Encanadores - Recife: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Encanadores em Recife

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Encanadores em Recife

Capital de Pernambuco, Recife tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste, é a nona capital mais populosa do país e é sede de importantes instituições nos ramos do comércio e serviços.

Para oferecer suporte a essa forte densidade demográfica, os serviços de mão de obra são indispensáveis no dia a dia, como o trabalho de eletricistas e encanadores em Recife, que todo mundo precisa em diversas situações. Veja, então, o que fazem os encanadores e como selecionar um bom profissional para o serviço que está precisando.

Quando contratar encanadores em Recife?

Muitas pessoas remetem o trabalho dos encanadores apenas aos sistemas de encanamento e tubulação de água e esgoto. Mas esses profissionais entendem de todos os tipos de tubulações, também para gás, ar condicionado e outros fluidos. Sendo assim, os encanadores podem ser contratados para:

  • Executar projetos de tubulação e encanamento novos;
  • Fazer vistorias nesses sistemas de tubulação e encanamento;
  • Realizar reparos, como canos estourados, vazamentos ou entupimentos;
  • Pequenas instalações, como de máquina de lavar e ar-condicionado;
  • Limpeza de caixa de gordura ou de tubulação de esgoto.

Encanadores fazem projeto hidráulico?

Não, quem elabora o projeto hidráulico de uma edificação é o engenheiro ou o arquiteto. O encanador vai executar esse projeto, por isso precisa ter conhecimento técnico para interpretar projetos e seguir todas as instruções.

Geralmente um projeto hidráulico é feito para uma nova construção ou reforma, então de qualquer maneira vai ser preciso primeiro contratar um arquiteto para que a obra possa ser realizada, com o devido alvará.

Inclusive, se for para iniciar uma construção do zero, o encanador vai ser um dos primeiros profissionais da mão de obra a ser contratado, pois a obra só vai poder começar depois que tiver água ligada no terreno.

Como é cobrado o serviço dos encanadores em Recife?

Em Recife não existe apenas uma forma de cobrança pelo serviço dos encanadores. Cada profissional vai determinar o preço e a forma de cobrança, conforme achar mais conveniente, dependendo do tipo de serviço.

Pode ser cobrado por hora, no caso de trabalhos menos complexos. Por projeto, geralmente para instalações novas, quando é possível prever imprevistos com mais facilidade. Por dia, quando o profissional já sabe quantas horas vai levar para entregar o serviço pronto. Ou também é possível contratar um serviço fechado, com preço e data de término previamente determinados, no caso de ser um trabalho para semanas ou meses.

Para definir o preço, o encanador vai considerar a média de hora trabalhada praticada em Recife, o preço dos materiais que precisar utilizar e outros encargos, como INSS, transporte e refeição. Se optar por contratar um profissional através de uma empresa ao invés de um autônomo, valem as mesmas regras de cobrança.

Se tiver alguma vantagem do encanador de uma empresa para o autônomo é no sentido de que há uma garantia a mais de qualidade e cumprimento do serviço quando o profissional está representando uma empresa. Por outro lado, também terão mais custos envolvidos, então serviço de um autônomo tende a ser mais barato, mesmo que um pouco.

Dicas para contratar os melhores encanadores em Recife

Quando o cliente não tem a menor ideia de como funciona o serviço de um encanador, não é capaz de identificar se está contratando um bom profissional. Por isso que fazer a pesquisa por encanadores em Recife por meio de plataformas especializadas, como a homify, ajuda muito. Ao visitar os perfis dos profissionais é possível ter informações importantes, como:

  • Curso técnico: um bom encanador tem formação técnica na sua área e é especializado em determinados tipos de serviço. Assim, ele vai informar no perfil quais cursos técnicos possui e quais serviços atende, como no caso de ser especializado em sistemas hidráulicos.
  • Curso de Normas Técnicas de Segurança: todas as profissões consideradas de risco precisam de cuidados extras. Por isso, os encanadores devem fazer cursos de Normas Técnicas de Segurança, garantindo que mesmo um serviço simples e rápido não ofereça risco para ele, nem para as pessoas que estão no mesmo local, sejam colegas de serviço ou o cliente.
  • Pontualidade e compromisso: uma das principais reclamações de clientes com alguns tipos de mão de obra, como a do encanador, é quanto à pontualidade e o compromisso com o serviço. Atrasos são comuns, desmarcação de atendimento também. O cliente não tem como saber se o profissional vai cumprir com esses requisitos na primeira vez, mas se acontecer, já é um sinal de que deve buscar por outro encanador na próxima vez. Por ser comum, não quer dizer que seja normal e que o cliente tenha que aceitar a falta de organização e ética do profissional.
  • Preço justo: nem muito caro, nem barato demais. O preço de um serviço de encanador em Recife não é fixo, pois não há uma tabela a seguir, por isso que o ideal é solicitar alguns orçamentos antes de contratar. Assim consegue saber a média de preços praticados e escolher aquele que ofereça custo benefício. Melhor não optar apenas pelo mais barato, pois o profissional poderá estar economizando em materiais importantes, que necessitam de resistência e alta qualidade.
  • Identificação do problema: quando o cliente vai explicar ao profissional que tipo de serviço está precisando, é importante ter ideia se é um vazamento na pia da cozinha, entupimento da tubulação do banheiro ou infiltração na lavanderia, por exemplo. Assim, além de ajudar o encanador a fazer um orçamento mais assertivo, evita que ele acabe encontrando problemas extras, já que o cliente vai pagar pelo que precisar fazer. Claro que esse tipo de atitude só ocorre quando contrata um encanador sem ética profissional, mas é uma dica válida exatamente para prevenir este inconveniente e selecionar os melhores profissionais.

Agora, com essas valiosas dicas em mãos, basta iniciar a pesquisa pelos perfis de encanadores em Recife listados no topo da página. Em cada perfil há informações relevantes para que selecione os melhores e entre em contato apenas com aqueles que mais gostar. Pedir mais de 3 orçamentos antes de contratar é a dica final para garantir que irá pagar um preço justo pelo serviço.