A capital do estado do Amazonas conta com mais de 2,1 milhões de habitantes e é o principal centro urbano, industrial e financeiro do estado. É considerada a quarta melhor cidade para se viver no Brasil e, para definir este resultado, foi feito um levantamento no qual foram analisados dados como educação, saúde, transporte, meio ambiente entre outros. Em Manaus, encontra-se o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que é o mais importante centro de estudos científicos da região amazônica e também de assuntos internacionais de sustentabilidade. Manaus é vista como a Capital Ambiental do Brasil pelo seu espantoso recurso natural, visto que 98% de todo o seu território de mais de 11 mil quilômetros quadrados ainda permanece intacto.
A vegetação de Manaus é extremamente rica e seu solo é tipicamente coberto pela floresta amazônica, o que favorece muito os trabalhos com jardinagem, paisagismo e arquitetura urbanística nas regiões dos parques, que são bem numerosos em Manaus. Para cuidar dos belíssimos parques e áreas públicas da capital a Prefeitura de Manaus possui uma equipe de jardineiros que para fazer manutenção, plantio e poda da vegetação existente, porém para que um jardim particular tenha os mesmos cuidados, o proprietário deverá contratar um jardineiro qualificado.
O jardineiro é um adepto da jardinagem, e pode ser um profissional ou autodidata. Existem cursos de jardinagem disponíveis no mercado, porém esta é uma profissão que vem mais da prática do que da teoria. Os jardineiros atuam em jardins, sejam eles públicos ou privados, fazendo podas, adubando e fertilizando a terra, plantando espécies adequadas para o tipo de situação e solo, entre outras atividades.
Os jardineiros possuem grande conhecimento adquirido pela prática com a terra e as plantas, portanto sabem definir qual tipo de espécie é melhor para cada tipo de ambiente, seja ele uma área externa ou interna.
Manaus é uma cidade rica em espécies de plantas, e consequentemente possui diversas floriculturas e lojas com materiais para jardinagem. Estes estabelecimentos, que estão espalhados pela capital, poderão ter profissionais disponíveis e também indicações excelentes de jardineiros. Outra forma de encontrá-los é por aqui mesmo, na homify. Se você não se identificar com os jardineiros disponíveis aqui, vale lembrar que você pode solicitar indicação para os arquitetos paisagistas também disponíveis na homify. Quem sabe pode até pensar em solicitar um projeto paisagístico com execução de um jardineiro? Nesse caso o pacote fica completo.
As duas atividades podem soar muito parecidas, mas existe um grande fator que separa elas, ou melhor, que transforma elas em etapas diferentes: a execução do jardim. Entenda um pouco mais sobre paisagismo e jardinagem:
É importante considerar os dois profissionais trabalhando juntos, principalmente se o caso for de um jardim com bastante área útil e com mais complexidade de ideias. Porém, para manutenção, e até a montagem de um jardim mais simples, um jardineiro será mais do que suficiente. É altamente indicado também que você tenha um jardineiro de confiança para cuidar do seu jardim, já que ele fará com que suas plantas estejam sempre saudáveis e vibrantes, tornando o espaço cada vez mais agradável e bonito.
Outro aspecto importante de um jardim bem cuidado é a valorização do imóvel. Um belo jardim será sempre o melhor cartão de visitas de uma edificação, portanto deve receber o devido cuidado e dedicação.
Por se tratar da capital ambiental da Brasil, pode-se esperar que Manaus seja muito rica nas variedades de espécies de plantas. E sim, realmente você consegue encontrar de tudo um pouco. Mas quais são melhores para apartamentos e salas comerciais, ou seja, espaços fechados? Manaus tem um clima bastante úmido, então existem algumas plantas que poderão sobreviver dias sem água, como o cactos e as suculentas, que são ideais para quem passa muito tempo fora ou distante dos cuidados com as plantas. Outro fator a se analisar é a incidência de luz solar. Existem algumas plantas que precisam mais do sol, e outras menos. Veja a seguir:
Mesmo para jardins internos, é importante ter um jardineiro para tratar e fazer a manutenção das plantas, já que eles possuem grande prática e conhecimento para os devidos cuidados.
Para jardins residenciais ou prediais externos é ideal ter um jardineiro pelo menos uma vez ao mês que faça a manutenção e poda das plantas. Já para jardins menores ou internos pode-se ter o profissional com menos frequência, sendo que esta avaliação de tempo pode variar de acordo com cada situação, portanto, verifique o seu caso em particular diretamente com o profissional.
Contudo, se você busca por jardineiros em Manaus, lembre-se de que você está na melhor capital para escolher diversas espécies de plantas e montar o seu jardim. O clima é favorável para o plantio e o incentivo para os cuidados com o meio ambiente na cidade é o mais alto do Brasil, então não tenha medo de ousar na criação do seu jardim e tenha sempre um bom jardineiro para montar e fazer a manutenção do mesmo.