Eletricistas - Guarulhos: Encontre os melhores profissionais | homify

6 Eletricistas em Guarulhos

Cidade

Eletricistas em Guarulhos

Município do estado de São Paulo, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado, e uma das mais populosas do Brasil contando com mais de 1,3 milhões de habitantes. 

É uma cidade altamente consolidada e urbanizada, considerada uma das mais ricas e modernas do país. Entretanto, o consumo energético do verão é bastante alto não somente pelo número populacional, mas também pelas altas temperaturas no verão, que podem chegar a 36 graus Celsius, gerando grande consumo energético para condicionamento térmico.  

A distribuição energética de Guarulhos é feita pela empresa privada EDP, que serve 28 municípios no estado de São Paulo. No site da empresa é possível consultar contas, gerar boletos para pagamento de mensalidade, entre outros serviços. A empresa é tão capacitada que foi reconhecida como a terceira melhor empresa de fornecimento de energia do país em 2019 por grandes consumidores energéticos, através do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). 

Agora que você entende um pouco mais sobre a fonte de energia do município de Guarulhos, vamos explicar mais sobre o tipo de serviço prestado pelos eletricistas na região, e como encontrá-los. 

O que o eletricista faz?

O eletricista é o profissional que instala, repara e faz manutenção de instalações elétricas dos mais diversos tipos. Ele pode trabalhar com instalações prediais, industriais, residenciais ou comerciais e é definido em três níveis de capacitação:

  • Aprendiz: este pode ser um estudante, que está frequentando alguma instituição de ensino para eletricistas e passando por um período de experiência ou estágio na área das instalações elétricas. Ele estará sempre acompanhado de outro eletricista mais avançado.
  • Experiente: o eletricista experiente é o profissional formado na área, e deve ter uma certificação ou diploma de formação de eletricista ou técnico. 
  • Mestre: o mestre é  o profissional formado há pelo menos 7 anos e que já está atuando no mercado de trabalho desde então. Este pode acompanhar e direcionar eletricistas menos experientes, recém-formados ou estudantes.

Por que contratar um eletricista?

Além de ser extremamente indicado e necessário a prestação de serviço de um eletricista, este profissional irá trazer soluções para a sua reforma ou obra. Principalmente em reformas de casas ou prédios antigos, em que os imprevistos com energia são muito frequentes.

É comum na retirada de algum forro, encontrar cabos desconexos, oxidados, desencapados e até dispostos de forma perigosa. Neste momento, com o auxílio de um arquiteto ou engenheiro, o eletricista fará a recuperação do sistema elétrico existente, ou irá substituir por um novo. Todo esse trabalho feito pelo profissional será realizado de forma responsável, respeitando as normas de segurança e com equipamento de proteção individual (EPI).

Quanto custa um serviço de eletricista em Guarulhos?

Os eletricistas de Guarulhos comumente cobram por diária. Por ser muito difícil de estipular o tempo que pode levar uma instalação elétrica, esta é a forma mais comum adotada por estes profissionais. Se você tiver um projeto de elétrica feito por um arquiteto ou engenheiro, será possível solicitar um orçamento prévio para o eletricista em questão, já que vai ser possível calcular um tempo médio para a instalação. 

Porém, se você quiser solicitar por conta certas alterações simples de tomadas, luminárias ou disjuntores e não tiver um projeto, o profissional deve cobrar por diária. Existem eletricistas que solicitam que o material seja adquirido pelo cliente previamente, e existem os que compram os equipamentos, e depois acrescentam ao valor final do serviço, juntamente ao seu custo de locomoção. 

Como encontrar um eletricista em Guarulhos?

Aqui na homify existem diversos eletricistas na região de Guarulhos. Se você acessar o perfil de cada um deles, poderá solicitar um orçamento por aqui mesmo, é fácil e rápido. Você deve descrever o tipo de serviço a ser feito, para então negociar as formas de execução e os valores diretamente com o profissional em questão. 

Como contratar um eletricista em Guarulhos?

Depois da sua pesquisa pelo eletricista ideal aqui na homify, você pode solicitar ao profissional escolhido um contato mais direto, e até uma reunião presencial. É legal considerar a realização da reunião no local da obra mesmo, para que vocês possam avaliar a situação. 

Um contrato entre cliente e profissional é ideal para garantir a segurança tanto do contratante quanto do contratado, portanto, não hesite em solicitar se o profissional não o fizer. 

Em qual momento de uma obra devo contratar o eletricista?

O eletricista é um executor, portanto ele deverá ser contratado durante a obra em questão. É recomendado que você reserve alguma data previamente com o profissional, se possível, para garantir o tempo do eletricista em sua obra. 

No caso de uma construção de uma casa, por exemplo, a elétrica é passada por tubulações especiais para instalações elétricas durante a fase de infraestrutura da casa, antes dos acabamentos. Tomadas, quadros elétricos e disjuntores são instalados nas paredes mesmo, então para não haver quebra de alvenaria posterior, a elétrica é passada juntamente à infra da casa. 

Por outro lado, para uma reforma de design de interiores, existem outras formas de instalar a elétrica, ou alterá-la. O eletricista pode ir no momento da instalação da marcenaria, ou após a instalação do gesso, e então puxar pontos pré-definidos em projeto na própria marcenaria ou gesso. 

Qual a relação do eletricista com o design de interiores?

O design de interiores de um ambiente será desenvolvido por um arquiteto ou um designer, e junto ao projeto de interiores, haverá um projeto de gesso com iluminação e um projeto de elétrica, com tomadas, disjuntores, quadros elétricos, entre outros itens.

É essencial que o eletricista saiba ler e interpretar estes projetos, e também é de suma importância que haja uma reunião de alinhamentos entre o profissional responsável pelos projetos e o eletricista executor das instalações. 

Para um design de iluminação impecável o eletricista deverá estar atento a todos os detalhes e especificações do projetista, pois onde houver pontos de iluminação no gesso, por exemplo, haverá furos e passagem de fios. Um erro na posição dos pontos poderá ser um grande problema e gerar retrabalho do gesseiro. 

Portanto fique atento ao escolher o profissional ideal para a sua situação em particular, e não deixe de buscar por inspiração para a iluminação da sua reforma aqui mesmo, na revista da homify.

Buscar imagens relacionadas