Situada na região Nordeste do Brasil, Fortaleza, a capital do estado do Ceará possui quase 2,7 milhões de habitantes e conta com a maior densidade demográfica entre as capitais do Brasil.
A distribuição de energia elétrica da capital é feita pela Enel Distribuição Ceará, ou como era conhecida anteriormente por Companhia Energética do Ceará. A companhia distribui energia a todos os 184 municípios do estado do Ceará, para quase 4 milhões de clientes. Segundo dados do IBGE de 2010, somente em Fortaleza, 707.940 residências recebiam energia elétrica, o que corresponde a 99,7% dos domicílios da capital. A voltagem da cidade é de 220V.
E onde existe energia, existe prestação de serviço na área. Os eletricistas são profissionais essenciais e básicos para a criação e manutenção de instalações elétricas, sejam elas residenciais, prediais, públicas ou industriais. Neste artigo, vamos ajudar você a entender as funções de um eletricista, sua forma de trabalhar, cobrar, e também onde encontrar o profissional ideal para você em Fortaleza.
O eletricista é um profissional que é especializado em instalações elétricas de diversos tipos, sejam elas prediais, industriais ou residenciais. Este profissional trabalha com novas instalações ou com o reparo das existentes. O eletricista possui conhecimento para interpretar problemas ocasionais, da mesma forma que deve apresentar a solução para os mesmos. Ele também sabe categorizar projetos, ler e interpretar os mesmos, e também possui conhecimento para custo básico das instalações.
Para que o profissional possa exercer a profissão, é recomendado que tenha o ensino médio completo, e que tenha frequentado algum curso de eletricidade ou eletrônica básica, e também que siga as orientações para o uso correto de equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPI, que nada mais são que óculos, luvas, entre outros itens. Deve também dominar o uso básico de computação, entender o básico de segurança e primeiros socorros, para o caso de uma emergência, além de conhecer as normas básicas para exercer sua profissão.
O eletricista é um profissional indispensável na área da construção. Principalmente pela segurança, mas também pelo conhecimento técnico que o profissional possui. O eletricista sabe ler projetos e diagramas e irá executar um projeto elétrico desenvolvido por um engenheiro ou um arquiteto com segurança e responsabilidade. Saberá executar o cabeamento conforme solicitado, e também poderá indicar soluções ainda melhores ou mais baratas para o cliente. Em um projeto de interiores, o profissional saberá quantificar os cabeamentos, disjuntores e tomadas, assim como irá fazer a instalação dos mesmos, além de fazer a instalação das luminárias e demais pontos elétricos. O profissional pode também seguir solicitações do cliente para posicionamento de tomadas ou luminárias se o caso for viável.
A primeira busca por este profissional pode ser feita online. Aqui mesmo, na homify, existem algumas opções de profissionais que atuam na área em Fortaleza. Busque também por arquitetos, designers ou engenheiros, pois estes saberão indicar eletricistas de confiança, já que estes prestadores de serviço estão em constante contato. Se estiver desenvolvendo um projeto de reforma ou construção com um profissional de arquitetura ou engenharia, muito provavelmente ele saberá te indicar o profissional ideal para o seu caso em particular.
A grande maioria dos eletricistas cobram por diária. Os valores podem variar muito de acordo com o tipo e complexidade do serviço. Variam também conforme a quantidade de profissionais que serão necessários na obra. Eletricistas trabalham com supervisores mais experientes em muitas situações, principalmente aquelas que envolvam mais risco, ou que tenham uma área maior. Para projetos grandes como os industriais, grandes equipes de eletricistas deverão ser contratados, possivelmente de empresas. Para projetos de interiores residenciais pequenos, um eletricista é suficiente, e este pode ser um profissional autônomo.
Os eletricistas podem trabalhar em grupos, como associados, ou podem trabalhar acompanhados de mestres, que são eletricistas mais experientes e farão a supervisão das instalações. Existem também eletricistas que trabalham individualmente, como autônomos. Algumas empresas de prestação de serviço na área da construção também às vezes contam com colaboradores na área de elétrica em sua equipe.
Primeiramente, analise qual é o tipo de projeto em questão. É residencial? De interiores? Industrial? Predial? Cada caso pode ter uma análise e resolução final diferentes. No caso de um projeto de interiores, questione ao projetista da parte elétrica quanto ao profissional ideal para o caso. Ele saberá indicar um eletricista adequado.
Ao receber o eletricista em sua obra, esteja disponível ou tenha alguém responsável pelo acompanhamento do profissional, para estar presente em possíveis imprevistos como: compra de material, dúvidas no projeto, segurança entre outros.
Após finalizado o trabalho do eletricista solicite ou acompanhe atentamente suas instruções para manutenção, uso e cuidados básicos dos itens instalados. Siga as recomendações do profissional e você não deverá ter nenhum problema futuro.
Para finalizar, entenda que ter um eletricista em obra é imprescindível para o funcionamento seguro e adequado da elétrica em questão. Eletricidade é um assunto sério e que exige cuidado e segurança, já que uma má instalação pode gerar fogo e até uma explosão, dependendo do caso. Acidentes com elétrica são comuns e sem um profissional qualificado, a elétrica não deve ser manuseada, ou alterada. Siga as dicas deste artigo para encontrar o profissional ideal para o seu caso em particular, e não esqueça de analisar o tipo de serviço em elétrica que você busca. Cada profissional tem sua especialização, então comunicação é fundamental.