rega constante nas fases iniciais das mudas.

O próximo passo é o enriquecimento do solo. Nessa fase são utilizados tipos específicos de adubos, que podem ser utilizados em misturas na terra ou pulverizados. Isso é fundamental para garantir que as plantas floresçam e frutifiquem ciclicamente conforme as estações.

Por fim, há grande necessidade de podar para garantir a saúde das plantas. Nesse caso, são três os tipos de poda: a de limpeza, a de formação e a da fase de produção, quando há redução da folhagem e copa e frutos e flores estão produzindo. 

Quais são os tipos de jardins para cultivar em São Paulo

Em cidades grandes, como São Paulo, a disponibilidade de espaço nas residências é cada vez menor. Com isso, há grande necessidade de fazer adaptações para o cultivo de um jardim.

Os jardineiros contam com diferentes técnicas que são excelentes para apartamentos e casas pequenas ou mesmo condomínios comerciais, como jardins internos, jardins verticais, jardim para sacada e jardins externos. Confira cada tipo:

  • Jardins internos: esse tipo de jardim é perfeito para espécies que não precisam de tanta luz natural, ficando facilmente adaptadas em ambientes internos. Espécies como suculentas e cactos ou formatos como jardins de pedras e orientais, estão entre as principais opções para esse formato que, além de harmonia, é ótimo para valorizar os ambientes.
  • Jardins verticais: perfeitos para quem dispõe de pouquíssimo espaço, os jardins verticais são muito utilizados em casas e ruas de São Paulo. Eles são adaptados nas paredes por meio dos vasos, possibilitando decoração inteligente e prática com plantas. Paredes externas podem, inclusive, receber quadros verdes, que são plantas trepadeiras cobrindo toda a estrutura. Entre os benefícios dessa opção estão o conforto térmico e acústico. Outra possibilidade interessante é o cultivo de hortas verticais em cozinhas e áreas gourmets para reforçar experiências as experiências gourmets.
  • Jardim para sacadas: quem mora em apartamentos, sabe que cada espacinho conta. E quando há disponibilidade de sacadas e terraços, nada melhor do que adaptar algumas plantas nas paredes. Essa é uma soma de soluções como jardins internos e jardins verticais. Flores, ervas e até mesmo plantas frutíferas podem ser cultivadas nesse espaço. E a sensação de curtir um espaço desses na calma do lar, é ótima.
  • Jardim externo: esses são os formatos mais tradicionais. São os jardins adaptados em quintais ou pátios com canteiros e vasos. Em quintais grandes, é possível fazer ótimos projetos de paisagismo para valorizar ainda mais a fachada da casa. Para esse tipo de escolha, além de um jardineiro, um arquiteto paisagista poderá dar todo o suporte necessário para o objetivo desejado.

Qual a diferença de um jardineiro para um paisagista

Embora sejam profissionais que trabalhem com espaços naturais, suas atividades são bem diferentes na prática.

Os jardineiros trabalham com a manutenção e plantios de plantas em geral, seja qual for o formato do jardim desenhado. Esses profissionais devem estar sempre próximos de quem conta com um jardim à disposição e devem ser sempre considerados para que o espaço esteja sempre agradável.

Já os paisagistas trabalham com projetos mais amplos, desenhando soluções que vão além de canteiros e formatos de jardim. Um projeto de paisagismo traz uma série de estruturas hidráulicas, luminotécnicas e mobiliárias que devem valorizar ao máximo um espaço externo. Paisagistas trabalham até mesmo no desenvolvimento do bem-estar nas grandes cidades, colaborando para o planejamento de parques e áreas abertas integradas à natureza.

Como contratar um jardineiro em São Paulo

Por ser a principal cidade do país, São Paulo dispões de cursos e especializações para a formação dos melhores jardineiros do país. Aqui, na homify, você confere os portfólios de trabalhos desses profissionais, analisa quais formatos melhor se enquadram para a sua casa e entra em contato online para solicitar orçamentos e consultorias. Aproveite as facilidades da plataforma e tenha um jardim incrível perto de você.