Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e a sexta cidade mais populosa do país, com mais de 2,5 milhões de habitantes. Para comportar uma necessidade tão grande de abastecimento de água e saneamento, a empresa Copasa exerce um trabalho eficiente que, no ano de 2014, foi considerado o segundo melhor do Brasil entre as 100 maiores cidades.
Para chegar a esse nível, o serviço dos encanadores em Belo Horizonte é essencial. Mas como esses profissionais não trabalham apenas com encanamento e tubulação para água e esgoto, saiba um pouco mais sobre a profissão para contratar o encanador ideal conforme o serviço que precisa.
É mais comum pensar no encanador quando estoura um cano de água ou ocorre um vazamento no banheiro, mas esse profissional trabalha com encanamentos e tubulações em geral, como de gás, de ar e de outros fluidos. O serviço prestado pode ser residencial, comercial ou industrial, sendo que para cada tipo há especializações específicas.
Quando tem um projeto de arquitetura e a construção está próxima de começar, o encanador é um dos primeiros profissionais da mão de obra a ser contratado, junto com o pedreiro, o eletricista e o carpinteiro. Isso porque é preciso primeiro fazer a ligação de água no terreno para então começar a obra.
Se for fazer apenas uma pequena reforma ou ampliação na casa, só vai ser necessário chamar o encanador caso alguma das alterações descritas no projeto inclua fechamento de pontos ou abertura de novos, como para torneiras, chuveiros, vasos sanitários, ar-condicionado ou gás.
No dia a dia os encanadores em Belo Horizonte são frequentemente acionados para realizar consertos, instalações e novos projetos, limpeza e instalação de calhas, de fossas, de tubulações, desentupimento de ralos e de caixa de gordura.
O encanador apenas executa o projeto hidráulico, portanto, precisa ter conhecimento técnico para saber interpretar cada informação que está no projeto. Quem vai elaborar esse documento, com todos os desenhos técnicos, necessidades especiais e lista de materiais a serem usados é o engenheiro ou o arquiteto. O mesmo vale para projetos de gás e ar condicionado.
Pelo fato de haver imensa procura pelo serviço dos encanadores em Belo Horizonte, pelo fato de que é uma cidade com muitos habitantes, também há bastante oferta desse serviço. Isso é bom, pois assim é possível pedir diversos orçamentos, mas também é ruim porque fica difícil saber por onde começar a pesquisar.
Os encanadores podem trabalhar para empresas de construção, como as empreiteiras, também trabalham em parceria com as lojas de materiais de construção e empresas do tipo "marido de aluguel". Mas se não encontrar o profissional ideal nesses locais, os autônomos mais preocupados em divulgar seu serviço estão cadastrados na homify, que é uma plataforma especializada em informações úteis sobre o universo da arquitetura, design e paisagismo.
Depois da leitura, vá ao topo da página e comece a visitar os perfis dos encanadores em Belo Horizonte para conhecer os tipos de serviços oferecidos, as qualificações de cada profissional e para solicitar orçamentos. Com esses orçamentos em mãos, avalie para encontrar o melhor custo benefício e fechar um bom negócio.
Infelizmente, por conta de alguns encanadores que não possuem o devido conhecimento técnico e de ética profissional para atuarem no mercado, a imagem dessa classe de profissionais sofre um certo preconceito. Há quem pense que vai ser enganado pelo profissional, que não pode confiar se ele vai aparecer para o serviço e que o preço cobrado não é justo nem faz sentido.
Essas más experiências ocorrem principalmente com os encanadores autônomos, pois quando são contratados através de uma empresa, a confiança do cliente é maior. Porém, a maior parte dos encanadores são excelentes profissionais, quando atendem a certos requisitos, que são:
Com essas dicas vai ficar muito fácil encontrar os melhores encanadores em Belo Horizonte para todos os tipos de serviços. Agora é só começar a pesquisa pelos perfis no topo da página, conhecer as qualificações de cada profissional e enviar pedidos de orçamentos.