20 Designers de interiores e decoradores em São Gonçalo

Cidade

Designers de interiores e decoradores em São Gonçalo

Quem mora em São Gonçalo sabe bem o valor histórico e cultural local. Habitada desde poucos anos após o descobrimento do Brasil, a cidade carrega consigo a tradição dos indígenas e portugueses que influenciaram sua cultura por muitos anos. Além disso, a tradição carnavalesca carioca também está presente na cidade por meio da Unidos do Porto da Pedra, uma das principais escolas do maior carnaval do mundo, o do Rio de Janeiro.

Com tantas influências culturais, históricas e turísticas, o que não falta para os moradores são inspirações originais para a decoração e o design de interiores. E para alcançar essa originalidade, o papel de bons profissionais é fundamental. Sendo a segunda cidade mais populosa do Rio de Janeiro, o que não falta é a oferta de profissionais com alto grau de conhecimento sobre como valorizar as habitações e comércios.

E por ser a principal plataforma de design de interiores e decoração, a homify abriga os principais profissionais desse segmento que atuam em São Gonçalo e em todo o Brasil.

Portanto, chegar até aqui indica que você está no caminho certo para decorar ou remodelar o interior da sua casa exatamente como está desejando.

Acesse a página dos profissionais que atuam em sua cidade e aproveite para solicitar orçamentos e consultorias online de maneira rápida, prática e fácil.

O que é um projeto de decoração e design de interiores?

Quando um designer de interiores ou decorador é procurado para assumir um projeto, a primeira coisa a ser conversada é sobre os anseios atuais e futuros.

Dessa maneira, projeto será composto por uma série de documentos que se somam com o objetivo de atender às necessidades do cliente. Ele contempla desde um desenho técnico que pode ser representado em uma planta baixa, até projetos gráficos que estudam os ambientes e simula os resultados das alterações. Estão inclusos diferentes elementos que serão parte do ambiente, como a posição e tamanho dos móveis, os pontos de iluminação, altura e, nas representações gráficas, os objetos decorativos.

A partir do momento em que todos os detalhes são definidos, é hora de partir para a execução. Nessa etapa serão estudados orçamentos, cores, tipos de materiais e mão de obra necessária. Tudo deve ser detalhadamente descrito em etapas para que ocorra um controle total de custos, evitando desperdícios e garantindo a entrega no período desejado.

Qual é o papel do decorador e do designer de interiores em um projeto

O papel de um decorador ou de um designer de interiores não se limita a apenas indicar as mudanças necessárias nos ambientes. Isso pode sim ser feito por meio de consultorias prévias, na qual um bate papo pode indicar as melhores soluções, mas o ideal é que vá além.

A grande vantagem de contar com os serviços desses profissionais está na facilidade que eles oferecem para as etapas do projeto. Isso contempla a administração das execuções, com acompanhamento financeiro e gerenciamento de mão de obra, o cronograma geral com seus prazos e a contratação de pintores, marceneiros, gesseiros e demais profissionais envolvidos. Além disso, há, principalmente, a indicação necessária sobre o melhor estilo para os hábitos de vida da família, o aproveitamento de tendências sobre decoração e o melhor aproveitamento de recursos naturais, como iluminação e ventilação.

Ao final da obra, o principal objetivo de um designer de interiores ou decorador será o de ir além das entregas pontuais solicitadas, garantindo máxima valorização dos ambientes.

Qual a diferença entre decorador e designer de interiores

Embora muitas pessoas confundam os designers de interiores com decoradores, principalmente na generalização do termo há alguns anos, esses são perfis de profissionais bem diferentes.

  • Decorador: Esse profissional não precisa de especialização técnica para atuar. Seu conhecimento pode ser adquirido de forma autodidata por meio de cursos rápidos e estudos sobre tendências, atualizações e tudo o que está relacionado às inovações decorativas. O decorador é uma excelente opção quando se trata de mudanças radicais em ambientes ou renovações conforme as tendências do mercado e influências locais, podendo ainda indicar possíveis mudanças para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
  • Designer de interiores: O designer de interiores é um profissional que passou por cursos de formação específica ou, ainda, um arquiteto que se especializou em soluções de interiores residenciais e comerciais. É um profissional focado que, inevitavelmente, estará acompanhando os maiores eventos do setor sempre em busca das soluções que melhor se adequam a possíveis perfis de clientes e, principalmente, às características naturais do local onde será o projeto. Contudo, o principal diferencial desse profissional é sua permissão para atuar como responsável técnico de uma obra, o que lhe confere maior facilidade para atuar nos órgãos locais para obtenção de licenças específicas, além da regularização de obras. Ambos os profissionais focam em todo o gerenciamento da obra: da organização na planta, passando pela adaptação no projeto gráfico, seguindo para o gerenciamento de mão de obra e finalizando com a documentação legal necessária na cidade. Portanto, vale a pena estudar o custo x benefício conforme as próprias necessidades.

Como contratar um designer de interiores ou decorador em São Gonçalo

O primeiro passo para contratar um designer de interiores ou decorador é definir, antes de qualquer coisa, qual é o tipo de projeto desejado. 

Seja para um ambiente de uma residência ou uma loja completa, é essencial que informações como estilo decorativo desejado, tipo de utilização do espaço, rotina e as necessidades de conforto sejam disponibilizadas detalhadamente.

Com os detalhes em mente, é hora de mergulhar em uma profunda pesquisa de profissionais. Isso porque cada decorador ou designer de interiores traz consigo suas próprias influências e os projetos executados conforme o próprio estilo.

Após encontrar o profissional que esteja mais próximo ao que você busca, basta entrar em contato para solicitar a consultoria e o orçamento desejado.

Lembre-se de que para tudo isso você pode e deve contar com a homify. Aqui temos o maior portfólio de profissionais para a decoração e designer de interiores de São Gonçalo, com seus projetos executados e fáceis de serem contatados online, gerando rapidez e facilidade para a sua obra. Aproveite as facilidades e inicie o seu projeto.