Goiânia, a capital de Goiás, conta atualmente com quase 1,5 milhões de habitantes, além de ostentar o título de capital com mais áreas verdes por habitantes do Brasil. Apesar do seu crescimento rápido e desordenado, Goiânia vem melhorando muito sua infraestrutura nos bairros da capital, e ainda se mantém como referência em qualidade de vida dentre as capitais brasileiras. Esses fatores levam a capital a se tornar um forte alvo de especulação imobiliária, considerando também sua localização estratégica para as indústrias e para o comércio.
Capital rica em lazer noturno com restaurantes e bares, Goiânia conta também com inúmeros parques e praças, que deixam a cidade mais bonita e atraente.
No quesito infraestrutura urbana e serviços, a capital é altamente equipada e está entre os oito municípios com a melhor infraestrutura do Brasil. A grande maioria dos residentes possuem água tratada, energia elétrica, coleta de lixo, esgoto e telefonia.
O saneamento básico de água é feito pela empresa de Saneamento de Goiás (Saneago). Para o ano de 2005, a demanda média de água era de 5.600 litros de água por segundo em Goiânia e sua região metropolitana. Essa é uma empresa de economia mista do governo do estado de Goiás de grande porte, portanto conta com equipe própria de encanadores de manutenção e execução. Mas para instalação privada e residencial, quem efetua o trabalho com tubulação e instalações hidráulicas são os encanadores. Veja mais sobre esses profissionais que atuam em Goiânia a seguir:
O Encanador é o profissional da área da construção civil responsável por montar instalações hidráulicas, assim como ajustar, testar, instalar e reparar encanamentos, tubulações e outros tipos de condutos.
Esse profissional possui conhecimento técnico em hidráulica e faz instalações em aparelhos sanitários, torneiras, caixas de descargas, registros, válvulas, entre outros, testando e consertando a rede hidráulica até que se encontre em funcionamento adequado e normal.
Está entre as funções de um encanador: limpar e desobstruir tubulações, ralos, caixas de inspeção, entre outros, além de fazer reparos em reservatórios e chaves de bóia, canalizações, reparos em vazamentos das tubulações de casas de bombas, trabalhar com tubulações de PVC ou cobre, substituir e eliminar vazamentos em equipamentos sanitários, assentar manilhas, construir e assentar calhas na construção civil. Também são responsáveis por realizar ligações de bombas, reservatórios de água, rede de água, gás e esgoto, assim como limpar, desentupir e fazer manutenção condutores de águas pluviais, fossas, caixas de gordura, ralos e instalações hidráulicas em geral.
A amplitude de atuação no trabalho do encanador é enorme e complexa, portanto esse é um profissional que deve ser técnico no assunto, possuir grande conhecimento na atuação e manter-se atualizado no segmento da construção civil.
Boa parte das indústrias existentes na capital de Goiás atua no segmento da construção civil, correspondendo a quase 30% das mesmas, segundo um levantamento feito pelo IBGE no ano de 2000. Encontrar um encanador em uma capital onde existe desenvolvimento de produto para a área da construção civil é mais fácil do que pode parecer. O setor da prestação de serviços também só cresce na capital e é esse tipo de profissional que você busca: um prestador de serviços, seja ele autônomo ou colaborador de uma empresa.
A melhor forma de encontrá-los é pela internet mesmo e em diversas plataformas. Aqui na homify você encontra alguns encanadores de confiança, além de outros prestadores de serviço da construção civil como arquitetos ou eletricistas. O interessante é que aqui pela homify você consegue acessar o perfil do profissional e enviar uma mensagem para o mesmo facilmente. É possível até solicitar orçamentos.
Em lojas de materiais de construção situadas na capital também é possível encontrar encanadores. Outra forma de encontrá-los é por meio de indicação de amigos e conhecidos.
Os valores variam muito de acordo com o tipo de serviço. Por exemplo, para realizar a instalação hidráulica em uma nova construção, como uma casa ou prédio, o profissional poderá cobrar por diárias ou até montar um pacote mensal dependendo das dimensões do projeto. Um encanador pode ainda optar por fazer a cobrança por metro quadrado, que será calculado de acordo com o projeto desenvolvido pelo responsável técnico em questão.
Já para reparos como vazamentos ou pequenas instalações residenciais o encanador poderá cobrar por horas. Nesses casos menores o profissional irá considerar o tempo de deslocamento, assim como o tempo que levará para realizar o serviço e também incluirá no orçamento o material a ser usado e adquirido pelo cliente.
A resposta é sim. E esse tipo de projeto não é feito por encanadores, mas sim por um engenheiro ou um arquiteto. O encanador é o profissional que executa as instalações hidráulicas, enquanto que o engenheiro ou arquiteto irá fazer o desenho técnico das mesmas.
É função de um bom encanador saber ler e interpretar esses projetos, para então executá-los com o mínimo de imprevistos, que são muito comuns em obras. O encanador ficará responsável por quantificar as tubulações, instalar e inspecionar as mesmas antes do funcionamento da rede.