0 Jardineiros em Fortaleza

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Tudo sobre Jardineiros em Fortaleza

Em cidades paradisíacas como Fortaleza, a belíssima capital do Ceará, é evidente o trabalho dos arquitetos paisagistas e também dos jardineiros, profissionais que atuam juntos na criação de espaços externos que embelezam a cidade e permitem uma maior conexão entre o homem e o meio ambiente.

A cidade de clima quente e semiúmido possui uma vegetação predominantemente de restinga e mangue, típica do litoral. Conta também com o Parque Ecológico do Cocó, a maior área verde da cidade e também um dos maiores parques em área urbana da América Latina.

Toda essa atmosfera de liberdade e contato com a natureza é favorável à valorização do trabalho dos jardineiros em Fortaleza, muito procurados por quem deseja manter os jardins de casa tão bonitos quanto as paisagens que a cidade oferece.

Qual é a diferença entre arquitetos paisagistas e jardineiros?

Já que foi falado em arquitetos paisagistas, você sabe qual é a diferença entre esses profissionais e os jardineiros? Você pode contratar os dois para o seu projeto, dependendo do objetivo que tem em mente. Os arquitetos paisagistas são profissionais que elaboram projetos de paisagismo completos, nos quais a parte da jardinagem é uma das etapas entre muitas outras.

Esse tipo de projeto leva em consideração a topografia do terreno, as características do solo, as necessidades de luz e ventilação naturais, além das oportunidades de criação de ambientes dentro desse espaço, como por exemplo áreas de lazer com deck, piscina, mobiliário e uma iluminação planejada.

Quando chega na etapa de escolha da vegetação, o arquiteto paisagista vai fazer a seleção de plantas de acordo com o gosto do cliente e com a melhor adaptação ao ambiente. No caso de Fortaleza, a prioridade é por plantas que se adaptam ao clima quente e semiúmido, propiciando a floração saudável e facilitando o trabalho do jardineiro que vai fazer a manutenção do espaço.

Agora sim, quanto ao profissional jardineiro, ele será contratado durante a etapa de execução de um projeto de paisagismo para fazer o preparo da terra e o plantio das espécies selecionadas. Esse profissional vai utilizar o projeto do arquiteto paisagista para compreender e aplicar todas as orientações.

Depois do projeto pronto o jardineiro é o responsável pela manutenção do ambiente, fazendo as podas, limpezas, substituições, nutrição e rega das plantas, conforme necessidade. Mas mesmo que você não tenha um projeto de paisagismo na sua área externa, ainda assim pode contar com um jardineiro para otimizar o seu jardim.

Ele pode sugerir as melhores plantas a utilizar de acordo com o solo e o clima, além de plantá-las para você e orientar sobre como deve fazer a manutenção, caso goste de cuidar das plantas por conta própria. Sendo assim, o trabalho do jardineiro vai muito além de cortar a grama e podar os arbustos, e deve ser valorizado por isso.

Onde encontrar jardineiros em Fortaleza?

Existem várias lojas que oferecem serviço de jardinagem em Fortaleza, podendo ser especializadas em execução de projetos de paisagismo, colocação de gramas e uma vasta oferta em floricultura.

Mas também há uma grande oferta de jardineiros autônomos em Fortaleza, profissionais que atuam exclusivamente com a manutenção de jardins internos e externos, além de áreas com paisagismo. Esses profissionais não estão nas lojas, portanto, a melhor maneira de encontrá-los é pesquisando em plataformas especializadas, como a homify.

Aqui é possível visitar os perfis desses profissionais, como pode ver na listagem acima, e aproveitar para conhecer os serviços de cada um. Para o profissional é bom, pois ele tem a oportunidade de apresentar imagens de trabalhos feitos e explicar os serviços que oferece. Para o cliente também, que pode selecionar com facilidade os profissionais que mais gostar para então entrar em contato e solicitar orçamentos.

Quanto custa contratar jardineiros em Fortaleza?

Quando você entrar em contato com jardineiros em Fortaleza para pedir orçamento é importante passar determinadas informações aos profissionais. Eles vão precisar saber qual é o tipo de serviço desejado, como poda, plantio, remoção de vegetação, manutenção ou execução de projeto paisagístico.

Também deve informar o tamanho da área a ser trabalhada, se é casa ou prédio, se quer um serviço único ou quinzenal, mensal e afins. A data para a qual necessita do primeiro serviço é outro fator relevante, pois se for algo urgente que o profissional precise passar na frente de outros clientes o preço vai mudar.

Enfim, quanto mais detalhes puder passar, melhor. Todas as informações vão influenciar no preço final, pois o profissional poderá oferecer um pacote fechado para um serviço semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo.

Mas de modo geral, os jardineiros não possuem uma tabela de base para aplicação de preços, como acontece com os serviços de arquitetos e designers de interiores. Eles devem analisar a média aplicada pelo mercado na cidade, levando em consideração os encargos trabalhistas, deslocamento e tipo de serviço. Sendo assim, as formas de cobrança do serviço de jardinagem em Fortaleza podem ser as seguintes:

Administração da obra de paisagismo: nesse tipo de serviço o jardineiro pode ser o responsável pela montagem da parte de jardinagem no projeto de paisagismo. Ele pode só executar ou também contratar mais mão de obra necessária e levar todo o material para o local da obra. Nesses casos o preço costuma ser uma porcentagem do custo total da obra, variando entre 10 a 15%, em média.

Empreitada: em um serviço único, dependendo do tamanho do espaço a ser trabalhado, o jardineiro costuma determinar um preço de diária ou por hora trabalhada. Ele vai considerar a distância até o local, a complexidade do serviço, se vai precisar de auxiliares e se vai precisar levar todo o material necessário, inclusive terra, adubo e as plantas. Não há um custo determinado, pois cada jardineiro pode fazer o seu.

Como você pode ver, a única e melhor forma de saber quanto vai custar o serviço de um jardineiro é entrando em contato com cada profissional aqui pela homify para solicitar orçamentos, passando o máximo de detalhes que puder.

A dica é que você solicite no mínimo três orçamentos para que possa compará-los e negociar com aqueles que achou melhores. Esses profissionais costumam estar abertos a negociações, desde que esteja dentro de um preço justo, naturalmente. Então, conversar é uma atitude válida e, assim, vai ficar fácil encontrar o profissional ideal para o que você precisa.