Com uma população de quase 3 milhões de habitantes, Brasília é a maior cidade do mundo construída no século 20. Projetada para ser a capital e sede do governo federal, a cidade é dividida por setores, de forma ordenada, e a vista aérea da sua principal área foi desenhada em formato de borboleta.
Foi o trabalho de arquitetos urbanistas, engenheiros, paisagistas e também de jardineiros em Brasília que fez a cidade ter um conjunto arquitetônico e urbanístico considerado pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Mesmo com tantas construções, em meio ao cinza do concreto existe a preocupação com a preservação da mata nativa. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é a responsável por substituir as espécies de plantas não nativas por outras que são nativas do cerrado para compor o paisagismo de Brasília.
Não apenas nas áreas públicas, também é muito importante que os quintais das residências mantenham jardins verdes com essas espécies da região para contribuir com a qualidade do ar e sustentabilidade na cidade. Além disso, a escolha por espécies nativas na hora de montar um jardim também favorece a sua boa preservação e facilidade de cultivo. Os profissionais que colocam esses jardins em prática são os jardineiros em Brasília. Saiba mais sobre a profissão e como funciona o serviço.
O serviço de jardinagem compreende a execução de projetos de paisagismo na etapa da montagem de jardins. Também, a manutenção de jardins montados, desde o corte da grama até o replantio de árvores e novas mudas, cuidando da irrigação e da nutrição das plantas.
Por isso que os jardineiros em Brasília precisam ter conhecimento sobre o tipo de solo da região, o clima e as espécies de plantas nativas ou de outras regiões para conseguir fazer um trabalho de alta qualidade nos jardins públicos, de empresas e residências.
Quanto aos projetos de paisagismo, quem os elabora de forma técnica é o arquiteto paisagista. O serviço do jardineiro é executar esses projetos. Então, se você está buscando um serviço completo para a criação de um jardim, primeiro vai precisar de um arquiteto paisagista e depois de um jardineiro.
Diferente de como acontece com outros serviços de mão de obra, não existe uma tabela de preços para ser usada como base pelos jardineiros em Brasília. Cada profissional irá pesquisar os preços praticados no mercado local e também o preço dos materiais que vai utilizar na prestação dos serviços.
Então o custo da contratação de um jardineiro vai variar de acordo com o tipo de serviço que deseja contratar (execução de projeto de paisagismo, manutenção única, manutenção mensal), também de acordo com o tamanho do jardim a ser feito e a complexidade do serviço.
Junto com esses dois pontos, o profissional também irá considerar seu deslocamento, se vai ter que levar todos os materiais, se vai ter que contratar auxiliares e outros encargos, como refeição e INSS, como é comum. Mesmo que contrate uma empresa de jardinagem, vai acabar pagando por esses mesmos encargos, já embutidos no valor total e que são bastante variáveis entre cada profissional.
Uma dica que ajuda a reduzir um pouco o custo é pesquisar por jardineiros que atendam perto de onde o cliente quer o serviço, pois assim o deslocamento sairá mais barato. Esse é um dos quesitos a pensar na hora de avaliar os orçamentos.
Falando em orçamento, essa é a melhor forma de saber quanto cada profissional vai cobrar pelo serviço e tudo o que está incluso na proposta. Então, comece sua pesquisa por jardineiros em Brasília aqui na homify visitando os perfis dos profissionais e entrando em contato para pedir pelo menos 3 orçamentos antes de fechar negócio.
Quando você contrata um bom jardineiro, vai perceber que esse profissional pratica determinados cuidados quanto à manutenção de jardins. É interessante você saber quais são esses cuidados, pois nem sempre as pessoas sabem identificar um bom jardineiro, principalmente as pessoas que não entendem nada do assunto. Então, veja essas dicas que o vão auxiliar a contratar o profissional ideal: