Designers de interiores e decoradores - Vitoria: Encontre os profissionais ideais | homify

14 Designers de interiores e decoradores em Vitoria

Designers de interiores e decoradores em Vitória

A capital do Espírito Santo possui uma cultura rica e diversificada, além de belas paisagens naturais e história através da arquitetura colonial e costumes. A identidade do povo capixaba vem de tradições que vieram da colonização portuguesa e demais regiões da Europa, mas também conta com influência de costumes africanos. Vitória se destaca no artesanato com panelas feitas de barro, herança histórica de uma técnica que as mulheres da região de Goiabeiras herdaram dos índios locais. 

Apesar da simplicidade dos pequenos costumes e trabalhos feitos a mão, Vitória é uma cidade muito rica e foi considerada pela ONU em 2015 a segunda melhor cidade para se viver em todo o Brasil. Também ostenta o quinto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e tem atualmente mais de 350 mil habitantes.

Para designers e decoradores é impossível não pensar na culinária de Vitória, já que ela influencia muito o desenvolver de um projeto de cozinha ou área de lazer, por exemplo. Fortemente influenciados pelos portugueses e índios, a culinária capixaba tem diversos pratos com ingredientes que vem do mar, como a torta capixaba que leva camarão, siri, ostra e bacalhau, a moqueca capixaba igualmente feita com frutos do mar, existe também a muma de siri, caranguejada, peroá frito e tantos outros pratos da capital. 

Quem mora em Vitória precisa ter uma cozinha que esteja à altura destas maravilhosas iguarias, precisa ter uma casa que faça jus a toda a evolução pela qual a cidade já passou. E, para isso, os moradores podem contar com os serviços de designers de interiores e decoradores.Mas afinal, o que fazem designers de interiores e decoradores? Onde encontrá-los em Vitoria? Veja a seguir:

Qual a diferença entre designer de interiores e decorador? O que cada um faz?

Essas duas profissões podem parecer a mesma coisa, mas não são. Elas possuem funções e desenvolvimento diferentes. O designer de interiores atua em um ambiente como um todo, trabalhando ergonomia, conceito, iluminação e outros, enquanto o decorador entra na etapa final, para acessorizar o ambiente com decoração e torná-lo mais completo e especial. Outro diferencial entre os dois é a formação. O curso para formação em design de interiores pode ser feito em universidade ou curso de nível técnico, podendo durar 4 ou 2 anos, respectivamente. Já o decorador pode ser autodidata, fazer pesquisas e estudo de tendências por conta. O decorador atua de forma mais sutil em espaços internos, já o designer de interiores cria projetos, propostas e soluções mais complexas.

  • O que o designer de interiores faz: Esse profissional desenvolve projetos completos de marcenaria, gesso, drywall, divisórias, fluxograma, iluminação, paginação de pisos e revestimentos, entre outros. O designer de interiores cria ambientes em uma planta baixa livre de um espaço interno criando conceitos, partidos e colocando em prática ideias e técnicas de otimização de ambientes.
  • O que o decorador faz: O decorador entra mais na parte sensorial e decorativa de um ambiente, desenvolvendo ideias através de um moodboard, ou um projeto esquemático ou até através de uma consultoria, seja ela online ou presencial. Ele seleciona as melhores opções para o seu ambiente ser renovado sem grandes transtornos com obra: tapetes, cortinas, almofadas, luminárias, móveis soltos em geral, aromatização, escolha de paleta de cores em geral, entre outros.

Qual contratar? Designer de interiores ou decorador?

Como você pôde ver no item anterior, cada profissional possui uma área de atuação diferente e especial. Portanto se você busca fazer uma reforma que envolva mais complexidade como um projeto de cozinha com marcenaria e gesso, ou um projeto de banheiros e quartos com móveis sob medida e revestimentos diferentes, você deve contratar um designer de interiores. Mas se você busca repaginar um ambiente com pouca intervenção e sem transtorno com obras, o profissional ideal é o decorador que irá selecionar móveis soltos, tapetes, cortinas, luminárias, acessórios decorativos para que o ambiente fique do jeitinho que você sonha e com um conceito coerente.

Quanto custa um projeto de design de interiores ou decoração em Vitória?

Cada profissional trabalha de forma independente e única, portanto os valores dependem muito da forma de trabalho. Outros fatores que influenciam são a dimensão do espaço e a complexidade da intervenção, já que nesses casos o valor de um projeto pode ser mais alto por gerar mais trabalho para o desenvolver e executar. Existe uma ferramenta que dá uma média de valor para projetos de design de interiores, que é a tabela ABD (Associação de Brasileira de Designers de Interiores). Nela é possível consultar esses valores por estado e por metragem, sendo que para o estado do Espírito Santo o custo é de 68 reais para cada metro quadrado projetado dentro de uma área de 10 a 59 metros quadrados. Para áreas de 60 a 99 metros quadrados, o custo é de 59 reais a cada metro e assim por diante. Portanto quanto maior o espaço, menor é o custo do metro quadrado projetado. 

Para decoração, você pode contratar uma consultoria onde o profissional irá criar pacotes de serviço ou fará a cobrança por hora. Existem decoradores que trabalham online e também aqueles que trabalham de forma presencial. O custo de um serviço de decoração tende a ser mais em conta do que um projeto de design de interiores. Todavia vale lembrar que cada profissional tem liberdade para propor orçamentos e propostas de acordo com a sua própria metodologia, então a dica é: solicite ao menos três orçamentos antes de escolher um profissional e peça para que a proposta esteja bem descrita com itens de serviço especificados e claros. Desta forma você pode comparar os custos e os benefícios entre cada profissional, para então escolher o melhor para o seu caso em particular.

Onde encontrar designers de interiores e decoradores em Vitória?

Se você busca por esses profissionais, já percebeu que está no lugar certo. A homify é uma plataforma especializada em arquitetura e decoração, portanto aqui se encontram profissionais de qualidade e confiança. Além disso você encontra aqui alguns prestadores de serviço que pode precisar em Vitória como pintores, colocadores de revestimentos, eletricistas e outros. Também encontra muita inspiração na aba revista ou em espaços. Mesmo assim você pode buscar designers de interiores e decoradores no buscador comum, lá encontrará algumas opções. E se você for uma pessoa que gosta de conhecer esse tipo de serviço mais de perto, a sugestão é fazer visitas em lojas de decoração, móveis, luminárias, marcenarias e todos esses estabelecimentos do segmento em Vitória. Com certeza encontrará boas indicações, além de muita inspiração nesse comércio.

Buscar imagens relacionadas