29 Designers de interiores e decoradores em Rio de Janeiro

Cidade

Designer de interiores e decoradores no Rio de Janeiro

Você veio procurar um designer de interiores ou decoradores cariocas? Chegou ao lugar certo. A homify é uma plataforma que reúne diferentes perfis de profissionais da arquitetura e decoração.

Aqui estão reunidos arquitetos, designers de interiores, decoradores, paisagistas, telhadistas e marceneiros com portfólios incríveis para soluções residenciais e comerciais.

Contar com um designer de interiores é muito importante para melhorar a qualidade de vida de sua família, já que são profissionais que buscam por soluções funcionais e inteligentes conforme o estilo de todos os moradores de sua casa.

Além disso, oferecem soluções técnicas e estéticas que valorizam muito bem os espaços da casa – do banheiro à área gourmet, o que é fundamental para situações de venda e locação. 

Por ser a principal capital turística do país, o Rio de Janeiro tem inúmeras inspirações culturais e naturais que merecem ser consideradas para a decoração de sua casa. Com as experiências e o olhar dos arquitetos locais, é possível somar ideias inteligentes que atendam a sua rotina e, de quebra, utilizar elementos que celebrem a vida no cenário da cidade maravilhosa.

Como se inspirar para a decoração no Rio de Janeiro

Tropical, quente, acolhedora e diversa: a capital carioca traz, naturalmente, muitas boas ideias para a decoração. Mas, afinal, qual a melhor opção para a sua casa? 

Entre as respostas para isso, estão determinados estilos decorativos, como: 

  • Estilo tropical: que abusa de temas da natureza, como flores, folhas e animais;
  • Estilo mediterrâneo: que tem inspirações no mar e na disposição de poucos elementos, aproveitando muito bem a iluminação natural da cidade;
  • Estilo eclético: que soma inspirações de diferentes estilos, trazendo dinamismo, modernidade e criatividade nos ambientes da casa.

O que faz um designer de interiores

Riqueza cultural, inteligência, conhecimento estético e muitos outros atributos devem estar presentes no portfólio de um projetista de interiores. Isso porque um profissional com essa especialização trabalha com planejamento e projetos levando em consideração inúmeras variáveis que vão da estética à funcionalidade.

A necessidade de ter um olhar rico para a diversidade cultural entra nas questões de conforto e segurança, principalmente porque é importante saber quais são as peças-chave que realmente devem ocupar um determinado ambiente a partir de um estilo bem definido. Do mobiliário às pequenas peças da decoração, dos tons dos revestimentos ao planejamento luminotécnico, cada escolha deve ser bem fundamentada.

Além disso, é um profissional que nunca para de estudar. Está sempre de olho nas novidades do mercado e da moda, e sabe como ninguém como recorrer aos locais certos para encontrar soluções boas, bonitas e econômicas para entregar o projeto da melhor maneira possível.

Com tanta complexidade que envolvem as escolhas, os trabalhos de um designer de interiores mesclam amplo conhecimento técnico e empatia, afinal, não se trata apenas de organizar peças -- é fundamental mergulhar na história da própria família, nas rotinas dos moradores, no que essas pessoas buscam para se sentirem realmente felizes por estarem em casa.

Ou seja, é um trabalho cuidadoso, delicado e de profundo envolvimento, mas que faz todo o esforço valer a pena. 

 

Quais as vantagens de contratar um designer

Quem contratar um designer de interiores tem a certeza de que terá à disposição um profissional estará totalmente envolvido no projeto – e isso começa antes mesmo de iniciar a obra, pois é o designer de interiores que irá direcionar e gerenciar todos as mudanças necessárias na casa.

Confira outras vantagens de contar com esse tipo de profissional:

  • Conhecimento profundo sobre os principais tipos de materiais e soluções decorativas para aproveitar melhor espaços pequenos;
  • É uma pessoa com profundo conhecimento sobre conforto, acolhimento, elegância e funcionalidade, soluções capazes de transformar completamente a sua vida;
  • Se a ideia é criar um ambiente temático, desde um quarto infantil a uma varanda gourmet, esse profissional é perfeito, pois sabe como ninguém como utilizar as cores certas, tecidos, iluminação e onde escolher as peças decorativas com o menor custo-benefício e maior originalidade;
  • Ajuda a sua família a encontrar o estilo ideal para os ambientes da casa de maneira equilibrada;
  • Mantém conhecimento com diversos profissionais, como arquitetos, gesseiros, pintores, paisagistas e outros que podem incrementar o projeto a valores mais econômicos;
  • Atua no gerenciamento, administração e fiscalização do trabalho contratado ao longo de toda a obra, diminuindo as preocupações de quem não dispõe de tempo para esses tipos de necessidade;
  • São fundamentais para evitar gastos extras, o que reduz o custo total do orçamento.

Qual a diferença entre designer e decorador

Há muito tempo era comum chamar de decorador qualquer profissional que trabalhasse na concepção de um projeto de interiores. Contudo, cada vez mais as pessoas têm se atentado de que os designers de interiores vão muito além de remodelar a decoração dos ambientes. Confira as principais diferenças: 


Decorador

É um profissional que não necessariamente tem formação técnica na área e atua mais com soluções básicas para a decoração residencial e até comercial.

Acumula conhecimento técnico por meio de cursos ou de forma autodidata, levando em consideração, principalmente, a paleta de cores, às tendências e aos tipos de mobiliários que estão em alta no mercado.

A impossibilidade na atuação está relacionada, principalmente, às mudanças estruturais na iluminação de um imóvel, já que não pode responder como responsável técnico da obra.

Designer de interiores

O designer de interiores, por sua vez, pode atender projetos comerciais, residenciais, públicos e outros. Isso porque conta com formação técnica e responsabilidade legal para atuar no gerenciamento da obra.

Esse profissional conta com os conhecimentos necessários para fazer com que os ambientes fiquem mais confortáveis e funcionais, tendo a liberdade, inclusive para implementar projetos luminotécnicos na casa. 

Entender as diferenças desses dois tipos de profissionais é fundamental para que você faça a melhor escolha ao procurar por um designer de interiores ou decoradores no Rio de Janeiro.

Reforma ou construção no Rio de Janeiro

Toda cidade conta com legislações específicas para a construção e reformas de imóveis. 

No caso de alterações estruturais na casa ou apartamento, o profissional indicado para esse tipo de projeto é o arquiteto, e não o designer de interiores ou decorador. Uma das grandes vantagens em decidir por contratar um arquiteto é a de contar com esse profissional para cuidar de todos os trâmites legais na prefeitura de sua cidade. 

Entretanto, é bom se atentar às obrigações legais das quais dependerão a finalização de sua obra. No caso do Rio de Janeiro, isso deve ser feito pela SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo): 

  • Solicite o licenciamento de obras: esse é um documento que a Prefeitura do Rio de Janeiro exige para construções, loteamentos ou reformas. É possível requerer essa licença pela internet;
  • Assinale as opções do requerimento online: você deverá escolher entre as opções disponíveis para iniciar o acompanhamento de seu processo;
  • Abra um novo processo: isso pode ser feito por meio de requerimento que acompanhará a aprovação na SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo);
  • Aguarde um e-mail de aprovação: esse será o canal de aprovação do requerimento. Nesse documento estarão informações sobre os dados da minuta de licença e número DARM (Documento de Arrecadação Municipal) para pagamento; 
  • Após o pagamento do DARM: a Prefeitura Municipal enviará a liberação da licença para impressão.

Lembre-se de que você pode solicitar orçamentos para todos os serviços que vão desde a decoração, até o acompanhamento de obras de maneira bem rápida. Basta acessar as páginas desses profissionais e fazer a sua solicitação.