Jardineiros - Campinas: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Jardineiros em Campinas

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Jardineiros em Campinas

Campinas é uma cidade do interior paulista que, até hoje, tem uma área rural maior do que a área urbana. Isso porque o clima da cidade é propício para o cultivo de alimentos, não foi à toa que entre o final do século 18 e o início do século 20 o café e a cana-de-açúcar eram atividades econômicas muito importantes para a cidade.

Essa cultura do cultivo sempre refletiu nas áreas urbanas por meio do trabalho dos jardineiros em Campinas, profissionais que também atuam no cultivo de plantas, porém, com prioridade às ornamentais e algumas espécies frutíferas que as pessoas gostam de ter em seus jardins. Então, se está pensando em contratar um bom jardineiro em Campinas, antes de começar a sua pesquisa, conheça um pouco mais sobre essa profissão e o que esperar desse profissional.

Serviços prestados pelos jardineiros em Campinas

Os jardineiros são os profissionais que entendem de plantas e cultivo de jardins. Eles atuam fazendo desde a limpeza de quintais que ficaram um bom tempo seu o devido cuidado, até na execução de projetos e paisagismo criados por arquitetos paisagistas. Onde há terra fértil para plantar, os jardineiros podem trabalhar. Quando a terra de um jardim não está fértil, também são esses profissionais que resolvem o problema, fazendo o preparo adequado da terra para receber as plantas ornamentais e espécies frutíferas para compor belos jardins residenciais e comerciais.

Mesmo quando você não quiser contratar um arquiteto paisagista para fazer um projeto completo da sua área externa, ainda assim pode contar com o conhecimento e a experiência dos melhores jardineiros em Campinas para deixar o ambiente mais bonito, acolhedor e funcional. Embora o jardineiro não crie projetos de paisagismo como o arquiteto, ele sabe como executar a parte desses projetos que envolve especificamente a montagem de canteiros e jardins. Então poderá ajudar a escolher as melhores espécies de plantas, explicar sobre a melhor época do ano para o plantio e sobre todos os cuidados que deve ter para manter o jardim sempre florido e bem cuidado.

Qual é a diferença entre os paisagistas e jardineiros em Campinas

Como dito anteriormente, os jardineiros não criam projetos de paisagismo. Esse é o trabalho feito pelos arquitetos paisagistas que elaboram projetos completos, incluindo composições que vão muito além da jardinagem. Em um projeto de paisagismo pode conter a criação de ambientes com lagoa, piscina, fonte, área de churrasqueira, caminhos e também os jardins.

Na hora de executar o projeto, o jardineiro entra na fase de montagem dos jardins, de acordo com o que o arquiteto desenhou e especificou quanto às espécies de plantas que devem ser utilizadas, a quantidade e o posicionamento delas no ambiente a ser criado. Então esses dois profissionais atuam em conjunto, mas com atividades distintas.

Melhores espécies de plantas para cultivar nos jardins em Campinas

O tipo de vegetação original de Campinas é a Mata Atlântica, que infelizmente foi devastada quase totalmente na cidade ao longo dos anos. Porém, o solo e o clima ainda são propícios para o cultivo de espécies nativas, favorecendo que elas cresçam melhor e mais bonitas. Então, os bons jardineiros em Campinas, que atuam há muitos anos na cidade, sabem quais são essas espécies que vale a pena investir.

Se tiver espaço para grandes árvores no seu quintal, certamente ele vai ganhar uma nova vida com jequitibá-rosa, peroba-rosa, jatobá, pau-marfim, cedro-rosa e figueira. Quanto às flores, são diversas as espécies nativas da Mata Atlântica que vão proporcionar um colorido único ao seu jardim, como as bromélias, begônias, orquídeas, briófitas, araçás, além de tantas frutíferas para que, além de um jardim florido e com sobra, também tenha frutas frescas para consumir ao longo do ano.

O que esperar do serviço de um bom jardineiro em Campinas?

Quando você contrata um jardineiro, nem sempre precisa de um serviço complexo, apenas de uma limpeza geral para remover o excesso de capim e ervas daninhas que crescem naturalmente. Mas mesmo para esse tipo de serviço o capricho é essencial. Então veja o que esperar de um bom jardineiro:

  • Conhecimento sobre as espécies de plantas: há muitos tipos de plantas que podem ser confundidas com o popular “mato” e o bom jardineiro precisa saber diferenciá-las para não acabar arrancando mudas ornamentais do seu jardim. Da mesma forma, ele deve ter conhecimento sobre as espécies para saber quando é o período mais adequado para o plantio e também todas as necessidades de cultivo das plantas, como adubação, qualidade da terra, regas e luminosidade. Esse conhecimento técnico é essencial para criar um jardim duradouro e saudável.
  • Utilização das ferramentas e materiais adequados: um bom jardineiro chega ao local do serviço munido de todas as ferramentas que vai utilizar, por isso é essencial informar ao profissional tudo o que precisará ser feito, assim ele já saberá o que levar, inclusive se precisar comprar materiais em uma loja, como adubo, vasos e mudas de plantas.
  • Pontualidade e capricho: não menos importante, assim como em qualquer prestação de serviço, um jardineiro profissional sabe que precisa chegar ao local no horário combinado, atuar com ética e respeito ao seu cliente, além de garantir que o serviço fique benfeito, com muito capricho, pois boa parte do resultado esperado está relacionado com o efeito visual.

Onde eu encontro os melhores jardineiros em Campinas?

Você já está no lugar ideal para encontrar os melhores jardineiros em Campinas, bem como empresas de jardinagem e de instalação de gramas. Aqui no topo da página há uma lista de perfis profissionais para começar a visitar. Nesses perfis contêm informações importantes, como a experiência do profissional ou empresa nessa área, que tipos de serviços prestam e a que áreas de Campinas atendem. Em alguns também é possível conferir fotos de trabalhos executados para que possa ver se realmente há capricho, além de avaliações de clientes que já contrataram o serviço.

Depois de visitar os perfis e selecionar seus favoritos, só precisa enviar mensagens para solicitar um orçamento, de preferência para três profissionais, no mínimo. Assim fica mais fácil comparar as propostas recebidas e fazer a contratação ideal.