0 Designers de interiores e decoradores em Natal

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de interiores e decoradores em Natal

Está buscando um designer de interiores em Natal? Então entenda um pouco mais sobre os aspectos da capital, e também sobre os profissionais da área na região. Natal é a segunda menor capital do Brasil em área territorial, fator que contribui para que seja uma das capitais com maior índice de densidade populacional do país. Segundo os dados do IBGE de 2018, a cidade hoje comporta uma população de quase 900.000 pessoas. Por se tratar de uma cidade já consolidada, é comum a compra de imóveis prontos, seja apartamento, salas comerciais ou residências. E quando se compra um imóvel pronto, sempre surge a necessidade de inovar e reformar o mesmo, para que se adeque às necessidades e ao gosto do novo proprietário. E para encontrar o profissional adequado para criar e desenvolver projetos de interiores, você precisa entender melhor sobre o assunto. 

Qual a diferença de designer de interiores e decorador?

Estas são duas profissões que caminham juntas e estão sempre em contato e fazendo troca de ideias e informações. Fato importante é que ambas limitam-se a espaços internos, porém cada um destes tem responsabilidades e conhecimentos diferentes. 

Designer de interiores

O designer de interiores passa por um curso de universidade que leva em média 4 anos para ser concluído, estes podem ser: design industrial, design de produto ou o curso de design geral. Além destes cursos universitários, existem também cursos técnicos mais curtos, de apenas 2 anos ou até menos, e o fato de eles serem mais breves não significa que a grade curricular passada seja mais limitada. O curso de design de interiores pode ser feito online em algumas empresas, ou instituições de ensino com aulas presenciais. Muitos desses cursos técnicos de design de interiores são mais direcionados e específicos do que os universitários, e são focados no desenvolvimento de projetos de interiores. Já os cursos universitários podem focar mais no design de produto e não tanto em projetos de ambientes.

O que faz o designer de interiores?

O designer de interiores estuda e entende todos os aspectos de um projeto de interiores. Este profissional irá buscar entender as preferências do cliente, para aplicá-las em projeto. Após esta primeira etapa o designer irá lançar um projeto, para então receber a aprovação do cliente, antes da execução. Ele fará projeto de iluminação, definição de paleta de cores, pintura, revestimentos, acústica, pisos, seleção de mobília solta, projeto de marcenaria sob medida, definição de têxteis, acessórios, entre outros. O designer poderá acompanhar a reforma ou direcionar seu cliente com indicação de profissionais e parceiros ideais para a resolução final do ambiente. 

Quanto custa um designer de interiores em Natal?

Cada profissional possui sua forma única de trabalhar, e isso significa que existe muita variação de valores neste tipo de prestação de serviço, dependendo de cada situação. Os valores podem variar de 40 reais a 70 reais por metro quadrado projetado. Existem também os designers que irão cobrar por hora, e também os que irão prestar consultoria, ou até os que fazem pacotes de serviço fechado. Mas use sempre como base a metragem quadrada baseada nos valores citados. O profissional que você contratar deve se enquadrar nesta média.

Decorador

O decorador, assim como o designer de interiores, limita-se a espaços internos. Neste caso, o profissional pode ser autodidata, e atuar na área por possuir extremo bom gosto e habilidade para entender as necessidades dos usuários. O decorador foca mais em solucionar problemas ligados ao usuário, como qual cor seria melhor para aplicar em um ambiente e ajudar a tratar uma ansiedade do proprietário, por exemplo. Foco no usuário, esta é a grande base de sua intervenção.

O que faz o decorador?

A atuação do decorador é focada nos detalhes mais refinados. Ele irá definir o mix de produtos de decoração, tapeçarias, aromatização do ambiente, escolha de luminárias, cores, mobiliário solto, cortinas, entre outros. Ele busca entender as necessidades de seu cliente e também do espaço, e tem visão para deixar tudo mais harmonioso e agradável aos olhos de seu usuário. 

Quanto custa um decorador em Natal?

Assim como os designers de interiores, cada profissional decorador tem sua forma de trabalho, e portanto sua forma de cobrar. Mas a média é basicamente a mesma, de 40,00 a 70,00 reais por metro quadrado projetado, seguindo também para os mesmos modelos de consultoria ou por hora de trabalho, assim como os designers de interiores. Orçamentos baseados em metragem quadrada evitam surpresas, então atente-se em solicitá-lo neste tipo de padrão. 

Qual profissional devo escolher?

Por serem profissões complementares, dependendo do caso você pode ter os dois profissionais trabalhando juntos. Ou então você pode analisar o seu caso particular. O designer possui conhecimento de CAD (ou similares), que é um software utilizado para desenvolver projetos sob medida, e desenvolver marcenaria projetada para o espaço. Já o decorador não utiliza tanta intervenção projetual, focando mais na distribuição de itens, mobília solta e paleta de cores. O decorador possui um olhar mais artístico e sensível, enquanto que o designer segue um padrão mais técnico e objetivo. 

Onde posso encontrar designers de interiores e decoradores em Natal?

Para iniciar a sua busca, o melhor local é a internet. Pesquise por região ou bairro, e entre em contato com os profissionais que se identificar mais. Aqui mesmo, na homify, você encontra profissionais da área e além disso existem inúmeros projetos e inspirações para te ajudar a escolher o design ideal para você. 

Outro ponto importante é você entender o que está buscando em termos de decoração e design. Seu estilo é mais minimalista? Ou será que é extravagante? Mais cores, ou mais monocromático? Busque entender o que mais te agrada, e então encontrará o profissional mais capacitado para o seu estilo. Este tipo de trabalho é um pouco, ou muito artístico, então muitas vezes os profissionais já possuem seu próprio estilo para criar e desenvolver seus projetos.

Portanto não tenha pressa, busque entender seu tipo de identidade visual, o tipo de projeto a ser desenvolvido e então vá em busca do profissional ideal para o seu caso em particular. Respeite as necessidades do seu ambiente, que serão previstas pelos profissionais e deixe claro para a empresa contratada o que é esperado para o resultado final do ambiente. Somente com uma excelente comunicação que o projeto será executado de acordo com as suas expectativas e necessidades.