Jardineiros - Rio De Janeiro: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Jardineiros em Rio de Janeiro

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Jardineiros no Rio de Janeiro

Referência turística e famosa nacional e internacionalmente, a capital do Rio de Janeiro conta com mais de 6 milhões de habitantes e um relevo único, cheio de curvas, morros e formas diferenciadas. A cidade dispensa grandes apresentações para nós, brasileiros, por ser tão rica nos contrastes, pessoas, natureza e formas. 

Cidade natal de Oscar Niemeyer, o Rio de Janeiro tem uma arquitetura histórica de referência eurocêntrica e além das antigas construções a cidade conta com o novo Museu do Amanhã de Santiago Calatrava, que se une a obras existentes de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Grandes nomes já passaram pela capital do Rio, que conta não somente com obras arquitetônicas, mas também com belíssimos jardins e parques ricos em diversas espécies de vegetação e paisagismo inspirador.

Parques e jardins para se inspirar no Rio de Janeiro

Além dos renomados arquitetos que deixaram sua marca na capital, o arquiteto paisagista igualmente importante Roberto Burle Marx também passou pelo Rio, deixando sua marca no Sítio Burle Marx, local onde o profissional viveu durante décadas, até sua morte. O sítio se localiza na Barra Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro e conta principalmente com plantas regionais e brasileiras, que foram a grande foco de Burle Marx.

Outro ponto legal para buscar inspiração para a jardinagem é o Parque Lage, com suas trilhas e caminhos por entre a mata atlântica, além de pequenas cachoeiras. A paisagem de entorno do Parque Lage é igualmente interessante, com vista para os morros curvilíneos do Rio e até o Cristo Redentor ao fundo do parque. Este se localiza aos pés do morro do Corcovado.

O Jardim Botânico é outro ponto interessante para buscar inspiração para a jardinagem, e conta com mais de 7 mil espécies de plantas em seu território. O Jardim Botânico fica localizado na zona sul do Rio.

O que faz um jardineiro?

O jardineiro é quem cuida do plantio, poda e manutenção da vegetação e dos jardins, que podem ser de caráter público ou privado, espaços abertos ou fechados. Este profissional possui amplo e profundo conhecimento de diversas espécies de plantas, assim como a devida forma de cuidar ou plantar cada uma delas. Cada espécie é única e tem sua melhor época para o plantio ou cuidados, portanto este profissional é indispensável para quem busca um jardim vigoroso e belo como os que existem nos parques públicos da capital.

Nos pontos turísticos da cidade maravilhosa, os parques e jardins públicos recebem manutenção periódica que é feita por uma equipe de jardineiros da própria prefeitura, que também conta com o Plano de Arborização Municipal, desenvolvido pelo corpo técnico da equipe da prefeitura. Portanto se você deseja ter jardins tão bem cuidados e feitos como estes, deverá contratar um jardineiro particular.

Como encontrar um jardineiro no Rio de Janeiro?

Lojas de jardinagem, floriculturas e agronegócios poderão ter equipe ou indicação de jardineiros qualificados. Além destes, aqui mesmo na homify você também encontra profissionais com mais facilidade e agilidade, sem precisar sair de casa. 

Você pode também buscar por arquitetos paisagistas, que são profissionais que também atuam na área da jardinagem, e saberão indicar jardineiros ideais para a sua situação. É altamente indicado que você tenha a junção destes dois profissionais se for construir um jardim. 

O que faz um arquiteto paisagista?

O arquiteto paisagista é o profissional que irá projetar um jardim, parque ou praça. É aquele que faz o desenho técnico detalhado que será passado para que o jardineiro possa fazer a execução. É por isso a importância de se contratar os dois profissionais, visto que um faz o planejamento técnico, e o outro faz a execução. 

Preciso de um jardineiro para fazer um jardim interno?

Tudo depende da sua situação em particular. Se você for uma pessoa que vive muito tempo fora de casa ou do ambiente que comporta o jardim, é altamente indicado que um jardineiro faça a manutenção das plantas. Ele irá adubar, regar, podar e realizar todas as funções que achar necessário para que a vegetação fique vibrante e feliz. 

Algumas plantas são mais indicadas para espaços internos, que normalmente são locais mais inóspitos para a vegetação por possuírem menos incidência solar, terra, e também a administração da água que precisa ser controlada por alguém que faça a rega, fator que deveria ser supostamente um evento natural. As jiboias são plantas fáceis para cuidar e também são muito resistentes. As suculentas e os cactos de uma forma geral também resistem bem e com pouca água, porém precisam de mais luz solar. Outras plantas como: sansevieria, zamioculca, violetas, espada-de-são-jorge, lírio-da-paz e imbé também são perfeitas para apartamentos ou ambientes fechados. 

Quanto custa um jardineiro no Rio de Janeiro?

Cada jardineiro possui sua própria forma de trabalhar. Existem os profissionais que irão cobrar por diária, dependendo do tamanho do jardim, ou aqueles que irão cobrar por hora, e até os que fazem orçamento de acordo com a metragem quadrada do espaço. O valor exato de um orçamento deste tipo de trabalho só será possível após a análise feita pelo jardineiro, além do alinhamento de ideias entre o cliente e o profissional. Uma boa pedida é solicitar mais do que um orçamento. Assim você poderá comparar valores e escolher o profissional que mais agradar ao seu próprio estilo pessoal.

Quais os benefícios de contratar um jardineiro?

Os pontos positivos são inúmeros, mas o principal é que você terá um profissional para executar o seu jardim e fazer a manutenção do mesmo, mesmo sem estar presente. Outro benefício é o grande conhecimento que estes profissionais possuem através da prática constante na jardinagem. Eles sabem o melhor momento para o plantio, para a poda e para a adubagem de cada espécie.

Portanto este trabalho de jardinagem, que pode até ser considerada uma arte tendo em vista o dom e afinidade que estes profissionais possuem com as plantas, deve ser valorizado e estar presente em nossas vidas. Encontre aqui na homify o seu jardineiro ideal, e bom trabalho.