Jardineiros - Sao Paulo: Encontre os profissionais ideais | homify

748 Jardineiros em Sao Paulo

Igardening
Prestamos serviços de Jardinagem e Paisagismo e soluções em sustentabilidade.
Casa de Plantas Ferrari
Tudo começou em 1976, seu fundador Romeu Ferrari, tradicional de uma família italiana de Viterbo, que de geração em geração
(有)ハートランド
大手ハウスメーカーのレジデンスや個人宅のお庭や屋内のグリーンを手掛けております。 Heartland 理想の地球ってなんだろう? 自然の恵みを大切にし、緑を増やすことが理想なんだろうなぁって思っています。 種を蒔き、水をやり緑を大切にする人
上村景観設計
当設計室では自然や四季を身近に感じることのできる、緑豊かな住まい環境を目指し、お庭作りをはじめ、さまざまな生活空間での暮らしのサポートをさせて頂いております。
にわいろSTYLE
様式にとらわれず個人邸を中心に、家の外周り空間全般をプロデュースします。 こだわる部分は、利便性と快適性の両立、そして工業製品と自然素材の調和。 更には構造物に枝葉が飛び交う、自由でダイナミックな『庭』を目指します。
大地工房景觀公司
閎立企業從事石材貿易產業與日本合作販售石材,因緣際會結識GreenLife株式會社 會長 中村 先生,在參觀完グランド工房在日本九州的各家分店後,覺得在台灣採用グランド工房的商業模式經營分店,可以將台灣的景觀設計推向更精緻的層次,所以, 2013
O Jardineiro
A arte de construir belos jardins. Fazemos o plantio e a manutenção de jardins, adubação, roçadas, podas, plantio de jardins
Tukang Taman Surabaya - Tianggadha-art
TIANGGADHA_Art - 081232873316 Adalah jasa pembuatan taman (tukang taman) dan kolam hias profesional yang bertujuan menciptakan
Viveiros da Boa Nova, Lda
Somos profissionais no serviço que executamos, uma experiência de 34 Anos, todos os serviços são feitos a rigor e com muito
(주)더숲
THESUP Graden Design Group  (주)더숲은 사람들의 삶과 휴식. 힐링과 함께하는 특별한 정원공간을 만들고 있습니다. 감각적이고 모던한 정원공간을 추구하며 정원 설계 및 컨설팅부터 시공, 사후관리까지

Saiba tudo sobre a profissão de jardineiros em São Paulo

Quando dizem que São Paulo é uma selva, não é por acaso. A rotina entre os imensos blocos que fazem dessa cidade uma floresta de pedra, mexe com os instintos dos moradores e resulta em grande estresse.

Ainda que a cidade conte com 113 parques onde a população pode se refugiar para respirar um ar mais puro, a verdade é que nem sempre é possível encontrar tempo livre para fazer isso. Logo, a ideia de ter um jardim por perto, no quintal ou dentro de casa, pode ser muito importante para descansar corpo e mente.

Embora pareça simples, ter e manter um jardim sempre bonito não é tão fácil. São diversos cuidados que devem ser considerados, como os tipos de plantas que melhor se adaptam ao clima local, o tipo de solo, adubagem, rega, poda e renovação sempre que possível.

Por todos esses pontos, manter o contato com jardineiros da cidade é sempre importante. Esse tipo de profissional garante que o desenho do jardim fique sempre atraente, com cores vivas e plantas saudáveis. Seja para o cultivo de flores, frutíferas, hortas ou aromáticas, a supervisão desse profissional é indispensável para que o espaço natural de sua casa, comércio ou condomínio esteja sempre agradável.

O que um jardineiro faz

Como dissemos anteriormente, um jardineiro é o profissional responsável pela saúde das plantas e design do jardim. Esse profissional traz consigo um profundo conhecimento técnico sobre o tipo de solo, cultivo de plantas e interferências nas condições climáticas e estruturais.

Um jardineiro precisa ter o domínio do uso de ferramentas próprias para essas atividades. Instrumentos como tesourões, ancinhos, enxadas, pás, rastelo e alicates estão no arsenal que esse profissional deve ter à disposição – seja de sua propriedade ou de propriedade de quem o contrata.

Outro ponto importante é a correção do solo onde será realizado o plantio. O primeiro passo a se saber é o preparo do terreno ou vasos. Limpeza, drenagem e nivelamento de áreas estão no processo inicial.

A seguir, o jardineiro deverá realizar o plantio das sementes ou mudas. Para isso, são necessários espaços específicos para cada tipo de espécie e rega constante nas fases iniciais das mudas.

O próximo passo é o enriquecimento do solo. Nessa fase são utilizados tipos específicos de adubos, que podem ser utilizados em misturas na terra ou pulverizados. Isso é fundamental para garantir que as plantas floresçam e frutifiquem ciclicamente conforme as estações.

Por fim, há grande necessidade de podar para garantir a saúde das plantas. Nesse caso, são três os tipos de poda: a de limpeza, a de formação e a da fase de produção, quando há redução da folhagem e copa e frutos e flores estão produzindo. 

Quais são os tipos de jardins para cultivar em São Paulo

Em cidades grandes, como São Paulo, a disponibilidade de espaço nas residências é cada vez menor. Com isso, há grande necessidade de fazer adaptações para o cultivo de um jardim.

Os jardineiros contam com diferentes técnicas que são excelentes para apartamentos e casas pequenas ou mesmo condomínios comerciais, como jardins internos, jardins verticais, jardim para sacada e jardins externos. Confira cada tipo:

  • Jardins internos: esse tipo de jardim é perfeito para espécies que não precisam de tanta luz natural, ficando facilmente adaptadas em ambientes internos. Espécies como suculentas e cactos ou formatos como jardins de pedras e orientais, estão entre as principais opções para esse formato que, além de harmonia, é ótimo para valorizar os ambientes.
  • Jardins verticais: perfeitos para quem dispõe de pouquíssimo espaço, os jardins verticais são muito utilizados em casas e ruas de São Paulo. Eles são adaptados nas paredes por meio dos vasos, possibilitando decoração inteligente e prática com plantas. Paredes externas podem, inclusive, receber quadros verdes, que são plantas trepadeiras cobrindo toda a estrutura. Entre os benefícios dessa opção estão o conforto térmico e acústico. Outra possibilidade interessante é o cultivo de hortas verticais em cozinhas e áreas gourmets para reforçar experiências as experiências gourmets.
  • Jardim para sacadas: quem mora em apartamentos, sabe que cada espacinho conta. E quando há disponibilidade de sacadas e terraços, nada melhor do que adaptar algumas plantas nas paredes. Essa é uma soma de soluções como jardins internos e jardins verticais. Flores, ervas e até mesmo plantas frutíferas podem ser cultivadas nesse espaço. E a sensação de curtir um espaço desses na calma do lar, é ótima.
  • Jardim externo: esses são os formatos mais tradicionais. São os jardins adaptados em quintais ou pátios com canteiros e vasos. Em quintais grandes, é possível fazer ótimos projetos de paisagismo para valorizar ainda mais a fachada da casa. Para esse tipo de escolha, além de um jardineiro, um arquiteto paisagista poderá dar todo o suporte necessário para o objetivo desejado.

Qual a diferença de um jardineiro para um paisagista

Embora sejam profissionais que trabalhem com espaços naturais, suas atividades são bem diferentes na prática.

Os jardineiros trabalham com a manutenção e plantios de plantas em geral, seja qual for o formato do jardim desenhado. Esses profissionais devem estar sempre próximos de quem conta com um jardim à disposição e devem ser sempre considerados para que o espaço esteja sempre agradável.

Já os paisagistas trabalham com projetos mais amplos, desenhando soluções que vão além de canteiros e formatos de jardim. Um projeto de paisagismo traz uma série de estruturas hidráulicas, luminotécnicas e mobiliárias que devem valorizar ao máximo um espaço externo. Paisagistas trabalham até mesmo no desenvolvimento do bem-estar nas grandes cidades, colaborando para o planejamento de parques e áreas abertas integradas à natureza.

Como contratar um jardineiro em São Paulo

Por ser a principal cidade do país, São Paulo dispões de cursos e especializações para a formação dos melhores jardineiros do país. Aqui, na homify, você confere os portfólios de trabalhos desses profissionais, analisa quais formatos melhor se enquadram para a sua casa e entra em contato online para solicitar orçamentos e consultorias. Aproveite as facilidades da plataforma e tenha um jardim incrível perto de você.

 

  

Buscar imagens relacionadas