Por possuir exemplares da arquitetura barroca muito importantes para a cultura da cidade, Recife está na lista dos cinco patrimônios barrocos no país. Esse estilo artístico começou no final do século 16, está presente em diversas construções da cidade e ainda é usado como inspiração nos projetos de design de interiores em Recife, na criação de ambientes dinâmicos, dramáticos, com contrastes acentuados e uma atmosfera clássica.
Recife também foi o berço do cobogó, por volta de 1930, elemento muito usado até hoje no design de interiores do Brasil inteiro. O cobogó é uma parede feita de tijolos vazados, fixa ou móvel, que serve para dividir ambientes, decorar e permitir a entrada de luz e ventilação na casa, o que antigamente era um fator determinante para melhorar o conforto térmico no verão escaldante da cidade.
Os projetos de interiores em Recife que trazem essa peça na composição permitem uma decoração bem versátil. Inicialmente o cobogó era feito de cimento, mas com o passar dos anos foi sendo adaptado para materiais como argila, madeira, pedras naturais, gesso e outros mais modernos.
Quando criado, já foi pensado para compor projetos de todos os estilos, do moderno ao rústico. Portanto, seja qual for o estilo de decoração que escolher, se quiser incluir esse elemento com valor cultural no projeto, seu designer de interiores de Recife vai orientar sobre a melhor forma de o fazer.
Sim, tem. A profissão de decorador já existia antes de surgirem os designers de interiores. O decorador é um profissional focado em aprimorar a decoração de ambientes, pensando na estética e no conforto.
Quando surgiu no país a primeira escola de design, na década de 1960, essa profissão começou a aparecer, aos poucos. Mais tarde foi criado o curso de graduação em Design de Interiores, bem como as pós-graduações nessa especialidade. Assim, o profissional ganhou muito mais conhecimento técnico para ir além do que o decorador está habilitado a realizar.
O designer de interiores realiza um estudo dos ambientes a serem criados. Depois cria o projeto considerando exigências legais, regulamentos de segurança, todas as oportunidades que o espaço oferece, além, claro, dos gostos e necessidades do cliente.
Ele vai recomendar quais serão os novos revestimentos para piso, paredes, teto e móveis, suas cores, texturas e estampas. Vai planejar toda a iluminação, o posicionamento dos móveis, detalhes decorativos, sem esquecer de nada.
Recife é uma cidade incrível para inspirar quem trabalha com arte. Viva e alegre, contrasta paisagens históricas do período colonial com o fato de ser um dos centros urbanos de maior desenvolvimento do Brasil. Com tanta variedade e beleza, atrai grandes designers de interiores que elaboram projetos inspirados em todas essas influências.
Logo, quem procura por designers de interiores em Recife vai precisar de tempo para decidir entre tantos profissionais a contratar. Uma das maneiras de refinar a busca é visitando sites como a homify, onde há uma grande concentração de profissionais da área de arquitetura e interiores, desde o arquiteto até todos os tipos de mão de obra qualificada para construir, reformar ou remodelar.
Nos perfis desses profissionais você conhece mais sobre cada um e vê fotos de trabalhos entregues ou de produtos. Também pode enviar uma mensagem para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento. Essa é uma forma prática de saber por onde começar a procura pelos designers de interiores e decoradores em Recife.
Na maior parte das vezes, o serviço de um designer de interiores é cobrado por metro quadrado. Sendo assim, o preço do serviço vai depender, em partes, do tamanho do espaço a ser trabalhado. Mas o designer de interiores pode cobrar pelo seu serviço de diferentes formas, além do metro quadrado.
Ele pode cobrar por projeto, entregando apenas os desenhos e os detalhamentos do que deve ser feito. Em separado, pode oferecer o serviço de acompanhamento de obra. Nesse caso ele fica responsável por contratar ou recomendar a mão de obra, acompanhar o cliente nas lojas para comprar os materiais e manter a obra dentro do prazo, fazendo visitas e garantindo que tudo esteja dentro do esperado.
Outros valores podem ser por consulta, quando o cliente solicita apenas orientações, e hora técnica, quando o cliente deseja mais serviços do que estava acordado no projeto inicial.
Para que os serviços tenham uma média de preço semelhante, existe uma tabela usada como base para o mínimo a ser cobrado. Essa tabela é desenvolvida pela Associação Brasileira de Designers de Interiores. Veja quais são os valores mínimos sugeridos.
Esses valores são a base, mas cada profissional irá adaptar à sua realidade. Então as variações podem ser grandes. O melhor a fazer é solicitar orçamentos e analisar não apenas o preço, mas todo o serviço oferecido e se o estilo dos trabalhos lhe agrada.
Mesmo que esteja em busca de um designer de interiores em Recife para reformar ou remodelar cômodos da sua casa ou empresa, pode ir pesquisando estilos de decoração que acha mais interessantes. Vai ser importante para o profissional conhecer seus gostos, com muitos exemplos de móveis, cores, texturas, tudo que o agrada.
Quando entrar em contato com o profissional, também vai precisar informar sobre as medidas do ambiente em questão e quais são as necessidades. Deve dizer se é uma construção nova, uma reforma, se tem algum reparo estrutural a fazer e o que está planejando. Não esqueça de informar qual é o orçamento disponível.
Depois que receber os orçamentos, avalie com calma para perceber o que está sendo oferecido. Se o preço é só para algumas consultas, se é para fazer um projeto, se vai ter acompanhamento de obra e quantas visitas inclusas.
Quando já tiver feito uma seleção, lembre-se de avaliar o estilo do profissional, se os resultados dos trabalhos entregues por ele são do jeito que você pretende fazer também.
Nesse tipo de serviço acaba-se criando uma relação de muita conversa entre o profissional e o cliente, pois é preciso conhecer os gostos, saber de detalhes do imóvel, tudo para garantir um resultado perfeito. Sendo assim, é importante que o cliente seja sempre claro sobre suas ideias e solicitações.
Ao final, vai ter certeza de que tudo valeu a pena, pois realmente faz toda a diferença contar com um profissional para transformar os interiores da sua casa.