Natal é a capital de Rio Grande do Norte, também conhecida como cidade do sol por sua condição de elevada incidência solar, que pode chegar a 2.900 horas por ano. É o mais alto índice de luminosidade solar dentre as capitais brasileiras. A população atual do município é de quase 900 mil habitantes, sendo que a região metropolitana de Natal, que conta com 13 municípios, chega a quase 1,5 milhões de habitantes, formando a quinta maior concentração urbana do Nordeste.
Todo o abastecimento de energia para a população e espaços públicos é feito pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), que é a empresa responsável pela distribuição energética de todo o estado do Rio Grande do Norte. A empresa, fundada em 1961, atende a mais de 1,1 milhões de consumidores em todo o estado com fornecimento de energia. A voltagem da rede é de 220V.
Agora que você entende um pouco mais sobre o abastecimento de energia em Natal, vamos explicar como encontrar um eletricista de confiança na capital. Veja os tópicos a seguir:
A forma mais prática e rápida é pela internet. Aqui mesmo na homify você encontra alguns profissionais e, se acessar a página de algum deles, uma aba vai aparecer para que você possa solicitar mais informações e até um orçamento. Além dos eletricistas, você encontra aqui na homify profissionais como arquitetos, designers e construtores em Natal. Esses podem ajudar você com indicação de eletricistas, além de poder desenvolver projeto de elétrica para o seu caso.
Outra forma de encontrar estes profissionais é fazendo visitas em lojas de material de construção. Este tipo de estabelecimento, tão comum em Natal, pode ter indicação de profissional e até equipe própria disponível.
Seja através da homify ou de outra plataforma como o whatsapp ou outros sites, para solicitar um orçamento online primeiramente você vai precisar de um projeto elétrico. Com um projeto o eletricista vai poder precificar e calcular o tempo do seu serviço e também material necessário para a execução do desenho técnico. E quem faz esses desenhos? Os profissionais que trabalham com projeto elétrico são os arquitetos ou engenheiros. Portanto o eletricista é um executor, é mão de obra para construir os projetos, diferentemente dos projetistas, que criam o desenho mas não executam, apenas fazem acompanhamento e orientações junto à execução do projeto.
O eletricista é responsável por fazer implementação e manutenção de instalações elétricas prediais, residenciais, industriais ou públicas. Portanto, esse profissional trabalha tanto na execução de novos circuitos, seja em uma reforma ou em uma nova construção, quanto na realização de manutenção gerada por algum problema técnico, ou para restaurar uma instalação mais antiga. Estes profissionais são divididos em três níveis:
Eletricistas normalmente cobram por diária. Existem profissionais que executam o projeto e também fazem a compra de material como fios, interruptores, tomadas e outros e, depois de finalizado o serviço, fazem a cobrança do material somado ao valor da mão de obra. Há também aqueles que fazem a execução, mas pedem que o material seja disponibilizado pelo cliente ou pelo mestre de obras. Em ambos os casos, o profissional pode cobrar por diária, ou por hora, dependendo do serviço. Obras maiores normalmente são orçadas por dias corridos, enquanto que reformas e obras menores são precificadas por hora de trabalho.
O eletricista possui conhecimento técnico para atuar em instalações elétricas e eles seguem normas rígidas para sua própria segurança e também para as demais pessoas. Fazem uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas, cintos de segurança, óculos, entre outros. Precisam ter formação no ensino médio, além de ter frequentado cursos de eletricidade e eletrônica básica. Também devem conhecer procedimentos de primeiros socorros, já que trabalhar com energia elétrica gera riscos de choque, incêndio e até explosão.
Além das questões de segurança, outro importante motivo para contratar um eletricista é a questão da economia de materiais. Se existe um projeto, o profissional saberá interpretá-lo para então solicitar os materiais. Assim você evita o desperdício de fiação, interruptores e tomadas.
Os eletricistas são profissionais que trabalham em diversas áreas e, assim como colocadores de revestimentos, carpinteiros, jardineiros, e outros, eles normalmente escolhem um segmento do qual atuam com mais frequência e se identificam mais. Eletricistas industriais e prediais são profissionais que ficam mais expostos a experiências de risco. Podem precisar trabalhar dentro de dutos, com andaimes, em extremo calor ou frio, entre outros aspectos. Esse profissional normalmente atua em grandes empresas e, portanto, não deve atuar em pequenas reformas.
Para uma reforma de pequeno porte, você pode buscar por um eletricista autônomo experiente, que é o perfil ideal para interiores.
Para finalizar, lembre-se de sempre analisar o profissional a ser contratado e também a sua situação em particular, para então tomar uma decisão.