Encanadores - Sao Goncalo: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Encanadores em São Gonçalo

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Encanadores em São Gonçalo

Localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, São Gonçalo conta com uma população de 1.077.687 habitantes (IBGE 2018), o que o torna o segundo município mais populoso do estado, atrás somente da capital fluminense, a qual está apenas a 22 km de distância.

De todos os aspectos sociais e culturais, a religião é o mais marcante na cidade, que conta com maioria católica, mas também tem um percentual de 30% de evangélicos, que o IBGE considera o maior percentual de população evangélica no Brasil (a média nacional é de 20%). Além disso, a cidade abriga muitos templos de candomblé. Um evento importante relacionado à religião católica é a realização do maior tapete de sal em homenagem ao corpo de Cristo na América Latina.

O clima de São Gonçalo, por sua vez, é do tipo tropical. Com temperaturas mais amenas no inverno, que costuma ser relativamente seco, as temperaturas da estação oscilam entre uma média de 20 a 25ºC durante o dia e de 10 a 15ºC durante a noite, proporcionando dias ensolarados na época mais agradável do ano. Porém, o verão, que apresenta forte ocorrência de chuvas, tem temperatura média de 28ºC, com picos de até 38 a 40ºC. Tanto calor pede um serviço eficiente de distribuição de água e de tratamento de esgoto. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) é a empresa que atende São Gonçalo e muitos municípios da região, operando e mantendo a captação, tratamento, adução e distribuição das redes de águas, assim como a coleta, o transporte, o tratamento e o destino final dos esgotos dos municípios conveniados.    

No entanto, quando um imóvel apresenta problemas no fornecimento de água ou na coleta de esgoto que não são de responsabilidade da CEDAE, é preciso contratar um profissional para identificar e solucionar esses problemas. Esse profissional é o encanador autônomo.

 

Serviços de hidráulica: o que são

O serviço de hidráulica mais complexo é, com certeza, a instalação de um projeto hidráulico em imóvel em construção ou reforma, seja ele residencial, comercial, industrial ou institucional. Os mais comuns ou freqüentes são os serviços emergenciais ou de manutenção periódica. Nesses casos, procura-se proteger a estrutura da edificação, assim como prevenir ou reparar problemas decorrentes da infiltração de água ou da umidade ou, então, prevenir ou consertar vazamentos de água, esgoto ou gás, que podem gerar desperdícios ou colocar em risco a integridade física do imóvel e dos seus moradores. As instalações hidráulicas de qualquer tipo (água, esgoto e gás), a manutenção das redes hidráulicas, a limpeza de caixas de água e de gordura, a substituição de metais e louças sanitárias e a criação de sistemas de combate a incêndios (extintores, mangueiras e sprinklers) estão entre os serviços de hidráulica.

 

O que faz o encanador

Também chamado de instalador hidráulico ou de bombeiro hidráulico, o encanador que atua na construção civil é responsável pela instalação  e manutenção dos sistemas de água, esgoto e gás, assim como pela drenagem deles. Ele é solicitado na obra em três momentos distintos: no início, para fazer o ponto de água; durante a construção das lajes, para encaixar as tubulações; e na fase de acabamento, para colocar as louças sanitárias dos banheiros.

O profissional, que também atua como autônomo, costuma preparar o local para a execução dos projetos de instalação de tubulações; especificar, quantificar e inspecionar os materiais utilizados; e realizar testes operacionais relativos à pressão de fluidos, entre outras atribuições. É também sua responsabilidade montar, ajustar, instalar e reparar encanamentos de água, esgoto e gás; limpar e desobstruir tubulações, calhas, fossas caixas de água e de gordura, canos, ralos e instalações sanitárias em geral; e detectar e solucionar falhas em aparelhos e sistemas de encanamento.

 

Formação do encanador

O encanador ou instalador hidráulico pode ter tido apenas uma educação formal de nível fundamental, mas cada vez mais o mercado que o contrata, especialmente o setor da construção civil, espera que ele tenha chegado ao nível médio, o qual deve ser complementado por uma experiência prática e/ou formação técnica específica obtida em cursos. Desses, o curso de encanador predial oferecido pelo SENAI, com 100 horas de duração e um programa que abrange todos os aspectos técnicos da atividade, é largamente reconhecido e é um bom cartão de visitas junto aos clientes, sejam eles empreiteiras ou particulares. Um dos conhecimentos técnicos mais importantes que o profissional adquire são as normas de segurança no trabalho, que previne acidentes que podem atingir a integridade física do profissional, dos moradores e do imóvel, e o manejo correto das ferramentas usadas no cotidiano da profissão. 

Encanadores profissionais que apresentem tanto experiência prática  quanto contínua atualização técnica costumam ser os preferidos por arquitetos e engenheiros que montam equipes de trabalho para obras de construção ou reforma de imóveis.

 

Custo de um encanador em São Gonçalo

Encanadores autônomos são os mais contratados em São Gonçalo ou qualquer outra cidade brasileira, já que eles realizam os serviços hidráulicos emergenciais e os de manutenção em imóveis residenciais, comerciais, industriais, corporativos e institucionais, embora os três últimos setores também podem ter profissionais assalariados que realizem todos os serviços necessários.

Encanadores de maneira geral oferecem uma grande variedade de serviços hidráulicos, cujo custo vai variar em decorrência da sua complexidade e/ou extensão. Portanto, é recomendável que se solicite pelo menos três orçamentos de diferentes profissionais, que deverão realizar uma visita para poder calcular os valores exatos. Alguns encanadores costumam cobrar uma taxa de visita, portanto é sempre bom verificar junto a cada profissional se ele cobra tal taxa, pois ela encarece o custo do serviço.

 

Como encontrar um encanador em São Gonçalo

Para encontrar em São Gonçalo um encanador autônomo com boa reputação e preços justos, deve-se começar pedindo recomendações de familiares, amigos e conhecidos. Se o imóvel é um apartamento, pode-se pedir uma indicação do síndico ou zelador que provavelmente já conta com um profissional confiável para a manutenção do prédio. As lojas de materiais de construção, especialmente os de peças hidráulicas, podem ter nomes para recomendar. Mas também é possível começar com uma busca por cidade aqui no diretório de profissionais da homify