Eletricistas - Belo Horizonte: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Eletricistas em Belo Horizonte

Cidade

Eletricistas em Belo Horizonte

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e conta com uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE. É também uma cidade de elevada qualidade de vida, rica em cultura e famosa por sua gastronomia. O abastecimento de energia elétrica da capital é feita pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), uma das principais de todo o país. 

No estado de Minas Gerais, a empresa é responsável por 96% do seu abastecimento energético. Ela atua não somente em Minas Gerais, mas também em outros 22 estados e mais 774 municípios brasileiros e até no Chile, onde opera uma linha de transmissão em parceria com a Alusa Holding. A CEMIG conta com 70 usinas hidrelétricas, e também parques eólicos e termelétricas, com capacidade energética de aproximadamente 7 mil megawatts nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo. A voltagem de Minas Gerais é de 110 V.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o abastecimento de energia elétrica de Minas Gerais, entenda também sobre os eletricistas, projeto elétrico, custos e como encontrar eletricistas em Minas Gerais. 

O que faz um eletricista?

O eletricista é o profissional que faz instalações elétricas. Estas instalações podem ser mais ou menos complexas, por exemplo: uma instalação industrial exige mais conhecimento técnico do que uma residencial. O eletricista constrói instalações, repara as existentes ou faz manutenção de estruturas elétricas. 

É recomendável que um eletricista tenha formação básica do ensino médio, e também que tenha frequentado cursos técnicos de eletricidade ou eletrônica básica. Também deve dominar as normas de segurança da sua disciplina, saber o essencial em primeiros socorros, e utilizar sempre equipamentos de proteção individual (EPI) quando estiver em serviço. Estes equipamentos são luvas, óculos, e demais itens de segurança pessoal. 

O eletricista possui conhecimento técnico e responsabilidade para lidar com energia, que é um trabalho que envolve um certo risco. O profissional também deve saber ler projetos elétricos e entender e saber quantificar materiais necessários para a montagem e execução dos sistemas que serão implementados. 

O que é um projeto elétrico?

O projeto elétrico nada mais é que um desenho técnico, que pode ter sido desenvolvido por um engenheiro civil, engenheiro elétrico, arquiteto ou outro profissional da área. Neste desenho estará demonstrado todos os circuitos e diagramas de uma instalação predial, industrial ou residencial. Estará demonstrado cada disjuntor, tomada e ponto de iluminação, com seus respectivos circuitos. Com este projeto o profissional responsável pela obra, ou o eletricista, poderá ter exatamente a quantidade de itens a serem comprados para executar o projeto. Ter um projeto elétrico significa economia, já que o cliente só comprará o material demonstrado em projeto, apenas necessário para implantar as instalações, sem desperdício. 

Quem faz o projeto elétrico?

Um projeto elétrico é feito por um engenheiro ou por um arquiteto. Um designer de interiores também pode indicar tomadas, interruptores e pontos de iluminação. Porém para fazer circuitos mais complexos ou grandes projetos industriais, somente os engenheiros elétricos, que são especialistas na área.

O eletricista pode fazer o projeto elétrico?

Não. O eletricista é o executor do projeto, é a mão de obra que realiza e constrói instalações elétricas, baseadas em um projeto feito por outro profissional. O eletricista pode apresentar mais ideias ou soluções na hora da execução do projeto, porém o ideal é respeitar as premissas feitas pelo responsável do projeto. 

Quais os benefícios de contratar um eletricista?

Este profissional vai garantir um serviço feito com segurança e responsabilidade. Ele também saberá dizer quais tipos de fio, disjuntores, pontos de luz e outros itens são mais adequados para a situação. Ele saberá dizer também o custo aproximado do serviço e do material a ser empregado. Este profissional não somente irá fazer as instalações elétricas, como também irá fazer furação em marcenaria, gesso e até alvenaria se for necessário para passar as estruturas elétricas. 

Onde encontrar um eletricista em Minas Gerais?

Você pode iniciar sua pesquisa online. Na homify existem alguns profissionais da área, e não somente eletricistas, você pode também buscar por engenheiros ou arquitetos em Minas Gerais através da nossa ferramenta de busca. Estes profissionais trabalham sempre juntos e em forma de parceria, portanto saberão fazer indicação de eletricistas de confiança. Busque também por tipo de serviço, se é para instalação predial, instalação de elétrica de interiores, industrial, entre outros. Dependendo do caso, você pode precisar de mais do que um eletricista, se for um projeto de grande porte.

Como é feita a cobrança de um eletricista?

Este profissional normalmente cobra por diária. Já que muitas vezes seu serviço conta com saídas para lojas de materiais elétricos, e também pela estadia em obra durante a execução das instalações. Solicite um orçamento prévio do profissional através de uma visita, ou se houver projeto, você pode solicitar a distância. O ideal é ter ao menos três diferentes orçamentos, para então fazer sua escolha. 

Como contratar um eletricista?

Se você encontrou o profissional ideal para o seu caso, solicite um contrato para que ambos assinem e assim façam a formalização do serviço. Você pode solicitar nota fiscal também, para registrar o trabalho. Apesar de que muitos profissionais são autônomos e poderão não dispor de material para formalização legal do trabalho, o ideal é estar dentro dos padrões legais de contratação de serviço, tanto para a segurança do cliente, quanto do profissional. Lembre-se que instalações elétricas geram risco para o profissional, e até para o usuário, então tenha cautela ao buscar este tipo de trabalho.

Para finalizar, lembre-se de analisar o seu caso em particular e busque entender o tipo de serviço que você busca. Analise os projetos e entenda as reais necessidades envolvidas na situação. Muitos profissionais na área projetual se colocarão à disposição pela responsabilidade no acompanhamento do profissional para as instalações elétricas, e este é o cenário ideal. Porém se você for fazer o acompanhamento, esteja muito atento e ciente dos riscos que podem envolver a energia elétrica. Claro que pequenos projetos de interiores são mais simples, mas ainda assim, é energia, e pode gerar fogo. 

O eletricista é o profissional que fará um serviço seguro e adequado para a sua situação. Não é recomendado manusear elétrica sem a presença deste tipo de profissional, portanto, faça sua busca e contrate o melhor para você.