Jardineiros - Maceio: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Jardineiros em Maceió

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Jardineiros em Maceió

A capital do estado de Alagoas, também conhecida como cidade sorriso por ser famosa pela simpatia de seu povo, conta com riquezas naturais paradisíacas e arquitetura histórica que formam a belíssima composição do município. Também apelidada de caribe brasileiro por conta das águas cristalinas encontradas nas praias da capital, Maceió conta com mais de 1 milhão de habitantes, segundo dados do IBGE de 2017.

Outro apelido interessante criado para Maceió é cidade restinga, já que no município se localiza uma das mais importantes concentrações de restinga dentre o longo litoral das praias, lagoas e entre rios do estado de Alagoas. A vegetação de Maceió é formada por mata atlântica, além de vegetação baixa como as gramíneas e arbustos. As árvores altas aparecem em pouca quantidade e bem espaçadas. Manguezais e restingas fazem parte da porção litorânea de Maceió, fazendo a composição da paisagem alagoana. Cajueiros e coqueiros também são facilmente encontrados nessa parte litorânea do estado do Alagoas.

Diversos parques compostos por vegetação típica do Nordeste e da mata atlântica se situam em Maceió, dentre eles a  Praça Dom Pedro, Praça Centenário, Praça dos Martírios, Praça Sinimbu, e muitas outras que podem servir de inspiração para você criar o seu próprio jardim. Existe também o parque municipal de Maceió, situado no bairro Petrópolis, que conta com 253 espécies vegetais. Dentre elas, se encontra o famoso símbolo de Alagoas, a craibeira, ou como é popularmente conhecido, o Cajueiro-bravo-do-campo. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a vegetação típica de Maceió, além de explicar mais sobre o trabalho dos jardineiros da região. Assim você vai ter informação suficiente para começar a pensar em criar o seu próprio jardim.  

Quais as funções de um jardineiro?

O jardineiro é um profissional especializado em montar jardins, assim como fazer a manutenção dos mesmos com poda, fertilização, plantio e manuseio da terra e das plantas de uma forma geral. O jardineiro possui conhecimento básico das espécies e tipos de plantas, assim como sabe a melhor forma ou época para plantar ou podar uma árvore ou arbusto. Assim ele faz com que um jardim tenha a exuberância de um conjunto de plantas saudáveis. Os jardineiros são normalmente autodidatas e possuem conhecimento por atuar presencialmente e diariamente no manuseio de plantas e da terra. É verdadeiramente um trabalho de artista e amante da natureza. 

O jardineiro é um executor, enquanto que, por outro lado, existem os paisagistas, que são os projetistas de jardins. 

Qual a diferença de paisagista e jardineiro?

As duas profissões são similares e complementares, mas entre elas existe uma grande diferença. Entenda:

  • O que faz o paisagista: O paisagista é o profissional que pode ser um arquiteto, designer, biólogo ou até um autodidata. É quem irá desenhar o jardim, projetar os caminhos, canteiros, pergolados, mobiliário urbano, iluminação, entre outros. Irá definir também tipos de pavimentação e revestimentos, assim como os tipos de vegetação a serem plantadas.
  • O que faz o jardineiro: O jardineiro é o profissional que executa todas essas ideias e projetos do paisagista. Este profissional possui conhecimento mais profundo das plantas e solos, portanto ele saberá o melhor momento para cultivo e montagem de um jardim, assim como é quem faz a manutenção do mesmo.

É muito interessante considerar contratar esses dois profissionais na hora de montar um jardim, principalmente se ele for em uma grande área ou escala.

Onde eu encontro um bom jardineiro em Maceió?

Por ser uma cidade rica em tipos de vegetação e jardins, a própria prefeitura de Maceió conta com equipe de jardineiros, que fazem a manutenção dos espaços públicos ajardinados. Mas para você poder contratar algum jardineiro, recomendamos a forma mais rápida e fácil para pesquisar: pela internet. Aqui mesmo, na homify, você encontra alguns profissionais da área, e não somente jardineiros, mas também paisagistas e designers, além de muitos projetos de paisagismo para se inspirar. 

Outra forma de encontrar esses profissionais é solicitando indicação dos mesmos em lojas de jardinagem, floriculturas e até nas agropecuárias da capital.

Como é feita a cobrança de um jardineiro e Maceió?

Estes profissionais normalmente trabalham de forma autônoma, e a cobrança vai depender muito do tipo de serviço que você vai solicitar ao jardineiro. Eles cobram comumente por hora ou por tipo de serviço, já que a montagem de um novo jardim é um trabalho muito diferente de uma poda de arbustos, por exemplo. Também o tamanho do espaço deve ser levado em consideração, já que jardins muito grandes levam mais tempo e até podem ser necessários mais profissionais para a execução ou manutenção do mesmo.

Quais os benefícios de contratar um jardineiro em Maceió?

Nem sempre é fácil encontrar fornecedores de plantas que você gostaria de ter em seu jardim. Mas com um jardineiro essa tarefa fica mais fácil e despreocupada. Eles possuem parceiros e fornecedores de plantas, adubo e demais materiais. Além deste benefício, talvez o mais importante de todos hoje em dia: tempo. Os cuidados com um jardim levam tempo, e além disso, o trabalho é muito braçal e cansativo, portanto não exige apenas tempo, mas também preparo físico e disposição. 

Quais tipos de plantas são comuns em Maceió?

A vegetação da mata atlântica é típica em Maceió, além de plantas baixas como as gramíneas e os arbustos, e o manguezal, como já foi comentado. Veja a seguir a classificação por tipo:

  • Árvores: imbiribas, sapucaias, muricis, coqueiros, cajueiros, ipês e visgueiros;
  • Arbustos e gramíneas: bromélias, aráceas e orquídeas;

É interessante lembrar que, para ter um jardim vistoso e feliz, é preferível que você opte por vegetação típica de Maceió, pois essas já estão adaptadas ao clima, ao solo e às condições em geral da capital. 

Consulte e contrate um jardineiro para chegar ao jardim ideal e não deixe de buscar inspirações de paisagismo aqui mesmo, na homify.

Buscar imagens relacionadas