Encanadores - Rio De Janeiro: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Encanadores em Rio de Janeiro

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Encanadores no Rio de Janeiro

Com mais de 6 milhões de habitantes e em constante crescimento, o Rio de Janeiro dispensa grandes apresentações. É a cidade do samba, do carioca e dona de uma geografia única e exuberante. Em 18 de janeiro de 2019, o Rio foi eleito pela UNESCO como a primeira capital mundial da arquitetura, devido a sua diversidade arquitetônica histórica em contraste com as novas e modernas edificações. O anúncio foi feito de Paris. 

A capital é equipada de sistemas de infraestrutura de energia, esgoto e água modernos, assim como sistemas de transporte e coleta de lixo, necessidades básicas de qualquer grande cidade.

O Rio de Janeiro conta com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE para prestar serviços de saneamento no estado do Rio. A empresa é estatal de economia mista sendo que seu maior acionista é o governo do estado do Rio de Janeiro. Apesar de nem toda a população ter acesso à companhia, desde 2008 existem obras para desenvolver e construir saneamento básico para as áreas mais carentes da enorme capital.

Para fazer a manutenção de tubulações e implementar novos sistemas de água, seja residencial, industrial ou pública, é necessário um encanador. Veja a seguir tudo o que você precisa saber antes de contratar este profissional.

O que faz um encanador?

O encanador é um profissional que instala, faz manutenção e conserta sistemas de encanamento. Esses encanamentos servem para transportar água potável, esgoto ou fazer drenagem pluvial. A área de atuação de um encanador é bem ampla. Ele pode operar projetos de instalação de tubulações e definir seus traçados e dimensões. O profissional também pode especificar, quantificar e inspecionar os tipos de materiais utilizados nessas instalações, assim como realizar testes hidráulicos do sistema em questão. Encanadores industriais são os que trabalham em redes mais complexas, onde aparecem sistemas de águas frias com risco de congelamento, águas escaldantes, esgoto e demais desafios. 

A carreira de um encanador se inicia a partir do momento em que o profissional possui formação em algum curso técnico da área, já que existem alguns em instituições de ensino físicas ou até cursos online. Para que o profissional possa atuar de forma bem abrangente e inclusive em projetos industriais, ele deve possuir conhecimento técnico em instalação e reparo de torneiras, instalação de linha roscável, instalação de pias e lavatórios, como fazer dobras em tubos de PVC, instalações de válvulas de pé de crivo, instalação de tubulações, tubulações de cobre, aquecedor solar e demais disciplinas da profissão. Esses cursos mais aprofundados para atuar principalmente em indústrias contam em média com mais de 200 horas/aulas durante o desenvolver da formação técnica. 

Onde encontrar um bom encanador no Rio de Janeiro?

O Rio é uma cidade rica em prestações de serviço. Na área da construção civil, existem diversos profissionais atuando em pequenas e grandes empresas, além daqueles que trabalham de forma autônoma. A internet é uma grande aliada no momento de buscar profissionais da área da construção. Aqui na homify você vai encontrar algumas opções de encanadores profissionais no Rio de Janeiro. Acessando a página de cada um deles por aqui é possível até solicitar orçamento. É rápido e fácil.

Outra forma de encontrar um encanador é indo nas lojas de materiais de construção que existem no Rio de Janeiro. Essas empresas normalmente têm profissionais para indicar, ou até possuem equipe própria.

Você também pode solicitar por indicações de parentes, amigos e conhecidos.

É necessário ter projeto para contratar um encanador?

Depende. Para realizar um conserto de vazamento ou manutenção de um sistema existente é possível solicitar pelo serviço do profissional mesmo sem projeto. Um vazamento visível aos olhos é algo que um encanador soluciona mesmo sem consultar um projeto. Entretanto, se existe um vazamento no qual não é possível ver a fonte, o profissional pode precisar solicitar pelo projeto executivo de hidráulica da edificação para consulta da rede.

Para realocar pontos simples em cozinhas ou banheiros, como troca de registros ou posição de torneiras, também poderá ser necessária a consulta do projeto executivo de hidráulica.

Um projeto de hidráulica, seja de uma rede existente ou de uma nova, deve ser tratado como um documento de uma casa ou edificação. Acidentes com perfurações indevidas em tubulações acontecem com certa frequência devido à falta desses projetos nas mãos de proprietários e profissionais.

Para o caso de implementação de um novo sistema de rede de esgoto e água, é necessário um projeto completo de hidrossanitario. 

Encanador pode fazer projeto hidráulico?

Não. O profissional que desenvolve projetos hidráulicos é o engenheiro ou o arquiteto. Seja comercial, residencial ou industrial, o encanador não possui qualificação técnica para desenvolver projetos e sim, executá-los. É uma parceria entre essas profissões, em que elas se complementam. O engenheiro ou o arquiteto desenha e detalha a rede hidráulica, enquanto que o encanador possui qualificação para ler e interpretar o projeto, e então transformar em algo concreto.

Para fazer a execução de um projeto de sistema hidrossanitário novo, dependendo da situação, o encanador inclusive faz a quantificação das tubulações e adquire essas através de lojas parceiras do profissional. Após executado, a cobrança é feita pelos materiais mais a mão de obra do encanador.

Como é feita a cobrança de um encanador no Rio de Janeiro?

O encanador autônomo cobra de diferentes formas, sempre de acordo com o tipo de serviço solicitado. Se for para a implementação de uma rede, ele poderá cobrar por diária ou por metragem projetada. Já no caso de um conserto de uma rede residencial simples, o profissional poderá cobrar por hora de serviço, se assim for avaliado. Cada situação é única e o ideal é consultar o profissional diretamente para saber a forma que será feita a cobrança.